Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de março de 2010

POLÍTICA ESTADUAL PARA O NASF FOI PONTO DE DISCUSSÃO NA CIB

Foi realizada ontem (18), no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a 181ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Na reunião, aberta pelo chefe de gabinete da Sesab, Washington Couto, continuando logo depois com o secretário Jorge Solla, foram aprovados os credenciamentos de sete municípios para os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Equipes de Saúde Bucal (ESB) para 13 municípios e a colocação de 26 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para nove municípios.
Foram aprovadas as habilitações dos procedimentos de laqueadura tubária, para que seja realizado nos municípios de Planalto (Hospital Municipal Nilton Santos Ferreira dos Santos) e Igaporã (Hospital Municipal José Olinto Cotrim Fernandes), e vasectomia, para Planalto, no mesmo hospital, e Catu (Hospital Municipal de Catu). Também foi aprovado o credenciamento do Centro de Saúde de Miguel Calmon, para a realização de consultas oftalmológicas, no Projeto Olhar Brasil.
Na oportunidade, foi abordada a questão sobre a transferência de pacientes oncológicos de Feira de Santana para Itabuna, para serem submetidos às sessões de radioterapia. De acordo com Alfredo Boa Sorte, superintendente de Atenção Integral à Saúde (SAIS), o aparelho de radioterapia de Feira de Santana está quebrado e somente depois de três meses é que o fato foi informado à Sesab. "Estivemos no Ministério da Saúde e no Instituto Nacional do Câncer (INCA), para equacionar o problema, com a compra, via convênio, de um novo aparelho de radioterapia", declarou Alfredo Boa Sorte.
O superintendente disse que os pacientes de Feira de Santana estão indo para Itabuna porque o município tem maior disponibilidade de atendimento, mas, mesmo assim, em Salvador, alguns pacientes estão sendo atendidos nos hospitais São Rafael e Português. Ele também informou que, a pedido do Ministério da Saúde, a Bahia está assumindo o tratamento de pacientes de Sergipe.
Novas diretrizes para o NASF
O diretor da Atenção Básica, Ricardo Heinzelmann, apresentou a minuta que contempla as diretrizes estaduais para a implantação, funcionamento e qualificação dos NASF. A construção da política estadual para os núcleos tem por finalidade ofertar um modelo mais qualificado para a elaboração de projetos. Heinzelmann explicou que está sendo feita ao Ministério da Saúde uma solicitação de alteração dos parâmetros para o credenciamento e NASF na Bahia.
Está sendo proposta a redução de oito para seis equipes da Saúde da Família no município, para que ele possa ter implantado um NASF. "Se a proposta for aprovada, teremos 289 municípios contemplados com NASF tipo1 e 27 com NASF tipo 2", disse o diretor. Finalizando o assunto, Solla sugeriu uma ampla discussão com a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) para identificar solução para o problema. Ele ainda lembrou que as provas da FESF-SUS acontecem neste domingo (21), com mais de 30 mil inscritos, sendo 1/3 de candidatos de outros estados.
Em junho acontece o Cesmi-Ba
O coordenador de Saúde Mental da Sesab, Iordan Gurgel, falou sobre a realização, nos dias 29 e 30 de junho, da IV Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial da Bahia (Cesmi-Ba), convocada pelo Ministério da Saúde. Gurgel falou que os municípios têm prazo até 15 de abril para a realização de suas conferências municipais e escolha de delegados. "Tudo isso é preparatório para o evento nacional em Brasília", explicou o coordenador, acrescentando que esta semana acontecerá a conferência de Feira de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário