Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Vieira buscará mudança em contrato com a Sesab

O secretário da Saúde de Itabuna, Antônio Vieira, reuniu-se na manhã desta segunda (22), com funcionários do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna, Karla Lúcia Oliveira. Ele conversou sobre a questão salarial dos trabalhadores do Hblem, que se queixam de sucessivos atrasos nos pagamentos. Vieira voltou a afirmar que o problema se dá em função da demora da Secretaria de Saúde da Bahia para efetuar a transferências de recursos para o hospital.
Todos os meses, a Sesab repassa R$ 1,5 milhão para o Hblem, em decorrência de um contrato para a remuneração de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Vieira, o valor está disponível para o Estado desde o dia 8 de fevereiro, mas a Sesab estaria adiando a transferência, valendo-se de uma cláusula do contrato que prevê o repasse até dez dias uteis após o ingresso dos recursos na conta do Fundo Estadual de Saúde.
“Eu questiono é o porquê dessa demora, haja vista o problema que temos enfrentado para regularizar os pagamentos dos funcionários”, afirma o secretário, acrescentando que atualmente encontram-se em atraso os salários de janeiro. “Já destinamos R$ 415 mil este mês para o Hospital de Base e precisamos que a Sesab agilize a transferência que lhe compete”, apela Vieira.
O contrato entre a Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna e a Sesab foi celebrado em outubro de 2008 e vence em março deste ano, quando deverá ser renovado. Segundo o secretário itabunense, não há interesse em fazer o acordo nos mesmos termos que estão postos atualmente. “Os critérios não foram corretos e isso está gerando um grande desrespeito aos funcionários”, diz.
As condições da renovação contratual serão objeto de uma reunião no próximo dia 25. Participam os secretários Antônio Vieira (Município) e Jorge Solla (Estado), além de representantes do Fundo Estadual de Saúde e Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário