Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dia 14 tem vacinação contra a pólio e a meningite


No dia 14 (sábado), acontece a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Neste dia, os pais ou responsáveis pelas crianças menores de 5 anos devem comparecer a um posto de vacinação para que elas tomem a segunda dose da vacina contra poliomielite. Na primeira etapa da campanha, realizada no dia 12 junho, a cobertura vacinal ficou em torno de 82%. Naquela oportunidade, 1.040.188 foram imunizadas em todo o estado. Para a segunda etapa, a meta é vacinar 1.276.356 crianças, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Aproveitando a campanha contra a poliomielite, a Secretaria da Saúde do Estado, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, promove em Salvador, nos dias 14 e 15 (sábado e domingo), a 3ª etapa da vacinação contra a meningite tipo C, para a faixa etária de 20 a 24 anos. De acordo com Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, a meta é alcançar cobertura vacinal maior ou igual a 95%, em todos os distritos sanitários de Salvador. "Esperamos vacinar 332.516 pessoas, dentro desta faixa etária", explicou Guirra.
PoliomieliteDados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que 26 países no mundo ainda registram casos de poliomielite, sendo que quatro deles a situação é endêmica (Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão). Em 2009, foram registrados 1.575 casos de pólio no mundo. Este ano já são 104 casos. O Paquistão registrou 30 casos e a Índia 24, seguidos do Chade com 14. Já o Afeganistão e Angola, registraram 12 cada um.As campanhas nacionais de vacinação são primordiais para manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. No ano passado, a Bahia conseguiu uma cobertura de 94,45% e 96,57%, respectivamente nas duas etapas. Na primeira etapa, 149 municípios não conseguiram alcançar a meta, na segunda, esse número baixou para 133.
MeningiteCom o objetivo de reduzir o número de casos e mortes pela doença meningocócica do tipo C, em idades mais avançadas, as secretarias estadual e municipal de Saúde decidiram promover uma campanha de vacinação que contemplasse a população na faixa etária de 10 a 24 anos, grupo com maior risco de adoecer e morrer. No ano passado, o grupo de idade com maior risco de adoecer e morrer pela doença era o de crianças menores de 5 anos. Este ano, a faixa etária com maior incidência foi a de 10 a 14 anos, seguida dos grupos de 20 a 24 anos e de 15 a 19 anos. Na primeira etapa de vacinação, de10 a 14 anos, Salvador conseguiu uma cobertura em torno de 66%. Na segunda etapa, de 15 a 19, 55% da população alvo ficou imunizada. Para a terceira etapa, a expectativa da Vigilância Epidemiológica é alcançar cobertura maior ou igual a 95%.Meningite é a inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central - as meninges. A meningite pode ser de origem viral, adquirida depois de alguma gripe ou outra doença causada por vírus, ou de origem bacteriana, normalmente mais branda. Existem várias bactérias que podem ocasionar a meningite. Uma forma contagiosa da doença é a causada pelo meningococo que transmite a doença pelo ar. Outra forma de contágio é o contato com a saliva de um doente. Os sintomas são: febre alta e persistente, dor de cabeça, vômitos em jato e rigidez de nuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário