Total de visualizações de página

sábado, 3 de dezembro de 2011

SINDIACS A VITÓRIA DA DEMOCRACIA DOS ACS E ACE


Diretoria do Sidiacs acusada de tentar dar golpe na categoria
Integrantes da Chapa 2 que concorrem às eleições da diretoria do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de Itabuna e da região sul da Bahia acusam a atual diretoria da entidade, candidata a reeleição na Chapa 1, de tentar dar um golpe na categoria. A tentativa de fraude do processo eleitoral teria se dado na fase de publicação do edital de convocação, bem como sobre a estipulação de prazo limite para inscrições de chapas. Acatando a denúncia, o juiz trabalhista, José Cairo Júnior, pediu a suspensão do processo eleitoral por tempo indeterminado, até que se apure o mérito da causa.
Os agentes comunitários José Pires Monte Santo Neto, Valter do Prado Mota e Rimário Alves dos Santos que ajuizaram ação cautelar contra o Sindiacs integram a Chapa 2, concorrente nas eleições. “A comissão eleitoral publicou edital de convocação de novas eleições no dia 14 de novembro, com encerramento de prazo para inscrições de chapas no dia 16, sendo que ocorreu neste intervalo o feriado de 15 de novembro, ou seja, prazo irrisório de 24 horas, durante o qual somente a chapa de situação conseguiria inscrição”, relatou Rimário Alves dos Santos. Para o agente comunitário José Dantas, os problemas com a atual diretoria ultrapassam o período eleitoral. “A insatisfação da categoria com a atual direção é muito grande, já que não existe o cumprimento de parte do estatuto, principalmente no que rege a prestação de contas e a aprovação do relatório anual em assembleia. Integra o Conselho Fiscal e nem assim temos acesso ao menos à quantidade de sindicalizados que o Sindiacs mantém hoje”, declarou Dantas.
A falta de reuniões ordinárias para a categoria, a inexistência de um orçamento anual e a falta de autonomia sindical também são denunciados pela Chapa 2. “É preciso que o Sindicato seja devolvido para a categoria e passe de fato a defender os interesses dos ACSs e ACEs (Agentes Comunitários de Endemias), já eu hoje a entidade é comandada por terceiros”, declarou a agente comunitária, Tatiana Góis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário