Não se justifica termos uma atenção básica desorganizada
A saúde de Itabuna está em crise faz tempo. Hoje, surge uma tênue esperança de dias melhores, graças ao retorno da gestão plena do Sistema Único de Saúde (SUS) para o município. A plena (ou comando único) foi perdida no final de 2008, após uma série de irregularidades e desvios cometidos durante a gestão do ex-prefeito Fernando Gomes. A pergunta é: será que o retorno do comando único garantirá um atendimento de qualidade aos itabunenses. Para a presidente do Conselho Municipal da Saúde, Maria das Graças Souza(foto) , a resposta é negativa.
Em entrevista ao ITABUNA NOTÍCIAS, Graça acusa o governo do prefeito Claudevane Leite de manobrar para ter o conselho nas mãos, inibindo seu poder fiscalizador. Ela também afirma que o conselho não foi ouvido a respeito da retomada do comando único e que o interesse do governo em controlar o conselho pode estar relacionado aos recursos que passarão a ser administrados com a volta da gestão plena.
ITABUNA NOÍCIAS – O Itabunense que não acompanha a política provavelmente está sem entender a crise entre o governo e o Conselho Municipal de Saúde. Como a senhora pode explicar isso?
Maria das Graças – O Conselho Municipal de Saúde é um órgão permanente e deliberativo do controle social do SUS. Ele é regulado pela lei 8142, resolução 453 do Conselho Nacional de Saúde. O conselho é um colegiado que tem a função de fiscalizar a execução da política de saúde no nível municipal e não pertence a um gestor, a uma secretaria, ele pertence à população. Porque controle social nada mais é do que controle da sociedade sobre o Estado. Então, o poder está com o povo, e o controle social é uma maneira da população exercer esse poder, fiscalizando. Realmente a população não entende a dinâmica do conselho e acho que a gente tem uma dificuldade muito grande ainda na divulgação, na comunicação com a sociedade. Nos últimos quatro anos, a comunicação avançou, mas não o suficiente ainda para a população entender o que é o conselho e a...
Nenhum comentário:
Postar um comentário