Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Prefeitura de Itabuna


prefeitura de itabuna 15 01 2013
Melhoria do transporte urbano coletivo é prioridade
Assistência Social prioriza atendimento a moradores da Bananeira
Mutirões de limpeza começam esta semana por dois bairros
***
Melhoria do transporte urbano coletivo é prioridade
Visando atender a determinação do prefeito Claudivane Leite de promover urgentes melhorias no Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Itabuna, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran) está finalizando um extenso relatório apontando os principais problemas que atualmente fazem do serviço prestado pelas empresas que o exploram um dos piores sistemas entre os municípios baianos.
Para desenvolver o relatório, técnicos e fiscais da Diretoria de Transportes da Settran realizaram no final de semana passada uma minuciosa vistoria da frota das duas empresas que operam o sistema. Dentre os itens observados constatou-se diversas irregularidades em relação ao estado de conservação e vida útil dos veículos, a exemplo de equipamentos de segurança defeituosos, inexistência de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), bem como emplacamento feito em outros municípios ou mesmo em outros estados da federação.
O diretor de Transportes da Settran, Tomaz Fernandes de Sousa, adiantou que os resultados preliminares do diagnóstico apontam para o sucateamento da frota do transporte coletivo urbano de Itabuna. “Veículos com assentos e vidros quebrados, pisca alertas, freios e limpadores de pára-brisa defeituosos, falta de cinto de segurança para motoristas. Enfim, um péssimo estado de conservação e de higiene, colocando em risco a segurança e o bem-estar dos passageiros, motoristas e cobradores”, afirmou.
Tomaz disse que foi possível constatar que em 90% dos veículos adaptados com elevadores para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida o equipamento não funciona. Outro agravante observado, de acordo com o diretor de Transportes, é a inexistência dos carros reservas. Ele explica que é obrigatória às empresas a manutenção do percentual de 5% da frota com veículos sobresselentes.
“Os ônibus reservas que nos foram apresentados estavam todos em manutenção. Ou seja, as empresas não têm condições de substituir um carro que seja retirado de determinada linha por apresentar defeito”, ressalta Tomaz. O diretor de Transportes acrescenta que, além destes problemas, outra questão que preocupa e chama a atenção no Sistema de Transporte Coletivo de Itabuna é a vida útil da frota.
A Lei municipal que regulamenta o sistema estabelece o prazo de cinco anos de utilidade para os ônibus. Entretanto, destaca Tomaz, em uma determinada empresa 60% dos carros são de 2001 e apenas 10 veículos foram fabricados em 2010. Na outra empresa, os ônibus foram fabricados nos anos de 2003 e 2009.
Intervenção no Sistema
Com base no diagnóstico situacional e nas ocorrências notificadas pela equipe de fiscais da Diretoria de Transportes, a Settran está realizando estudos técnicos que orientarão o projeto de intervenção no sistema, cujo teor deverá ser apresentado ao prefeito Vane e aos empresários do setor nos próximos dias. Segundo adiantou Tomaz Sousa, dentre as propostas deverá ser solicitada a renovação de 70% da frota, bem como a reestruturação das linhas urbanas.
Assistência Social prioriza atendimento a moradores da Bananeira
Garantir condições de vida mais digna e priorizar a inclusão das famílias que vivem na Bananeira e na invasão próximo ao Bairro Santa Clara, às margens da rodovia BR 101, nos programas habitacionais e nos sociais do governo, como o Programa Bolsa Família, por exemplo. Estas são ações asseguradas pelo secretário de Assistência Social de Itabuna, José Carlos Trindade, depois de visita que fez ao local acompanhado de técnicos, na tarde de segunda-feira, 14.
Trindade conversou com moradores, ouviu as principais reivindicações e ficou sensibilizado diante do quadro desolador e de completo abandono em que vivem as cerca de 500 famílias, muitas das quais não possuem nem documentos pessoais. Daí que decidiu priorizar o atendimento a estas famílias.
Os problemas vividos pelos moradores são muitos, a começar pela falta de água tratada, esgoto que corre a céu aberto, excesso de lixo nas áreas próximas as moradias e até falta de alimentos em algumas casas. Dona Railda Ribeiro de Souza, 54 anos é um exemplo. Ela mora com uma neta e dois bisnetos e ainda não está cadastrada no Bolsa Família. “Uma situação realmente subumana e que precisa ser corrigida”, disse o secretário.
Trindade determinou que uma assistente social da Secretaria visitasse os dois locais já nesta terça-feira, junto com a direção da Associação de Moradores. A medida é para que seja feito um relatório completo das necessidades de cada família. Mesmo com as atuais limitações financeiras, a administração municipal vai agir imediatamente para minimizar os principais problemas.
O secretário informou que solicitará o apoio de outras secretarias para ajudar a atenuar pelo menos parte da difícil situação vivida pelos moradores das duas áreas visitadas. Trindade também orientou as pessoas, que ainda não possuem documentos, procurar a Secretaria de Assistência Social, no Centro Administrativo Firmino Alves para que possam regularizar sua situação.
Dirigentes da Associação dos Moradores da Bananeira se mostraram otimistas com a visita da Assistência Social por vislumbrar um novo momento. “Acredito que essa situação critica que os moradores enfrentam há anos, está chegando ao fim. A visita do secretário e dos técnicos demonstra isso”, declarou José Domingos dos Santos, acrescentando que as mais de 900 famílias da Bananeira foram cadastradas nos programas habitacionais Habitar Brasil (HBB) e Minha Casa, Minha Vida, mas apenas 236 delas foram beneficiadas com a casa própria.
A assessora administrativa da Secretaria de Assistência Social, Rita Barros, informou que novas unidades na área da Bananeira estão sendo construídas pelo Programa HBB, ainda sem previsão de conclusão. A visita da Assistência Social foi acompanhada pelos vereadores Francisco Edes e Valéria Moraes, que garantiram apoio às ações do governo municipal.
Mutirões de limpeza começam esta semana por dois bairros
A Prefeitura de Itabuna, através das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Saúde, Transportes e Trânsito, Agricultura e Meio Ambiente e Emasa, está preparando a realização de dois mutirões nos bairros Fonseca e Nova Califórnia no final de semana. O serviço geral de limpeza, com a mobilização de moradores, igrejas e associações de moradores é a continuação das ações preliminares de combate à dengue iniciadas há pouco menos de duas semanas por determinação do prefeito Claudevane Leite.
Nesta semana estão sendo realizadas reuniões de sensibilização de dirigentes de associações e representantes de igrejas de acordo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro. Ele disse que os mutirões contarão com o apoio de um grupo de atiradores do Tiro de Guerra 06/007, cuja participação é considerada essencial, além da mobilização das pessoas nos serviços de varrição, capina e recolhimento de lixo e entulhos.
O secretário lembra que a prefeitura está fazendo a parte dela, mas que cabe à população cooperar com ações que eliminem os focos do mosquito e mantenham a cidade limpa. Moradores dos bairros Fonseca e Nova Califórnia e de outras áreas da cidade podem continuar contribuindo com o esforço da atual administração, denunciando focos de lixo e entulho e, principalmente, na prevenção e combate ao Aedis aegypti.
A Secretaria de Saúde vai disponibilizar equipes de técnicos e agentes de endemias para visitar as casas, verificar focos de larvas do mosquito e conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção, inclusive com a utilização de equipamentos para borrifar larvicida. Os agentes também vão orientar as pessoas a cobrir tanques e manter bem fechados reservatórios de água para inibir a proliferação do Aedis aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário