Total de visualizações de página

sábado, 15 de junho de 2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA

Feira de Saúde fará testes de lesões na boca para detectar micoses

 
Caroline Pompa explica detalhes do teste para detectar micoses sistêmicas em lesões bucais - Foto 01 Pedro AugustoCaroline Pompa explica detalhes do teste para detectar micoses sistêmicas em lesões bucais
A Secretaria da Saúde de Itabuna promove neste sábado, 15, uma Feira de Saúde em parceria com o curso de Biomedicina da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc. O evento acontece na Praça José Bastos, a partir das 9 horas e vai oferecer um teste especial para detectar micoses sistêmicas em lesões na boca.
A análise faz parte de uma pesquisa do curso de pós-graduação da UESC em Microbiologia e é inédita na região Sul do Estado. Além deste teste gratuito serão oferecidos exames de tipo sanguíneo, glicemia, índice de massa corpórea, aferição de pressão, atividades educativas e distribuição de escovas para higiene bucal.
A mestranda Caroline Pompa vai fazer o atendimento odontológico com coleta de material e exame oral para investigar possíveis lesões na cavidade bucal, particularmente da Paracoccidioidomicose, que pode atingir o cérebro, o pulmão e até levar a morte. A doença atinge adultos que tem contato com a zona rural e, caso seja comprovada a infecção, o paciente será encaminhado para tratamento.
"O tratamento é simples e há cura. Mas, muitas vezes a doença é confundida com tuberculose, pois apresenta tosse persistente e perda de peso" explica Caroline Pompa, que destaca que o grupo de risco para a micose são fumantes e usuários de álcool. "Os pacientes que concordar em fazer parte do projeto nós vamos fazer uma coleta simples para diagnóstico futuro. Há casos em que a pessoa pode ter o vírus inativo e ele se desenvolver mais tarde" explicou a mestranda.
Rosa Lia Coco Terra e Caroline Pompa organizam feira de saúde para itabunenses - Foto 02 Pedro AugustoRosa Lia Coco Terra e Caroline Pompa organizam feira de saúde para itabunenses
A chefa da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde, Rosa Lia Coco Terra, disse que para o município essa investigação é importantíssima, pois a Saúde está sendo auxiliada na detecção desse tipo de doença e de outras doenças que podem aparecer. "Às vezes a gente tem uma feridinha na boca, que não sara. Esse é um bom momento para tirar as dúvidas. A Feira também será uma boa oportunidade para se atualizar sobre a saúde", afirmou.
_____________________________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Texto: Naudielle Silva
Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário