Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de março de 2011

REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITABUNA


O secretário de Saúde de Itabuna, Geraldo Magela, participou, na última terça-feira, 15, na sala de reuniões da Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto, de uma sessão ordinária do Conselho Municipal de Saúde. Na oportunidade, foram tratados assuntos relacionados à saúde itabunense, com ênfase para o plano de capacitação da dengue e a questão da retomada gestão plena dos recursos pelo município que está sendo negociada com a Sesab.
Geraldo Magella destacou que foram discutidas demandas do CMS, com relação à política de atendimento à população. Ele também relatou um encontro recente entre o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla e o prefeito Azevedo, quando o mesmo admitiu que estivesse na hora de devolver o comando único da gestão plena para o município de Itabuna.
O secretário apresentou um relato dos avanços para a humanização do atendimento do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, inclusive apresentando um gráfico comparativo de produção em relação aos hospitais de Jequié, Ilhéus, Porto Seguro e Vitoria da Conquista, que são operados pelo estado.
Magela anunciou ainda que nos dias 24 e 25 de março a chegada de uma equipe do Ministério da Saúde, da Sesab e do Conselho dos Secretários Municipais da Saúde para discussão com o Conselho Municipal da Saúde e, depois, com técnicos do município para implementação do Termo de Compromisso de Gestão, primeiro passo para o processo de retomada da gestão plena da saúde.
A agenda de ações integradas prossegue em abril, com uma reunião com o secretário Jorge Solla para discutir a proposta de devolução da gestão com representantes do governo municipal e da
sociedade civil organizada. A proposta privilegia a participação do Conselho Municipal da Saúde no processo.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria das Graças considerou que é preciso discutir a questão de forma ampla, privilegiando a participação popular na vivência no dia a dia e discutindo com o governo a situação das unidades de saúde ou mesmo a qualidade dos serviços. Outro assunto abordado no encontro foi o plano de contingência da dengue e o que o município vem implementando para o combate à doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário