Total de visualizações de página

sábado, 12 de fevereiro de 2011

INFORME COM QUALIDADE

1-Lavar a carne antes de prepará-la evita bactérias?
R: Mito. Quanto mais se molha a carne, maior a probabilidade de surgimentos de bactérias. Além disso, a água retira nutrientes do alimento.
2-Formigas contaminam alimentos?
R: Verdade. Formigas carregam milhares de micróbios. Mais até do que as baratas. Para evitar o ataque das formigas, os alimentos precisam ser armazenados em recipientes fechados e não espalhar migalhas.
3-Soprar velinhas contamina o bolo de aniversário?
R: Verdade. Testes comprovam que o bolo fica infectado com bactérias da saliva que produzem uma toxina que pode causar intoxicações com mal estar e vômito.
4-Esponja de pia deve ser desinfetada?
R: Verdade. A esponja precisa ser colocada todos os dias, durante cinco minutos, numa solução de água corrente e duas colheres de água sanitária. Então, é só torcer e colocá-la numa local seco. Depois, quem quiser pode embrulhá-la em papel toalha e deixá-la durante trinta segundos no microondas.
5-É preciso experimentar a comida antes de dar ao bebê?
R: Mito. Quem usa o talher ou sopra o alimento antes de dá-lo à criança contamina a comida com bactérias./ beijar a boca do bebe também não é indicado: pode transmitir a bactéria que causa a cárie.
6-Limpar o galão de água com álcool elimina bactérias?
R: Mito. Para diminuir os riscos de contaminação, é preciso muito mais: devem-se lavar as mãos com água e sabão e fazer o mesmo com o galão. Só depois, deve-se retirar o lacre e a tampa com uma faca limpa.
7-Remédios podem ser guardados dentro de bolsas e mochilas?
R: Verdade. Os medicamentos podem ser transportados dentro de mochilas desde que armazenados em suas embalagens originais. Remédios não devem ser deixados em banheiros nem porta-luvas de carros.
8-A escova de dentes deve ser trocada de dois em dois meses?
R: Verdade. E é preciso lavar bem a escova depois de usá-la e, em seguida, retirar o excesso de água, batendo a escova na pia. Toalha é proibida. Em caso de gripe, é preciso acelerar essa troca porque os germes ficam nas cerdas.
9-Beber água da torneira faz mal à saúde?
R: Mito. Você pode beber água da torneira desde que sua caixa d'água esteja limpa e a empresa que abastece sua cidade tenha um sistema de purificação eficiente. Se você desconfia da qualidade da água, pode usar um filtro.
10-Beijo no rosto transmite bactérias?
R: Mito. O carinho raramente transmite vírus ou bactérias, a não ser que haja feridas na boca de quem está beijando. Mas deve ser evitado em caso de doenças infecciosas.
11-Deve-se lavar latas de refrigerantes e cervejas?
R: Verdade. A parte superior da lata deve ser lavada com água e sabão antes de ser aberta. Latas são guardadas em armazéns infestados de roedores. As tampas têm uma enorme quantidade de microorganismos.
12-Beijo na boca transmite bactérias?
R: Verdade. Toda boca contém bactérias e durante o beijo cerca de 800 delas transitam de um indivíduo ao outro. A gengivite é um tipo de problema bacteriano que pode ser transmitido pelo beijo. Doenças como mononucleose e herpes também podem ser contraídas beijando alguém.
13-Usar o batom de outra pessoa pode transmitir herpes?
R: Verdade. O vírus pode facilmente ser transmitido de uma pessoa para outra através do batom. Mesmo que um indivíduo não esteja com a doença manifestada no momento, os microorganismos podem estar presentes.
14-Areia da praia pode causar doenças?
R: Verdade. Estudos recentes associam o hábito de cavar na areia com doenças gastrointestinais e diarréia. O local ainda pode ser casa do "bicho geográfico", um parasita que se origina em cães e gatos e penetra na pele humana.
15-Banco do ônibus pode transmitir alguma doença?
R: Verdade. Estudo revela que pessoas que andam pelo transporte público têm seis vezes mais chances de terem problemas respiratórios. As partículas espalhadas após uma tosse ou espirro ficam impregnadas em bancos e barras, sendo facilmente transmitidas aos próximos usuários. Evite levar as mãos aos olhos e boca quando estiver no ônibus.
16-Lavar lençóis com frequência elimina os ácaros?
R: Mito. Colocar a roupa de cama para lavar não é suficiente para acabar com os microorganismos. O processo tem que ser realizado a uma temperatura de 60° celsius para ser eficaz. O mais curioso: os ácaros não gostam de bagunça. Quanto mais desarrumada a cama, menor a multiplicação dos bichinhos indesejados.
17-Beber líquidos na garrafa pode causar problemas de saúde?
R: Verdade. Quando mal higienizadas, garrafas podem ser veículos de microorganismos. No caminho da fábrica até sua boca, a garrafa acumula diversos tipos de bactérias. Há suspeita de que a leptospirose pode ser contraída caso os recipientes tenham entrado em contato com ratos.
18-A chupeta pode transmitir bactérias ao bebê?
R: Verdade. Tanto chupetas como mamadeiras podem ser habitat de uma legião de bactérias e vermes. Os utensílios devem ser esterilizados antes que uma criança os coloque na boca. Deixá-los em água fervente evita a propagação das bactérias.
19-Fungos e bactérias não são transmitidas através do sabonete?
R: Mito. Os sabonetes em barra podem facilmente manter fungos e bactérias vivas. O ideal é que duas pessoas não usem o mesmo sabonete, pois os microorganismos presentes vão passar de uma pessoa para outra. Já o uso do sabonete líquido impede a transmissão.
20-Toalhas de banho podem transmitir DSTS?
R: Verdade. As toalhas são capazes de armazenar diversos tipos de organismos infecciosos. O ideal é não compartilhar para evitar doenças como gonorréia, uretrite e candidíase, o famoso "sapinho". O vírus da gripe também pode sobreviver no tecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário