Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Encontro discute melhorias para a Saúde da Família em Itabuna

Assegurar a melhoria do serviço prestado pelo Programa Saúde da Família (PSF), aumentar o número de médicos para garantir visitas domiciliares, fazer com que as equipes multidisciplinares envolvidas cumpram todas as determinações estabelecidas pelo programa em Itabuna. Foi para falar sobre esses e outros assuntos que a Divisão da Atenção Básica e o Conselho Municipal de Saúde se reuniram na manhã de quarta-feira, (5), no auditório da FTC.
O encontro que contou com a presença de diretores de vários departamentos municipais de saúde, profissionais da área e representantes do Conselho Municipal de Saúde e da comunidade, serviu ainda para apresentar aos participantes, a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF), que deverá ser contratada pelo município.
A FESF, segundo explicou a diretora da Atenção Básica, Deise Santos, é uma instituição com sede em Salvador, que tem como meta apoiar a qualificação da gestão municipal, oferecer novos instrumentos para melhorar da qualidade dos serviços do PSF, avaliar desempenho e metas de qualidade das equipes, a fixação de profissionais e garantia de ações e serviços de qualidade sem interrupção no atendimento.
A diretora ressaltou a importância da adesão do município à fundação, destacando que o PSF terá mais 19 médicos à disposição do programa, a garantia do cumprimento da carga horária de 40 horas semanais, visitas domiciliares e todas as demais atribuições exigidas pelo programa.
“Para o município, sem dúvida será um grande avanço e uma melhoria considerável porque vem preencher uma lacuna existente pela falta um maior numero de médicos do Programa, bem como pelo cumprimento das obrigações, como por exemplo, o cumprimento da carga horária, um problema grave hoje em Itabuna”, justificou Deise.
Além disso, ainda segundo a diretora, a equipe multidisciplinar do PSF também participará de capacitação permanente e, por sua vez, a população terá uma maior assistência médica preventiva, que é uma das metas do programa.
Durante o encontro, os diretores das divisões de saúde, os conselheiros e os diretores da FESF apresentaram, individualmente, programas, ações e metas desenvolvidos por cada um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário