Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ATA REUNIÃO DO CONSELHO LOCAL DE SAÚDE, DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DR. AURIVALDO SAMPAIO

ITABUNA-BAHIA 25/01/2011


Dona Leondina discorre sobre suas preocupações com relação às questões de saúde pública da Unidade de Saúde e do bairro, assim como sobre as cobranças da população para com ela e com toda a comissão eleita para representá-los no Conselho Local de Saúde, da Unidade de Saúde Aurivaldo Sampaio. Dona Leondina discorre também sobre a lei 1.749 e diz que já esteve em reunião com o prefeito tratando de questões como o canal, inclusive disse que o presidente da EMASA, Alfredo Melo, já esteve no local, verificando a situação à pouco tempo. Dona Leondina fala sobre a importância da mobilização da comunidade, para assim efetivar as mudanças na saúde pública.
Sr. Valdemir orienta a todos os presentes, sobre a importância de se seguir a pauta e designar um tempo de fala de cada um, e assim fica decidido três minutos para cada fala. Sr. Emanoel fala sobre suas preocupações com a questão do Saneamento Básico do bairro e diz que já esteve na prefeitura com o fim de tratar sobre. Sr. Elias fala sobre o seu desconhecimento quanto às questões atuais do bairro. Sr Valdemir fala sobre a importância de se acionar a Vigilância Ambiental na atenção aos esgotos do bairro. Sr. Emanuel fala que já fez, por diversas vezes cobranças ao prefeito, quanto a diversas questões do bairro e diz que falta apoio de uma parte da população ao Presidente do Bairro. Dona Leondina diz que é contrária a qualquer ação no sentido da população contribuir financeiramente em asfaltamento de ruas e demais obras. Diz inclusive, que é obrigação do prefeito que já prometeu para daqui a trinta dias resolutividade desses problemas, então devem todos cobrá-lo.
Sr. Aurino fala que já compraram, os moradores da rua que reside, manilhas, e diz que há a necessidade de acumular lixo em uma concha, e por isso a necessidade da mesma. Sr. Valdemir orienta quanto as regras da reunião. Sr. Emanuel fala sobre o projeto que desenvolve na comunidade, colocando veneno em terrenos baldios, para acabar com o matagal, combatendo também a dengue e pede colaboração da comunidade para compra do veneno. Sr. Valdemir faz duas propostas para votação, para melhoramento dos serviços de saúde da unidade, com a contratação de um Fisioterapeuta e de um Nutricionista. Sr. Elísio pede a colaboração de todos. Sr. Valdemir pede uma questão de ordem para tratar sobre as representações do Conselho Local de Saúde. Sr. Elísio pede uma questão de ordem e diz que representam a comunidade e propõe também a contratação de um Dermatologista. Dona Leondina propõe a contratação de mais Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para a unidade. Sr. Valdemir propõe a implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), tendo o apoio de todos os conselheiros, abrangendo assim a proposta inicial de contratação de um Nutricionista e um Fisioterapeuta.
Dona Leondina disse que cobrou recentemente do prefeito Atenção Bucal de qualidade para a Unidade de Saúde, que sofre há dois anos com a falta da mesma. Sr Emanuel diz que já cobrou diversas vezes ao prefeito as questões do bairro. Diz também que se necessário fará um manifesto na BR. 101. Dona Leondina diz que tem diversos materiais em sua casa que provam as cobranças da comunidade, feitas à prefeitura e diz que sente a necessidade de um multirão no bairro. Sr. Valdemir diz que haverá multirões por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na cidade, basta o Conselho Local de Saúde cobrar. Diz também que a reunião já está chegando ao limite, e que há a necessidade de se criar um cronograma de próximas reuniões. Sr. Elísio faz a proposta de realização de duas reuniões mensais na unidade. Dona Leondina propõe apenas uma reunião mensal. Sr. Steve esclareceu sobre a necessidade de se realizar as reuniões Ordinárias, obrigatoriamente, e quando houver demanda da comunidade realizar quantas extraordinárias for necessário, sem necessidade de muitas discussões sobre o assunto.
Sr. Valdemir propõe participação da comunidade na Comissão de articulação, à ser criada pelo Conselho Local de Saúde e todos ficam de acordo. Sr. Steve fala sobre a nova eleição de Módulos para o Conselho Municipal de Saúde de Itabuna, que ocorrerá em breve. Dona Leondina fecha a próxima reunião Ordinária para o dia 22 de Fevereiro de 2011 às 16:00 na Unidade de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário