Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Serviço de gestação de alto risco de hospital catarinense tem destaque em congressos mundiais

O Hospital Dona Helena, de Joinville/SC, será representado no 9º Congresso Mundial de Medicina Perinatal, que ocorre em Berlim, na Alemanha, entre os dias 24 e 28 de outubro. O artigo “Body Mass Index Impact on Gestational Diabetes Mellitus”, produzido pela equipe do Serviço de Gestação de Alto Risco da instituição, foi aprovado para apresentação no evento.
O estudo coordenado pelo ginecologista Jean Carl da Silva foi produzido em parceria com a professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ana Maria Bertini. A equipe avaliou um grupo de gestantes que eram obesas e tinham diabetes. De acordo com Jean, que é coordenador do Serviço de Gestação de Alto Risco, a obesidade aliada à diabetes tende a piorar o quadro da gestante. No entanto, ele constata: “Percebemos que, com as doses exatas do medicamento e com o tratamento correto, a gestação dessas mulheres ficou igual às consideradas saudáveis”. O ginecologista explica que o ideal é não engravidar quando se está acima do peso, mas, se isso ocorrer, é imprescindível fazer acompanhamento médico, com pré-natal.
O mesmo artigo foi apresentado no 19º Congresso Mundial de Ginecologia, que aconteceu em Cape Town, na África do Sul, de 4 a 9 de outubro. A professora Ana Maria Bertini, que também orienta o pós-doutorado do médico Jean da Silva, ficou responsável pelas apresentações.
“Importante destacar que a apresentação dos trabalhos dará visibilidade ao hospital e ao Serviço de Gestação de Alto Risco que, além de atender gestantes, também produz cientificamente”, frisa o coordenador. Participaram da pesquisa funcionários do Dona Helena dos setores de nutrição, psicologia e fisioterapia, além de estudantes do curso de medicina da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Nenhum comentário:

Postar um comentário