Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Bolsa Família capacita agentes de saúde


A Secretaria da Assistência Social promoveu ações de capacitação e disseminação de informações para os agentes comunitários de saúde que atuam no apoio à execução do Bolsa Família no município. O curso foi realizado no Campus II da Unime e reuniu numa primeira etapa 220 servidores.
Segundo o diretor de Combate à Pobreza da SAS, Márcio Abreu do Bom Conselho, a meta é envolver todos os 437 agentes municipais, “que são os maiores parceiros do Bolsa Família, oferecendo informações sobre a transferência de renda dos beneficiários e as exigências básicas feitas a eles”.
Abreu disse ainda que como os agentes fazem o acompanhamento direto de cada grupo familiar, pois conhecem a sua realidade social, o seu perfil e as necessidades básicas, daí a necessidade de disponibilizar um conjunto de informações para responder aos questionamentos do público.
Ele explica que um dos objetivos do curso é priorizar informações sobre instrumentos normativos, sistemas e procedimentos operacionais do Bolsa Família e do Cadastro Único: “A idéia é melhorar as ações do programa e implementar um acompanhamento mais efetivo na área da saúde, educação e assistência social”.
O que é
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda para famílias carentes, mas que exige na área escolar uma freqüência mínima dos estudantes das famílias beneficiárias nas escolas e tem um acompanhamento de saúde de nutrizes e crianças com imunização e tudo o mais.
O programa possui três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Já os programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário