Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Itabuna implanta Telessaúde para fortalecer atenção básica

Uma equipe de gestores e técnicos da Secretaria Municipal da Saúde discute a implantação em Itabuna do sistema de Telessaúde, que integra a Política de Educação na Saúde do Ministério da Saúde. A proposta visa, segundo o secretário Geraldo Magela, criar facilidades para marcação de consultas via telemedicina, uma inovação que irá revolucionar a Atenção Básica e melhorar os serviços de saúde prestados à população. 
Itabuna implanta Telessaúde para fortalecer atenção básica
Magela explica que a implantação do novo serviço deverá ocorrer num prazo de 60 dias e inclui a qualificação das equipes de Saúde da Família, por meio da utilização de modernas tecnologias de informação e comunicação, capaz de promover a teleducação e a telessaúde, por meio de cursos presenciais e de ensino a distância.
O secretário observa que o projeto faz parte das ações do plano de redução da mortalidade materno-infantil, determinado pelo MS, e tem como base a mobilização de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários que atuam na atenção básica, com a implantação do Núcleo de Telessaúde.
Uma das vantagens do sistema, segundo o secretário, é que ele torna possível ao médico da atenção básica receber orientação de especialistas de outros centros sobre determinados procedimentos e diagnósticos, contribuindo para a resolutividade dos casos no próprio município, evitando a transferência de pacientes para tratamento fora do domicílio.
Ele acredita que, com o novo modelo, o paciente poderá fazer acompanhamento no próprio posto em que é atendido de uma consulta com especialistas em cardiologia, angiologia, dermatologia ou outras áreas através das tecnologias disponibilizadas pelo Telessaúde, com o suporte das novas tecnologias, o que facilita o tratamento.
O sistema prevê a implantação da Plataforma Telessaúde, que será disponibilizada a partir de setembro, complementada por cursos de Educação a Distância para gestores e teleconsultores, que vão atuar na operacionalização do sistema.
Objetivos
O Ministério da Saúde estabelece que os principais objetivos do Telessaúde são: criar uma infraestrutura de informática e de telecomunicação para o desenvolvimento contínuo dos profissionais das equipes do PSF, utilizando multimeios e promovendo a formação de uma rede de instituições para o desenvolvimento colaborativo de material de tele-educação em saúde, além de desenvolver programas de capacitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário