Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Itabuna participa da Campanha Nacional de Combate à Sífilis

Preocupada em alertar para a importância da prevenção como único meio de reduzir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria da Saúde de Itabuna, através da Coordenação Municipal de DST/Aids, inicia no próximo sábado (17) a Campanha do Dia Nacional de Combate à Sífilis. Este ano, as ações da campanha estão voltadas para o público masculino, com o tema “Homem, faça o Exame da Sífilis”.
No sábado, técnicos do Centro de Referência Júlio Brito e da Coordenação Municipal de DST/Aids, com o apoio de outros profissionais de saúde, realizam na área comercial de Itabuna uma mobilização com a distribuição de panfletos. Para o período de 20 a 26 deste mês, o Centro de Referência estará oferecendo testes para detecção de sífilis (VDRL), HIV, hepatite B e hepatite C. Os resultados dos exames serão imediatos.
Segundo a responsável técnica da Coordenação Municipal de DST/Aids em Itabuna, enfermeira Maria Vitória Ramos Gonçalves, o terceiro sábado do mês de outubro é dedicado ao Dia Nacional de Combate a Sífilis e o objetivo de dedicar a campanha aos homens é justamente alertar uma parcela da população que é bastante vulnerável às DST, devido à falta ações preventivas, a exemplo do uso de preservativos nas relações sexuais. O Centro de Referência Júlio Brito espera realizar 50 exames por dia durante a campanha.
A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode ser transmitida por meio de relações sexuais sem preservativos, transfusão de sangue contaminado e da mãe para o bebê, durante a gestação e o parto – conhecida como sífilis congênita. O agente causador da enfermidade foi descoberto há 101 anos, pelos pesquisadores alemães Fritz Richard Schaudinn e Paul Erich Hoffmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário