Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de abril de 2011

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA SAÚDE

Está confirmada para 3 de maio, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, a partir de 9h, a realização do Seminário Nacional sobre as Condições de Trabalho na Saúde, sob a coordenação da Comissão de Legislação Participativa e colaboração da CNTS, ABEn, Cofen e FNE.

A CNTS ressalta a importância e a oportunidade do debate amplo acerca das condições de trabalho na área da saúde. Há muito essa discussão vem sendo protelada, mesmo diante da comprovação por estudos, ou mesmo na prática, de que a qualidade da assistência está intrinsecamente ligada às condições estruturais, físicas e emocionais em que os profissionais executam suas atividades.

Estudo da OMS - Organização Mundial da Saúde sobre os determinantes sociais que influem na saúde demonstra que as condições de trabalho exercem profundo impacto sobre a saúde dos trabalhadores. Preocupada com a deterioração estrutural e funcional das unidades de saúde, a CNTS definiu como prioridade para 2011 a ampliação do debate acerca das condições de trabalho no setor.

Trabalho precário, alto índice de contratos temporários, baixos salários, parcos benefícios, desigualdades sociais entre mulheres e homens no desempenho de mesma função, alta complexidade das tarefas executadas, sobrecarga de atividades, jornada excessiva, exigência de posições incômodas, esforço físico, nível econômico, as variáveis sócio-demográficas e até o ambiente de trabalho interferem no desempenho profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário