Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de julho de 2015

Especial 62 anos do MS: Fortalecimento das Redes de Atenção




Uma das prioridades do Ministério da Saúde é o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde (RAS), que integram as ações os serviços de saúde, garantindo que a atenção à saúde seja contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, consolidando os princípios e diretrizes do SUS.
Um dos pilares das RAS é a Atenção Básica - principal porta de entrada dos cidadãos no SUS. Ela possibilita resolver até 80% dos problemas de saúde, reduzindo a busca pelas emergências dos hospitais e fornecendo um atendimento com maior qualidade.
A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por ações focadas no indivíduo e na necessidade do coletivo, que abrange desde a promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação até a manutenção da saúde, todos com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que melhore a saúde da população. Por isso, ela se orienta pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário