Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

APARELHO ORTODÔNTICO

O aparelho ortodôntico pode prejudicar a raiz dos dentes?

Tratamentos longos, com força pesada poderão acarretar uma reabsorção da raiz (encurtamento excessivo da raiz)

É considerado um arredondamento fisiológico (normal) em todas as raízes que sofreram movimentação dentária durante o tratamento ortodôntico, porém esse arredondamento é muito pequeno. Quando esse arredondamento ocorre na metade da raiz, já não é considerado normal patológico.


O tratamento ortodôntico faz perder osso?

• Somente se a força for muito excessiva.

• Os pacientes adultos já apresentam uma perda óssea normal (fisiológica), por isso as forças devem ser as mais leves possíveis e o tempo de tratamento menor.


Pacientes com problemas periodontais (perda de osso por problemas de gengiva) podem fazer tratamento ortodôntico?

• Muitos ortodontistas não tratam para não se comprometerem.

• O tratamento bem consciente, com um periodontista fazendo tratamento de gengiva e tirando a doença, esse cliente poderá sofrer movimentação dentária leve.

• Esse tratamento ortodôntico deverá ser feito em conjunto com o periodontista. Será necessário a liberação do periodontista para colocação e ativação do aparelho ortodôntico. O paciente deve voltar para o periodontista de 3 em 3 meses para controle do osso e da doença periodontal. Se não houver esse controle, com a gengiva doente não formará osso após a movimentação.

• A diferença que nesse caso específico de problema periodontal o profissional deverá ser experiente, pois somente esse profissional saberá controlar os movimentos e as forças nos dentes com pouco osso.


Por que após o tratamento ortodôntico há necessidade de colocar um aparelho de contenção?

Os dentes tendem a voltar para a sua posição inicial, devido às fibras elásticas que “seguram” os dentes, após a remoção do aparelho ortodôntico fixo.

Isso se deve, pois há vários anos os dentes foram movimentados e essas fibras necessitam de algum tempo para se organizarem. Esse aparelho contensor (aparelho móvel superior) serve para estabilizar os dentes e o perímetro do arco dentário na posição do término do tratamento.


Existem aparelhos ortodônticos que resolvem o problema de Ronco e Apnéia?

• O distúrbio de sono: Ronco, todos sabem o que é. Já a Apnéia é a falta de oxigênio no cérebro por falta de respiração durante o sono.

• Para se tratar corretamente esse problema é necessário saber em que grau de classificação essa pessoa apresenta a Apnéia. Existem tipos de Apnéia: leve, moderada e severa. Essa classificação quem fornece é um exame chamado POLISSONOGRAFIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário