Total de visualizações de página

sábado, 24 de outubro de 2009

Governo avalia ações de Atenção Básica à Saúde

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, reuniu-se esta semana com o secretário da Saúde e vice-prefeito Antônio Vieira, num encontrou que contou com a participação de técnicos do Departamento de Atenção Básica, para uma avaliação das ações do setor. Azevedo disse que estão sendo priorizados investimentos na melhoria da qualidade do atendimento à população, além das ações voltadas à otimização dos serviços e dos recursos humanos. Foi anunciada também a transferência, dentro em breve, do departamento para a Avenida Amélia Amado, no mesmo prédio onde funciona a Central de Regulação.
O prefeito destaca a necessidade permanente da busca da humanização dos serviços. “O nosso objetivo é estruturar um plano operacional para a melhoria continuada dos serviços, evitando conflitos, superposições de ações e as reclamações dos usuários”, afirma.
Uma grande mudança implementada pelo governo, segundo Antônio Vieira, começou por alterações no modelo de gestão dos postos, que, por determinação do prefeito, passaram a ser gerenciados por administradores do quadro de servidores municipais. O secretário explicou que assumiu a gestão com o compromisso de melhorar os índices de eficiência de cada unidade e incrementar o atendimento da demanda reprimida de consultas especializadas, exames e serviços, além de reforçar as ações de combate a endemias, como a dengue.
“Vale ressaltar que o governo teve início há dez meses e teve como primeira tarefa a reestruturação dos serviços num momento de crise”, acrescenta Vieira, que defende a integração da atenção básica com as unidades de alta e média complexidade, regulação e planejamento.
A diretora do Departamento de Atenção Básica, Fernanda Cândida Ludgero, apresentou um relatório das ações realizadas até setembro, com ênfase para investimentos na aquisição de insumos necessários ao funcionamento de todas as unidades, otimização dos recursos humanos e aquisição de equipamentos. Como exemplo, citou a compra de 52 aparelhos para a climatização das salas de vacinas, 35 computadores e igual número de impressoras para integração dos serviços online, e aquisição de 32 refrigeradores para manutenção adequada de amostras do teste do pezinho e de insulina.

Compromisso - Para a diretora, um avanço importante foi a construção do Termo de Compromisso de Gestão, implementado em parceria com o Conselho Municipal da Saúde, Sesab e Ministério da Saúde, com a participação do Ministério Público e dos diversos segmentos da sociedade civil organizada. O Departamento de Atenção Básica firmou convênio com o MP para territorialização e efetivação dos Agentes Comunitários de Saúde concursados e regularização do curso de capacitação técnica, através da Escola de Saúde Pública.
Fernanda Ludgero ressalta ainda a implantação do Sistema de Prevenção do Câncer de Colo do Útero, em paralelo à descentralização do sistema de coleta de exames para as unidades de saúde: “Promovemos a atualização e uma maior adesão ao programa SIS-Pré Natal, que gera um recurso de R$ 50,00 por cada gestante que conclua as fases de atendimento preconizados pelo protocolo de serviços”. Também foi priorizada a autorização de exames de rotina das gestantes em conjunto com a Regulação Municipal e do Estado.
O DAB também promoveu o recadastramento do Hiperdia, que hoje atende a 16,5 mil pacientes e implantou o Protocolo de Assistência da Atenção Básica, descentralizou o Programa de Hanseníase em conjunto com a Vigilância Sanitária e capacitou profissionais da rede para o manejo clínico da dengue, além de participar da elaboração do Plano de Ação da Dengue.
A atenção básica integrou mutirões comunitários e de parcerias institucionais, que resultaram na capacitação de 23 municípios para a PPI Estadual de Itabuna, na implantação do Núcleo Microrregional de Linhas de Cuidados, com a realização de um curso de especialização para médicos e enfermeiras na Escola de Saúde Pública. Também foi promovida a revitalização do Peti e do Pró-Saúde e implementada a residência médica em PSF e o Vivência SUS.
Ainda através de parcerias, o Se Toque Mutirão de Prevenção ao Câncer de Mama está disponibilizando 800 consultas para mulheres do município e da região e, em 14 de novembro, a Atenção Básica vai promover, em conjunto com a Clínica de Olhos Beira Rio, um mutirão para diabéticos para detecção precoce de agravos oftalmológicos, com a disponibilização de 1,5 mil consultas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário