Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de julho de 2013

DO RESUMO GERAL BAHIA ESPECIAL: ITABUNA 103 ANOS DR. RENAN ARAÚJO SECRETÁRIO DE SAÚDE


O Secretário de Saúde de Itabuna, Dr. Renan Araújo em entrevista à reportagem do RESUMO GERAL BAHIA, declarou estar convicto de que os serviços de saúde disponíveis ao itabunense dentro de pouco tempo entrarão num padrão que deixará a população assistida em um alto grau de satisfação.
Entusiasmado com os recursos que conseguiu alocar através da sua intervenção junto aos governos federal e estadual, Dr. Renan disse estar feliz com o que chamou de “notícias boas para Itabuna”. Chegaram mais de um milhão e meio de reais em equipamentos e em mobiliários para unidades básicas, foram gabinetes odontológicos, armários, mesas, cadeiras, porta-soro, macas, cadeiras de rodas e uma grande quantidade em equipamentos, tudo para incrementar a estrutura física das unidades básicas de saúde.
Apesar de ter recebido um quadro estrutural da saúde completamente sucateado, até mesmo com denúncia de fraude milionária na secretaria noutras gestões, o secretário já se mostra esperançoso em relação à uma efetiva melhoria na prestação dos serviços públicos de saúde para a população da cidade, já que a Gestão Plena dos recursos das média e alta complexidades a partir de 1º de agosto estará sob o controle da administração municipal, o que compreende contratos de prestação de serviços hospitalares, de outros procedimentos como; exames de laboratórios e exames complementares, que estavam sob o controle do governo estadual.
O secretário anunciou a reinauguração da unidade Dilson Cordier no próximo sábado, dia 27 e mais três unidades serão entregues nos primeiros dias de agosto. Elas estavam fechadas; as reformas já foram concluídas, só faltando equipá-las com o mobiliário que o governo municipal recebeu esta semana, além de uma quantidade expressiva em insumos e medicamentos para realizar curativos, exames e procedimentos nessas e nas outras unidades de saúde .
Para o Hospital de Base, o pronto socorro totalmente reformado será entregue à população no próximo sábado, com a presença do Secretário Estadual da Saúde Dr. Jorge Solla. Uma nova metodologia será implantada na emergência do HBLEM, o “ATENDIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS”, que consiste em organizar os atendimentos emergenciais a partir das condições em que chegam os pacientes ao hospital. Foram criadas as salas VERMELHA; onde os pacientes em situação de risco serão atendidos sem sequer o preenchimento de ficha por causa da sua gravidade, que são os casos de vítimas de acidentes, de feridos por arma de fogo e por arma branca e os politraumatizados; a sala VERDE para os casos menos graves, onde os pacientes deverão esperar pelo atendimento e a sala AZUL para pacientes sem necessidade de atendimento emergencial. Para melhorar os serviços em função dessa nova metodologia, os funcionários passarão por um treinamento especializado.
Ainda para o BASE; chegaram 1 novo gerador, 14 respiradores no valor de 46 mil reais cada um, 4 carros de anestesia para dar suporte ao médico e ao paciente e 4 desfibriladores. O hospital foi classificado por parte do Ministério da Saúde, na REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA REGIONAL o que trará um aporte financeiro no valor de 3 milhões de reais em equipamentos e reformas para a sua adequação à essa rede. Além disso, através da negociação do secretário, a saúde financeirado HBLEM ficará mais robusta com a nova verba financeira do estado que passará de um milhão e meio para mais de dois milhões e trezentos mil reais.
Dr. Renan prometeu a construção de seis novas unidades básicas, a reforma de mais cinco e o término das que estão em curso, reforma na policlínica, melhorar unidades especializadas com recursos próprios já garantidos pelo prefeito municipal.  
“Itabuna, é uma cidade importante, é referência, inclusive na saúde estadual e precisa ser preparada para o desenvolvimento e a nova conjuntura que iremos implantar na saúde municipal, apesar de todos os entraves e embaraços que pegamos, deixará o nosso povo mais satisfeito. Sabemos que temos problemas, muitos desafios, inclusive em postos de saúde que deixaram sem um mínimo de condição para atender às pessoas, mas estamos trabalhando em tempo integral para que a população desfrute de fato de um setor de saúde de excelência e que todos nós vivamos juntos esse novo tempo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário