Total de visualizações de página

sábado, 17 de outubro de 2009

ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PÚBLICA PROMOVE ESTÁGIO DE VIVÊNCIA NO SUS

Com o propósito de estimular discussões e aproximar os estudantes de diversas áreas do conhecimento à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), potencializando-o enquanto espaço privilegiado de aprendizagem e apoio à formação, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Recursos Humanos em Saúde (Superh) e da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), torna público o processo seletivo para participação no Estágio de Vivência no SUS.
Fruto da articulação entre a EESP e estudantes da área de saúde no estado, o Estágio de Vivências no SUS enseja a construção de novas relações de compromisso entre as instituições de ensino, particularmente os estudantes, e o SUS. Os 450 estudantes selecionados para esta etapa do programa serão inseridos em diversos municípios do estado onde vivenciarão um processo educativo teórico-prático contemplando o conteúdo programático do projeto: Políticas de Saúde, Atenção à Saúde, Formação em Saúde e Participação Popular.
Os interessados deverão acessar a cartilha do estagiário e fazer a inscrição no endereço eletrônico www.saude.ba.gov.br/eesp no período de 19 a 23 de outubro. O estágio será realizado no período de 05 a 14 de dezembro, e o local de realização das vivências não será de escolha do candidato. Os custos para o Estágio de Vivência (transporte, hospedagem, alimentação e material didático) são de responsabilidade da Sesab, através da Superintendência de Recursos Humanos e da Escola Estadual de Saúde Pública com atuação conjunta com as Diretorias Regionais de Saúde (Dires). Como contrapartida para o município, a EESP solicita a disponibilização de um profissional de referência, para acompanhar as atividades e mediar a agenda para as visitas aos serviços de saúde do município.
Os locais para realização do Estágio de Vivência no SUS serão selecionados a partir dos seguintes critérios: município sede de Microrregião; município sede de universidade e instituições de ensino superior; municípios com Núcleo de Educação Permanente para implementação das Linhas de Cuidado e municípios interessados em participar. Para formalizar a participação na vivência, deverá ser encaminhado um ofício para a ESSP, até o dia 30 de outubro, assinado pelo secretário municipal de Saúde.
Como participar
O projeto de Estágio de Vivências no SUS é direcionado a estudantes dos cursos da área de saúde do estado da Bahia, segundo a resolução 287/98 do Conselho Nacional de Saúde: Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social, Terapia Ocupacional.
Um dos critérios de seleção será a disponibilidade para participar integralmente das atividades indicadas pela programação nas datas previstas, além de não ter participado da primeira etapa do Estágio de Vivência no SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário