Feira de Saúde fará testes de lesões na boca para detectar micoses
Caroline Pompa explica detalhes do teste para detectar micoses sistêmicas em lesões bucais
A Secretaria da Saúde de Itabuna promove neste sábado, 15, uma Feira de Saúde em parceria com o curso de Biomedicina da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc. O evento acontece na Praça José Bastos, a partir das 9 horas e vai oferecer um teste especial para detectar micoses sistêmicas em lesões na boca.
A análise faz parte de uma pesquisa do curso de pós-graduação da UESC em Microbiologia e é inédita na região Sul do Estado. Além deste teste gratuito serão oferecidos exames de tipo sanguíneo, glicemia, índice de massa corpórea, aferição de pressão, atividades educativas e distribuição de escovas para higiene bucal.
A mestranda Caroline Pompa vai fazer o atendimento odontológico com coleta de material e exame oral para investigar possíveis lesões na cavidade bucal, particularmente da Paracoccidioidomicose, que pode atingir o cérebro, o pulmão e até levar a morte. A doença atinge adultos que tem contato com a zona rural e, caso seja comprovada a infecção, o paciente será encaminhado para tratamento.
"O tratamento é simples e há cura. Mas, muitas vezes a doença é confundida com tuberculose, pois apresenta tosse persistente e perda de peso" explica Caroline Pompa, que destaca que o grupo de risco para a micose são fumantes e usuários de álcool. "Os pacientes que concordar em fazer parte do projeto nós vamos fazer uma coleta simples para diagnóstico futuro. Há casos em que a pessoa pode ter o vírus inativo e ele se desenvolver mais tarde" explicou a mestranda.
Rosa Lia Coco Terra e Caroline Pompa organizam feira de saúde para itabunenses
A chefa da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde, Rosa Lia Coco Terra, disse que para o município essa investigação é importantíssima, pois a Saúde está sendo auxiliada na detecção desse tipo de doença e de outras doenças que podem aparecer. "Às vezes a gente tem uma feridinha na boca, que não sara. Esse é um bom momento para tirar as dúvidas. A Feira também será uma boa oportunidade para se atualizar sobre a saúde", afirmou.
_____________________________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Texto: Naudielle Silva
Fotos: Pedro Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário