CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES
Um encontro no Centro de Cultura Adonias Filho em Itabuna marcou as homenagens ao dia trabalhador, organizado pela Central Única dos Trabalhadores(CUT) com apoio do PT e Sindicatos. O evento reuniu centenas de lideranças entre militantes do movimento sindical e social, associações, políticos e trabalhadores(as) de Itabuna.
Eduardo Sodré, Coordenador do Sindialimentação e da CUT Cacaueira, afirmou que os trabalhadores tem muito a reivindicar, a exemplo da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, mas também tem muitas conquistas como o direito de greve e a ampliação da licença maternidade para as mulheres. O dirigente sindical nas indústrias de alimentação considerou o evento positivo.
“Itabuna é uma cidade próspera e tem jeito. Podemos unir a cidade para construir um projeto de desenvolvimento com a organização e participação das classes trabalhadoras”, enfatizou a Suplente de Senadora e Ex-candidata a Prefeita de Itabuna Juçara Feitosa.
Para o Secretário de Comunicação do PT itabunense e dirigente do Território Litoral Sul, Elias Jacob, a data do primeiro de maio serve para a classe trabalhadora fazer protestos e ao mesmo tempo comemorar o surgimento das organizações de luta em sua defesa nos anos oitenta, o PT, a CUT e o MST.
“Esta data é histórica, lembra o massacre de trabalhadores que lutavam pelos seus direitos em Chicago. Portanto este encontro aqui é importante para reflexão”, disse o Diretor do Sindicato da Saúde (Sintesi), João Evangelista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário