Total de visualizações de página
sexta-feira, 31 de maio de 2013
quarta-feira, 29 de maio de 2013
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITABUNA
Comando único da Saúde de Itabuna é discutido por Comissão Intergestora

A Comissão de Intergestores Regional de Itabuna – CIR se reuniu na manhã de hoje na sede da Diretoria Regional de Saúde – 7ª DIRES para discutir encaminhamentos para atendimentos de Saúde para Itabuna e os 20 municípios pactuados que formam uma população de 500 mil habitantes. Os gestores discutiram o fortalecimento da CIR, a necessidade de participação nas reuniões com a Secretaria de Saúde da Bahia – SESAB e o acompanhamento das decisões sobre o retorno do comando único da Saúde para Itabuna.
Os gestores municipais de Saúde destacaram que o problema de um município pode se refletir em todos e pediram detalhes sobre a situação de Itabuna para a retomada do comando único. O secretário municipal de Saúde, Renan Araújo, disse que em breve uma reunião do Conselho Municipal de Saúde vai indicar a Comissão Eleitoral para eleição direta dos quatro módulos assistenciais. "A partir daí, o Conselho elege sua nova diretoria e aprecia as situações referentes à Saúde de Itabuna e ao comando único", explicou.
O secretário Renan Araújo informou que desde o mês de janeiro sua equipe trabalha com foco nos cinco pontos que serão analisados: atenção básica, dengue, Hospital de Base, prestadores de serviço e processo regulatório. "A credibilidade que hoje Itabuna tem é parte de um conjunto de coisas avaliadas pela SESAB" frisou.
Renan garantiu que os municípios da região serão envolvidos nesse processo e disse que no primeiro momento nada muda para eles. "Vamos sentar e discutir todas as dificuldades e necessidades da região. Precisamos manter uma relação de confiança" pediu, destacando que a CIR é um espaço de gestão e de definição das políticas de Saúde no âmbito regional.

"O CIR é um elemento importante na pactuacão, na relação de parceria e na garantia da ampliação da oferta e do acesso aos serviços de Saúde", sublinhou Renan, acrescentando que "estamos resgatando essa relação considerando que Itabuna e os outros municípios são parceiros nessa rede de assistência" afirmou Renan Araújo.
O secretário adiantou que serão reforçadas as equipes de regulação, acompanhamento, avaliação e controle que vão atuar de maneira articulada para fazer a transição do comando único, sem que haja queda no processo de autorização para os municípios. "Estamos trabalhando juntamente com a Sesab para que não haja isso e aproximando as equipes para que tudo seja feito de maneira harmônica, sem prejudicar os municípios da região e nem os usuários e prestadores de Itabuna" concluiu.
_______________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Texto: Naudielle Silva
Fotos: Pedro Augusto
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assinou hoje durante o 1º Seminário Regional Litoral Sul, realizado no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus, um Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado para a realização de estudos que visam encontrar soluções para mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e social, redução do déficit habitacional, aumento do índice de esgoto tratado e destinação dos resíduos sólidos.
O Termo de Cooperação prevê ainda alterações no Plano de Diretor e de Desenvolvimento Urbano – PDDU da rodovia BR-415, no trecho Ilhéus/Itabuna. Após assinar o documento, o prefeito Vane afirmou que foi dado um passo importante para organizar e melhorar o planejamento urbano de Itabuna.
Vane destacou que a preocupação atual é elaborar um Plano Diretor, levando-se em consideração que Itabuna é polo regional na prestação de serviços, tem comércio forte, mas que precisa atrair indústrias para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano. "Junto com técnicos do Governo do Estado vamos encontrar soluções para melhorar em questões, como mobilidade urbana, déficit habitacional e destino dos resíduos sólidos", afirmou.

O secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior, classificou como positivo o primeiro dia de debates e declarou que o evento vai possibilitar que os prefeitos possam encontrar caminhos práticos para elaboração de um melhor planejamento dos municípios, que serão impactados com a construção do Porto Sul e Ferrovia de Integração Oeste-Leste. A mesma opinião tem os secretários de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, e de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, também presentes ao evento.
Panorama
O diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), José Geraldo dos Reis, apresentou um panorama geral sobre a situação dos municípios do Litoral Sul e apontou medidas que devem ser adotadas em parcerias com as prefeituras. O presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, avaliou que a coordenação dos debates pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano vai facilitar as ações conjuntas entre os municípios.

A Bahiagás será um dos parceiros na elaboração dos estudos para melhorar o desenvolvimento urbano e social dos municípios sul baianos. Além do prefeito Vane e do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, também assinaram o Termo de Cooperação Técnica o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Cícero Monteiro.
As prefeitas de Barro Preto, Jaqueline Mota, e Itajuípe, Gilka Badaró, assinaram como testemunhas. Além de prefeitos, o Seminário Regional Litoral Sul que prossegue nesta quarta-feira conta com a participação de técnicos de diversas secretarias do Estado e dos municípios.
_________________________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Texto: Ailton Silva
Foto: Gabriel de Oliveira
segunda-feira, 27 de maio de 2013
sábado, 25 de maio de 2013
Paralisação terça-feira na Uesc

Durante a paralisação, os docentes realizarão uma aula pública com o tema "O transformismo do PT" e participarão de audiência pública sobre autonomia e financiamento nas universidades estaduais. As duas atividades estão programadas para acontecer na Assembleia Legislativa, a partir das 8h30min.
As negociações da campanha salarial continuam num impasse. Os professores, inclusive, acusam o governo Wagner de "intransigência e irresponsabilidade", porque, no dia 20 de Maio, "encaminhou ao Fórum das Associações Docentes (ADs) um documento reafirmando as propostas rejeitadas em duas assembleias da categoria, e desprezando a nova proposta do Movimento Docente (MD)".
Segundo a Adusc (Associação dos Docentes da Uesc), uma nova rodada de assembleias está marcada para o dia 4 de Junho, quando os educadores avaliarão a deflagração da greve.
quinta-feira, 23 de maio de 2013
VAL CABRAL
JAIRO ARAÚJO NÃO É VEREADOR... ELE É VARIADOR
Existem candidatos que são eleitos para o cargo de vereador, para criar leis que tornem a sociedade mais justa e humana; para fiscalizar as finanças da Câmara e da Prefeitura; para manter o controle externo do Poder Executivo Municipal, principalmente quanto à execução orçamentária ao julgamento das contas apresentadas pelo prefeito e suas prerrogativas se acentuam no uso do parlamento, com propósito de se posicionar sobre temas e circunstâncias do cotidiano da cidade. Mas há quem acaba se transformando em Variador, que é o indivíduo eleito para ser vereador e se submete à condição de vira-casaca, camaleão, mequetrefe e muda constantemente de ideias, votos, posições e comportamento. Ele é eleito para ser vereador e acaba se transformando num Variador – variando sempre de falas e circunstâncias. Pela manhã é a favor de algo a que se contrapõe à tarde e à noite já se posiciona contrário as duas conjunturas anteriores. É isto o que está acontecendo com o vereador, Jairo Araujo (PC do B), que se manifestou, radicalmente contra a greve dos professores, iniciada hoje em Itabuna. Este mesmo vereador, foi quem mais bradou, esperneou, importunou e se exaltou, a favor das greves promovidas pelos sindicatos dirigidos por comunistas em Itabuna. E sempre se notabilizou como o mais ferrenho defensor dos direitos de greve dos trabalhadores. Hipocrisia, demagogia, fingimento e simulação. Qualquer um desses vocábulos se aplica, fidedignamente, à conduta do variador Jairo Araújo. Na tarde desta quarta-feira na Câmara, ele fez forte pronunciamento criticando a diretoria do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna-Simpi, por ter acatado a decisão da assembleia para deflagração de paralização nas escolas municipais e a acusando de está a serviço de políticos de opisição ao prefeito. Jairo Araújo tem sido um dos vereadores mais criticados pela imprensa, porque não tem correspondido à expectativa de se apresentar como um parlamentar coerente e atuante.
domingo, 19 de maio de 2013
DO JORNAL A REGIÃO
Renan Araújo, secretario de Saude de Itabuna
“Os serviços vão melhorar com volta da gestão plena”
afirma o secretário de
Saúde de Itabuna, o médico Renan Araújo. formado pela Escola Baiana de Medicina
em 1983, especialista em medicina do trabalho e em higiene ocupacional pela
Ufba, supervisor pericial da Previdência Social.
Médico regulador da Secretaria Estadual de Saúde, Araújo assumiu o caro de secretário do setor em Itabuna neste ano. Nesta entrevista exclusiva, Renan Araújo fala das vantagens da Plena e dos projetos em andamento.
Quando as unidades básicas de saúde serão entregues?
As três unidades (Conceição, São Roque e Novo São Caetano) estão sendo reformadas e serão entregues até junho.
Mas ainda existem unidades em péssima situação.
Sim. Já enviamos projetos para o Ministério da Saúde para construir seis, para substituir as que se encontram em situação precária e funcionam em imóveis alugados, além da reforma das que estão em prédios próprios.
Quais estão em pior situação?
As do João Soares, Maria Pinheiro, Nova Ferradas e Rua de Palha. Precisamos investir para acabar com essa história de que pobre merece um tipo de atendimento e rico, outro.
Itabuna tem uma cobertura muito baixa de equipes da família, 36,97%. Por que?
Temos um déficit de recursos humanos e de estrutura. Mas estamos adotando medidas como a contratação de pessoal e requalificação das unidades de saúde. Vamos ampliar não só da Saúde da Família, mas também a Saúde Bucal, só cobre hoje 18,54%.
O senhor esperava encontrar uma situação tão crítica?
Sabia que havia um subfinanciamento da saúde e muito descaso. O município teve 8 anos de administrações desastrosas. A perda da Plena comprometeu a capacidade, porém o mais grave foi o desvio de recursos da saúde.
Pode citar um exemplo?
O desvio de R$ 2,4 milhões, que eram para a reforma das unidades de saúde. Essa foi uma situação muito grave. Quando o dinheiro é curto, mal usado ou desviado, é o povo que fica prejudicado.
O ex-secretário Geraldo Magela alega que o dinheiro foi para pagar salários.
Como assim? Os salários estavam atrasados, o Hospital de Base tinha apenas R$ 19 mil na conta e muitas dívidas com fornecedores, funcionários e médicos. Como o dinheiro é curto, qualquer desvio compromete os serviços.
A situação do Hospital de Base era crítica?
Os equipamentos eram todos muito antigos, ultrapassados, como o tomógrafo. No almoxarifado praticamente não havia insumos e a farmácia estava completamente desabastecida.
O HB cumpria sua função?
Não. Eram poucos pacientes internados e muitos leitos vazios, porque o Hospital de Base não oferecia as mínimas condições. O mobiliário, camas, pintura... havia infiltração na emergência. A UTI só tinha dois pacientes e muitos respiradores quebrados.
Como era feito o atendimento?
Parentes alugavam ventiladores pulmonares para manter os parentes vivos. Hoje estamos reequipando o Hospital. Recebemos da Secretaria Estadual de Saúde 12 respiradores que custaram R$ 552 mil e um gerador muito superior ao anterior, comprado por R$ 179 mil.
O Hospital precisa de outros equipamentos?
Precisa de tomógrafo, raio X, ultrassom, carros de anestesia e emergência e mesas cirúrgicas, pois o foco é que ele seja um hospital de referência em traumatoortopedia e neurocirurgia.
E os investimentos de curto prazo?
Junto com o presidente da Fasi, Paulo Bicalho, estamos recuperando o Pronto Socorro e, aos poucos, melhorando a qualidade no atendimento e de conforto para os profissionais.
Dizem que o salário dos médicos não está em dia. É verdade?
Desde janeiro estamos pagando o salário não só dos servidores, mas dos médicos em dia. O que não conseguimos foi pagar toda a dívida deixada pela gestão passada. Com os servidores já regularizamos. Assim que tiver dinheiro, quitaremos os médicos.
Como está o projeto de regionalização do Samu?
Já está em andamento no Ministério da Saúde. Devemos licitar a obra ainda neste mês e, possivelmente neste ano, inaugurar. Vamos ter um Samu maior, com novos veículos, mais unidades tipo UTI.
O que muda em Itabuna?
Ao contrário do que muitos dizem, de que tendo mais ambulâncias virão mais pacientes da região, não é verdade. Hoje esses pacientes já vem, só que em veículos inadequados, sem suporte de oxigênio, sem monitoramento nem acompanhamento. Às vezes o paciente chega sem vida ou muito ruim.
Então haverá mais possibilidade de salvar vidas?
Sem dúvida. Os pacientes vão chegar em melhor estado. Além disso, existe a possibilidade deste paciente ser atendido na própria cidade, sem vir para Itabuna. A previsão é de que a Central de Regulação Médica esteja em funcionamento a partir de outubro.
Com equipes completas?
Sim. O Samu terá mais viaturas de suporte avançado (USA), que contam com médicos, enfermeiros e condutor; e três de suporte básico (USB), com técnico em enfermagem e condutor. Além da sede em Itabuna, o serviço terá bases em Buerarema, Camacan e Ubaitaba, atendendo a 21 municípios.
A volta da gestão plena é certeza de melhoria na saúde?
A retomada do Comando Único de Saúde significará melhoria da gestão municipal como um todo, mais tranquila com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece que deve ser gasto no máximo 54% da receita com a folha. Com a plena, o teto de arrecadação será ampliado.
Quais as outras vantagens?
Toda a rede de assistência estará sob o comando do município. Vamos cuidar melhor não só da atenção básica, como da média e alta complexidade. O município poderá acompanhar mais de perto o paciente e o prestador de serviços.
Com a plena, haverá aumento de cotas?
Hoje as cotas para exames são definidas para Sesab. Elas realmente são insuficientes. Com a gestão plena de volta, vamos redefinir, com aumento de cotas de exames para as especialidades com maior necessidade.
E as UPAs 24 horas?
Os projetos estão em andamento para a construção de duas. Elas ficarão nos bairros Monte Cristo e Fonseca, que receberá a tipo 2, que é mais completa e suporta mais pacientes. Pelo menos uma UPA será inaugurada ainda neste ano e vai ajudar a desafogar o Hospital de Base.
E a Central de Regulação de Leitos?
A Central de Regulação vai disponibilizar médicos plantonistas, agentes de regulação, durante 24 horas, ligada à Central de Regulação do Estado. A busca de vagas será feita por esses profissionais.
Com está a dengue? Quando o índice de 27,1% de infestação vai cair?
Melhoramos muito o trabalho de campo, com a qualificação dos agentes e vinculação das equipes à rede de Atenção Básica. Colocamos o agente atuando próximo ao bairro onde mora. Eles trabalhavam em turnão de seis horas e hoje são oito horas, com intervalo.
Mas somente essas ações são suficientes?
Estamos também adquirindo equipamentos e melhoramos os salários. É um esforço grande e no próximo ano teremos resultado. O positiva neste ano foi a redução significativa dos casos de dengue. Tenho certeza que a nossa saúde entrará 2014 numa situação muito melhor.
“Os serviços vão melhorar com volta da gestão plena”

Médico regulador da Secretaria Estadual de Saúde, Araújo assumiu o caro de secretário do setor em Itabuna neste ano. Nesta entrevista exclusiva, Renan Araújo fala das vantagens da Plena e dos projetos em andamento.
Quando as unidades básicas de saúde serão entregues?
As três unidades (Conceição, São Roque e Novo São Caetano) estão sendo reformadas e serão entregues até junho.
Mas ainda existem unidades em péssima situação.
Sim. Já enviamos projetos para o Ministério da Saúde para construir seis, para substituir as que se encontram em situação precária e funcionam em imóveis alugados, além da reforma das que estão em prédios próprios.
Quais estão em pior situação?
As do João Soares, Maria Pinheiro, Nova Ferradas e Rua de Palha. Precisamos investir para acabar com essa história de que pobre merece um tipo de atendimento e rico, outro.
Itabuna tem uma cobertura muito baixa de equipes da família, 36,97%. Por que?
Temos um déficit de recursos humanos e de estrutura. Mas estamos adotando medidas como a contratação de pessoal e requalificação das unidades de saúde. Vamos ampliar não só da Saúde da Família, mas também a Saúde Bucal, só cobre hoje 18,54%.
O senhor esperava encontrar uma situação tão crítica?
Sabia que havia um subfinanciamento da saúde e muito descaso. O município teve 8 anos de administrações desastrosas. A perda da Plena comprometeu a capacidade, porém o mais grave foi o desvio de recursos da saúde.
Pode citar um exemplo?
O desvio de R$ 2,4 milhões, que eram para a reforma das unidades de saúde. Essa foi uma situação muito grave. Quando o dinheiro é curto, mal usado ou desviado, é o povo que fica prejudicado.
O ex-secretário Geraldo Magela alega que o dinheiro foi para pagar salários.
Como assim? Os salários estavam atrasados, o Hospital de Base tinha apenas R$ 19 mil na conta e muitas dívidas com fornecedores, funcionários e médicos. Como o dinheiro é curto, qualquer desvio compromete os serviços.
A situação do Hospital de Base era crítica?
Os equipamentos eram todos muito antigos, ultrapassados, como o tomógrafo. No almoxarifado praticamente não havia insumos e a farmácia estava completamente desabastecida.
O HB cumpria sua função?
Não. Eram poucos pacientes internados e muitos leitos vazios, porque o Hospital de Base não oferecia as mínimas condições. O mobiliário, camas, pintura... havia infiltração na emergência. A UTI só tinha dois pacientes e muitos respiradores quebrados.
Como era feito o atendimento?
Parentes alugavam ventiladores pulmonares para manter os parentes vivos. Hoje estamos reequipando o Hospital. Recebemos da Secretaria Estadual de Saúde 12 respiradores que custaram R$ 552 mil e um gerador muito superior ao anterior, comprado por R$ 179 mil.
O Hospital precisa de outros equipamentos?
Precisa de tomógrafo, raio X, ultrassom, carros de anestesia e emergência e mesas cirúrgicas, pois o foco é que ele seja um hospital de referência em traumatoortopedia e neurocirurgia.
E os investimentos de curto prazo?
Junto com o presidente da Fasi, Paulo Bicalho, estamos recuperando o Pronto Socorro e, aos poucos, melhorando a qualidade no atendimento e de conforto para os profissionais.
Dizem que o salário dos médicos não está em dia. É verdade?
Desde janeiro estamos pagando o salário não só dos servidores, mas dos médicos em dia. O que não conseguimos foi pagar toda a dívida deixada pela gestão passada. Com os servidores já regularizamos. Assim que tiver dinheiro, quitaremos os médicos.
Como está o projeto de regionalização do Samu?
Já está em andamento no Ministério da Saúde. Devemos licitar a obra ainda neste mês e, possivelmente neste ano, inaugurar. Vamos ter um Samu maior, com novos veículos, mais unidades tipo UTI.
O que muda em Itabuna?
Ao contrário do que muitos dizem, de que tendo mais ambulâncias virão mais pacientes da região, não é verdade. Hoje esses pacientes já vem, só que em veículos inadequados, sem suporte de oxigênio, sem monitoramento nem acompanhamento. Às vezes o paciente chega sem vida ou muito ruim.
Então haverá mais possibilidade de salvar vidas?
Sem dúvida. Os pacientes vão chegar em melhor estado. Além disso, existe a possibilidade deste paciente ser atendido na própria cidade, sem vir para Itabuna. A previsão é de que a Central de Regulação Médica esteja em funcionamento a partir de outubro.
Com equipes completas?
Sim. O Samu terá mais viaturas de suporte avançado (USA), que contam com médicos, enfermeiros e condutor; e três de suporte básico (USB), com técnico em enfermagem e condutor. Além da sede em Itabuna, o serviço terá bases em Buerarema, Camacan e Ubaitaba, atendendo a 21 municípios.
A volta da gestão plena é certeza de melhoria na saúde?
A retomada do Comando Único de Saúde significará melhoria da gestão municipal como um todo, mais tranquila com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece que deve ser gasto no máximo 54% da receita com a folha. Com a plena, o teto de arrecadação será ampliado.
Quais as outras vantagens?
Toda a rede de assistência estará sob o comando do município. Vamos cuidar melhor não só da atenção básica, como da média e alta complexidade. O município poderá acompanhar mais de perto o paciente e o prestador de serviços.
Com a plena, haverá aumento de cotas?
Hoje as cotas para exames são definidas para Sesab. Elas realmente são insuficientes. Com a gestão plena de volta, vamos redefinir, com aumento de cotas de exames para as especialidades com maior necessidade.
E as UPAs 24 horas?
Os projetos estão em andamento para a construção de duas. Elas ficarão nos bairros Monte Cristo e Fonseca, que receberá a tipo 2, que é mais completa e suporta mais pacientes. Pelo menos uma UPA será inaugurada ainda neste ano e vai ajudar a desafogar o Hospital de Base.
E a Central de Regulação de Leitos?
A Central de Regulação vai disponibilizar médicos plantonistas, agentes de regulação, durante 24 horas, ligada à Central de Regulação do Estado. A busca de vagas será feita por esses profissionais.
Com está a dengue? Quando o índice de 27,1% de infestação vai cair?
Melhoramos muito o trabalho de campo, com a qualificação dos agentes e vinculação das equipes à rede de Atenção Básica. Colocamos o agente atuando próximo ao bairro onde mora. Eles trabalhavam em turnão de seis horas e hoje são oito horas, com intervalo.
Mas somente essas ações são suficientes?
Estamos também adquirindo equipamentos e melhoramos os salários. É um esforço grande e no próximo ano teremos resultado. O positiva neste ano foi a redução significativa dos casos de dengue. Tenho certeza que a nossa saúde entrará 2014 numa situação muito melhor.
sábado, 18 de maio de 2013
DO A REGIÃO
Saúde de Itabuna terá mais R$ 90 milhões
Itabuna deve receber mais de R$ 90 milhões para investimentos na área de saúde. O montante será garantido com a volta da gestão plena a partir de junho, se não houver resistência do Conselho Municipal de Saúde.
A volta da plena já foi aprovada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite, em Salvador, e conta com o aval da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. Itabuna perdeu a plena há cerca de 5 anos por irregularidades.
Nesta sexta o secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, esteve em Itabuna para explicar como será o processo de retorno da gestão plena. Solla falou sobre as exigências e as metas que foram cumpridas pela prefeitura.
Já o secretário de Saúde de Itabuna, Renan Araújo, destacou que, com a volta da gestão plena, o município poderá distribuir melhor as cotas para procedimentos médicos e para a realização de exames.
Além disso, a entrada de mais dinheiro na conta do município vai gerar impacto positivo nas receitas, facilitando o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita o gasto com a folha em 54% da receita liquida.
sexta-feira, 17 de maio de 2013
DO DIÁRIO BAHIA
Saúde: Retorno da Plena só depende do Conselho Municipal
Representantes do Estado e do Município anunciam: Itabuna já pode retomar a Plena (Foto: Pedro Augusto)A volta do chamado Comando Único, com o município de Itabuna tendo gestão plena dos recursos vindos do Ministério da Saúde, agora dependerá apenas da posição do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Foi o que deixou claro o secretário estadual da pasta, Jorge Solla, durante entrevista coletiva concedida na tarde desta sexta-feira (17), no Hospital Calixto Midlej Filho.
Ao lado do prefeito Claudevane Leite e do secretário municipal de Saúde, Renan Araújo, Solla destacou que tanto o Ministério como o Governo Estadual, através de decisão unânime da Comissão Intergestora Bipartite, asseguram que o município tem todas as condições para retomar a Plena. Entretanto, se isso vai acontecer no dia 1º de junho ou em outra data, depende do posicionamento do referido conselho.
Lembrou, também, que foi o CMS que propôs a desabilitação de Itabuna para gestão dos recursos do setor, após esvaziamento, não pagamentos de fornecedores e uma série de irregularidades. "Não há pressão ao Conselho; o processo foi aberto e será encerrado por ele", disse, em resposta a uma pergunta sobre a participação da entidade na decisão de retorno da Plena.
Pagamento de dívidas
Caberá às secretarias municipal e estadual de Saúde, uma vez "batido o martelo" pelo CMS, reunir-se com os fornecedores para redefinir os contratos. Antes disso, deverão ser pagas as dívidas deixadas por gestões anteriores. Um dos débitos, alvo de ação na Justiça, é com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Segundo o provedor Eric Ettinger, presente à coletiva, quando o município perdeu a Plena, em 2008, não repassava o pagamento para a entidade há dois meses.
Jorge Solla, porém, não falou em valores que Itabuna passará a receber. "Prefiro não falar no montante agora, mas será maior do que o hoje recebido", adiantou. Renan Araújo, por sua vez, ressaltou que a retomada do Comando Único não é uma "panaceia" para resolver todos os problemas da Saúde, mas aumentará, sim, a capacidade de gestão. "O retorno da Plena é algo muito forte e se assemelha a uma grande obra do Governo Federal ou Estadual", comparou, informando que os efeitos financeiros poderão ser sentidos em julho, caso a retomada ocorra mesmo um mês antes.
Dobro de leitos na UTI
Segundo ele, os projetos em andamento terão sequência, a exemplo da reforma dos postos de saúde, regionalização do Samu, duplicação do número de leitos na UTI do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que hoje conta com dez. A unidade também será incorporada à rede de urgência e emergência do Ministério da Saúde. Já o Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia, fará parte da Rede Cegonha.
O prefeito Claudevane Leite frisou que a conquista do Comando Único "não foi mágica, mas sim muito trabalho". "Temos responsabilidade e compromisso com a Saúde, que é a principal prioridade da população. Itabuna hoje está sendo premiada", declarou.
Questionado sobre as estratégias dele, como prefeito, para coibir eventuais irregularidades e evitar que o município perda novamente o Comando Único, o prefeito respondeu que contará com as instâncias legais, como Controladoria e Procuradoria, além de a sociedade também poder exercer o papel fiscalizador.
A entrevista da tarde de hoje precedeu uma reunião preparatória para implantação de uma Central de Regulação de Leitos no município (Foto: Pedro Augusto)
Por Celina Santos

Ao lado do prefeito Claudevane Leite e do secretário municipal de Saúde, Renan Araújo, Solla destacou que tanto o Ministério como o Governo Estadual, através de decisão unânime da Comissão Intergestora Bipartite, asseguram que o município tem todas as condições para retomar a Plena. Entretanto, se isso vai acontecer no dia 1º de junho ou em outra data, depende do posicionamento do referido conselho.
Lembrou, também, que foi o CMS que propôs a desabilitação de Itabuna para gestão dos recursos do setor, após esvaziamento, não pagamentos de fornecedores e uma série de irregularidades. "Não há pressão ao Conselho; o processo foi aberto e será encerrado por ele", disse, em resposta a uma pergunta sobre a participação da entidade na decisão de retorno da Plena.
Pagamento de dívidas
Caberá às secretarias municipal e estadual de Saúde, uma vez "batido o martelo" pelo CMS, reunir-se com os fornecedores para redefinir os contratos. Antes disso, deverão ser pagas as dívidas deixadas por gestões anteriores. Um dos débitos, alvo de ação na Justiça, é com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Segundo o provedor Eric Ettinger, presente à coletiva, quando o município perdeu a Plena, em 2008, não repassava o pagamento para a entidade há dois meses.
Jorge Solla, porém, não falou em valores que Itabuna passará a receber. "Prefiro não falar no montante agora, mas será maior do que o hoje recebido", adiantou. Renan Araújo, por sua vez, ressaltou que a retomada do Comando Único não é uma "panaceia" para resolver todos os problemas da Saúde, mas aumentará, sim, a capacidade de gestão. "O retorno da Plena é algo muito forte e se assemelha a uma grande obra do Governo Federal ou Estadual", comparou, informando que os efeitos financeiros poderão ser sentidos em julho, caso a retomada ocorra mesmo um mês antes.
Dobro de leitos na UTI
Segundo ele, os projetos em andamento terão sequência, a exemplo da reforma dos postos de saúde, regionalização do Samu, duplicação do número de leitos na UTI do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que hoje conta com dez. A unidade também será incorporada à rede de urgência e emergência do Ministério da Saúde. Já o Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia, fará parte da Rede Cegonha.
O prefeito Claudevane Leite frisou que a conquista do Comando Único "não foi mágica, mas sim muito trabalho". "Temos responsabilidade e compromisso com a Saúde, que é a principal prioridade da população. Itabuna hoje está sendo premiada", declarou.
Questionado sobre as estratégias dele, como prefeito, para coibir eventuais irregularidades e evitar que o município perda novamente o Comando Único, o prefeito respondeu que contará com as instâncias legais, como Controladoria e Procuradoria, além de a sociedade também poder exercer o papel fiscalizador.

ITABUNA
O secretário
estadual de Saúde, Jorge Solla, anunciou que a retomada da gestão plena. Hoje no
auditório da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna passará pela análise e votação
do Conselho Municipal de Saúde de Itabuna.
Prefeito festeja a volta da gestão plena
Itabuna retoma nos próximos dias o controle da gestão dos recursos do Comando Único de Saúde. A volta da plena foi aprovada nesta quinta-feira, na reunião da Comissão Intergestores Bipartite, em Salvador.
Ficou definido que o município reassume o controle da gestão plena da saúde no próximo mês.
Para o secretário de Saúde de Itabuna, Renan Araújo, isso representa melhora significativa nos serviços públicos, principalmente de média e alta complexidade.
A estimativa de Renan Araújo é de que haverá aumento das cotas de exame em diversas especialidades e agilidade para a realização de alguns procedimentos médicos.
O secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, estará nesta sexta-feira em Itabuna para falar sobre o retorno da gestão plena. Ele e Renan concedem entrevista coletiva às 15 horas, no auditório da Santa Casa de Misericórdia.
Segundo o prefeito Claudevane Leite, a volta do comando único, perdido no final de 2008, vai significar o aumento da capacidade de financiamento da Saúde em Itabuna, ampliando a capacidade de atendimento à população.
ITABUNA: PREFEITO COMEMORA RETOMADA DO COMANDO ÚNICO NA SAÚDE

Um esforço da administração municipal iniciado desde o primeiro dia do governo, o comando único da gestão de saúde, mais conhecido como a Plena, vai retornar para o Município. A previsão é de que oficialmente Itabuna reassuma o direito de gerir a Plena a partir do 1º de junho.
A informação foi passada ao prefeito Claudevane Leite pelo secretário de saúde, Renan Araujo, que participou em Brasília, juntamente com o secretário estadual Jorge Solla, da reunião da Comissão Intergestores Bipartite.
Segundo Vane, a volta do comando único, perdido no final de 2008, vai significar o aumento da capacidade de financiamento da Saúde em Itabuna, ampliando a capacidade de atendimento à população, a melhoria nas unidades de saúde e no Hospital de Base. O prefeito faz questão de ressaltar o empenho do secretário Renan e o apoio fundamental de Jorge Solla.
“O retorno da Plena é uma luta que vimos travando há muito tempo. Era uma de nossas bandeiras na Câmara de Vereadores e agora eu me sinto muito feliz de poder dar essa notícia, que se tornou possível porque Renan foi incansável e o apoio e a confiança da Sesab, na pessoa do secretário Solla, acabou por tornar realidade uma espera de cinco anos”, ressaltou o prefeito de Itabuna.
quinta-feira, 16 de maio de 2013
ITABUNA ESTÁ COM O RETORNO DO COMANDO ÚNICO
DEMOROU DEMAIS
O retorno do comando
único da saúde para o município de Itabuna permitirá que a Prefeitura melhore
os serviços de saúde que atendem aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
quarta-feira, 15 de maio de 2013
SECRETARIA DE SAÚDE DE ITABUNA
RESULTADO SECRETARIA DA SAÚDE - EDITAL 002/2013
ADMINISTRADOR
CARLOS ALBERTO LIOTÉRIO DOS SANTOS
FABRINE CASTRO DÓREA SOUZA
AGENTE ADMINISTRATIVO
DÉBORA MÁRCIA LESSA DOS SANTOS
EDÍZIO RIBEIRO DE CARVALHO
FRANCISCO FARIAS DE SOUZA JÚNIOR
MARTA SILVA BRANDÃO SANTANA
SÔNIA MARIA SOUSA CARVALHO
ANTÔNIO CARLOS DIAS
VALDIRENE ROSA DOS SANTOS
ADVOGADO
WANDERLEY RODRIGUES PORTO FILHO
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
NILSON GOMES SANTANA
ASSISTENTE SOCIAL
LARISSA TOURINHO COELHO DOS SANTOS
ALANA ARAUJO D’ELREI
KÁTIA SINARA OLIVEIRA SOUZA GARCIA
MARIA DAS GRAÇAS DOS SANTOS SOUZA
MARTA REJANE SILVA SANTOS DE ALMEIDA
IVONE CARVALHO SOUZA
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
VICTOR THADEU ROCHA BATISTA SILVA
ADERLÂNDIA FERREIRA SANTOS
ADRIANA DANTAS BOMFIM
MARIA ÂNGELA NANO E SILVA
EUNIVE MISSAE WATANABE
SHEILA SILVA MARTINELLI
HEITOR DOS SANTOS SOUZA
KAILLA GONÇALVES SOUSA REBOUÇAS
LEONARDO FRANCISCO DOS SANTOS NETO
LUAN MENEZES DOS SANTOS
MARIA DA PAIXÃO DE JESUS
RAFAEL LIMA CRISPIM
RENATO POMPEU OLIVEIRA FILHO
RITA DE CÁSSIA ALVES DE SANTANA SILVA
SHIRLEY PEREIRA MAGNAVITA SANTOS
TACIANA FERREIRA DOS SANTOS
ADRIANA SANTOS DA SILVA
JANE KEILA FERREIRA DOS SANTOS
MARTA SALES OLIVEIRA DE SOUZA
MILENA SOUSA MORAIS
SANDRO MARTINS DOS SANTOS
VÍNICIUS COSTA SILVA
WESLLEY SANTANA SOUZA
WILLIAN SOUZA GUIMARÃES ROCHA E SILVA
ANA MARTA DOS SANTOS GAMA
ANARA AMANDA PEREIRA PASSOS
CÍCERO JOSÉ LEMOS DA SILVA
CLERI NASCIMENTO DE JESUS
DANYELA DOS SANTOS DIAS
DARCLEI LIMA VALVERDE
EILSON FERREIRA DOS SANTOS
GENTILIA OLIVEIRA MARCELINO
JOCIMARA FERREIRA MENEZES
JOELMA SOUZA SILVA
JOSÉ ANDERSON GARCIA DO NASCIMENTO
LEDA MARIA ARAUJO NASCIMENTO
LUCIANA MAGALHÃES DE MATOS
MÁRCIO SOUZA SANTOS
MIRIAM LOPES FRANCISCA
NILZA ADELINA DA PAIXÃO
RENEY SILVA BORGES
RITA DE CÁSSIA MOURA NOBRE
MARIA HELIA BORGES DE MENEZES
ALANA PEREIRA DO NASCIMENTO
ANNE SUZUKI LISBÔA ALMEIDA
ITAMARA FERREIRA SANTOS
LIVYA MARIA ALVES DE MACÊDO
MARIA DO CARMO SILVA RIBEIRO
TATIANA SILVEIRA ORRICO MARTINS
VIVIANE DA LAPA CARDIM
ANA CARLA ROCHA SANTANA
GILCÉLIA SANTOS MATOS
JOICE DA ROCHA LIMA DE SOUZA
JOSCENANDE COSTA GALVÃO
LORENA VASCONCELOS SOUZA
MAIANE RAMOS DOS SANTOS
MARCELO NOGUEIRA LOPES
NEIDE GOMES SANTANA DO AMPARO
RITA CONCEIÇÃO SOUZA BRANDÃO BARROS
SAYONARA LOBO DE JESUS
TATIANE FRANCISCO DOS SANTOS
DAMARIS MIRANDA NASCIMENTO
JÉSSICA SANTOS CHAGAS
LUCINÁRIA CAETANO DA SILVA
MÁRCIO EMÍLIO OLIVEIRA CRUZ
MARIA SÔNIA PEREIRA SANTOS SODRÉ
RAMAYANE BORGES DOS SANTOS
SAMILE ANJOS DOS SANTOS
SILVANIA SEBASTIANA BISPO FERREIRA
TATIANA GOMES DE OLIVEIRA
CLÁUDIA ARAÚJO CONCEIÇÃO DE SOUZA
CRISLENE SILVA SANTOS
DAIANE RIBEIRO DE ALMEIDA
DANIELE CARACAS BORGES
DANIELE CORREIA SOTERO
DANIELLE SOARES FREITAS
DEJANE SOUZA PEREIRA
ÉRIKA SIMÕES BARAÚNA
HELEN CAROLINE ANDRADE DOS SANTOS
JORGEANE SOUZA SANTOS
RAFAELLA CARVALHO SANTOS
ROSINALDO BERNARDO DE BRITO
ADSON SANTOS MUNIZ
ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA
ANA CAROLINE ALVES LIMA
CARLLA LOPES CRUZ
GILMAR JOSÉ CRUZ DA HORA JÚNIOR
RITA DE CÁSSIA PEREIRA SOUSA SOUZA
AISLAN DA SILVA CARDOSO
EVERSON SILVA SANTOS
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
DIONISE BARROS ALVES RIBEIRO
ELIANE SILVA SANTOS
JAMILLE TORRES REIS
MARIA DE FÁTIMA SILVA RIBEIRO
MARIA DO CARMO BORGES
MARIA IVANILDA PIO SANTOS
BIÓLOGO
LUCAS RIBEIRO DE CARVALHO
BIOMÉDICO
ALINE ZANOTELLI DE SOUZA
RAQUEL GOIS BASTOS
EDUCADOR FÍSICO
EDNOR MOMTEIRO DA CRUZ
ELIENE PEREIRA DE SOUZA
GREICE KELLY MIRANDA NEPOMUCENO
KARLA MARIA NASCIF ARAGÃO
MARCUS AURÉLIO JESUS SOUZA
NAYRA RUBIA DE SANDES ANDRADE
RUY DIAS DE FREITAS
UZIEL DE CERQUEIRA PINHEIRO
ENFERMEIRO ASSISTENCIAL
DENISE ALVES MIRANDA DE OLIVEIRA
ELEUSINA DE ALMEIDA FARIAS
ÉRICA CRISTINA MELHADO
MARIANA BONFIM SILVA
POLLINI DE BRITO OLIVEIRA
UILDES SANTANA DE SÁ E SILVA
ALANE FERREIRA SOUZA
SILAS CERQUEIRA MOREIRA
TÚLIO MESSIAS BADARÓ
ÉRICA COSME DOS SANTOS
ARNOL CALIXTO OLIVEIRA NETO
LAILA VASCOCELOS GALVÃO
LUCIANA DE ALMEIDA FONTES
TATIANE LAVINSCKY DA SILVA
DÉBORA SOUSA DE SANTANA
ENFERMEIRO PACS/PSF
ANDRESSA COSTA GOMES
DANIELA VIEIRA SANTOS
LARISSA ARAUJO BOTELHO
AYALLA CAMPOS RODRIGUES
LARISSE DEL POMO DE BRITO
RAMONA RODRIGUES CARVALHO
JAMILLE NOVAES FONTES
JULIANA MARTINS CERQUEIRA
KÊNIA SUELLEN ARAÚJO PRATA
SAMILLA DA SILVA SEARA
JENNYFER DE ALMEIDA MENEZES
JULIANA CRISTINA FONSECA MARINHO
KATIANA JOVITA BATISTA
MARCUS VINÍCIUS MOTA RAMOS
MARIA ÁUREA ANDRADE DE OLIVEIRA
PRICILA BONFIM MOREIRA
ANA CASTÁLIA RODRIGUES REHEM
ENFERMEIRO SOCORRISTA
WALESKA DIAS DE FIGUEIREDO CARVALHO
FARMACÊUTICO
MARIA CLARINDA DE ARAÚJO ALMEIDA
CARLA LOPES OLIVEIRA
FERNANDA LUIZA ANDRADE DE AZEVEDO
KARINE ALMEIDA XAVIER
KAYALA ROSÁRIO DOS SANTOS
FISCAL SANITÁRIO
RENATA SAMPAIO M. DE SANTANA
ALLANA CHRISTINE SANTANA FERREIRA
FONAUDIÓLOGO
CAMILA FORTUNA BARROS
PATRICIA CUNHA MENDES
MÉDICO CARDIOLOGISTA
INAIÁ AMORIM TEIXEIRA
MÉDICO CLÍNICO GERAL
JOSÉ CARLOS MASTIQUE DE CASTRO
ADILSON RIBEIRO DA SILVA
AMILTON GOMES DA SILVA
AUGUSTO JOSÉ OLIVEIRA FARO
ANGELA DE SANTA TEREZA DE ALMEIDA FARIAS
AFONSO GUILHERME NEIVA MALTA
MÉDICO GINECOLOGISTA
JACY REGO VIEIRA
GEDEON COSTA RODRIGUES
MARLENE SANTOS BORGES
MÉDICO HEMATOLOGISTA PEDIÁTRICO
TEREZA CRISTINA CARDOSO FONSECA
MÉDICO MASTOLOGISTA
LUCIANO DÓREA ALVES PEIXOTO
MÉDICO NEUROPEDIÁTRA
SABRINA CALMON DE OLIVEIRA
MÉDICO ONCOLOGISTA PEDIÁTRICO
FÁBIA IDALINA RODRIGUES NEVES
REGIANA QUINTO DE SOUZA PÓVOAS
MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA
CLÍCIA ADRIANA SANTANA MAIA
MÉDICO PEDIATRA
ZINA BARBOSA LIMA DE OLIVEIRA MACÊDO
IVONE MOREIRA DIAS DA SILVA
MÉDICO PNEUMOLOGISTA PEDIÁTRA
ALESSANDRA SANCHEZ CHAVES
MÉDICO PSF
FERNANDA VERENA DE SÁ RICCIO NOGUEIRA
LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
CLODOALDO AUGUSTO GOMES DE CARVALHO
MÉDICO PSIQUIÁTRA
LUIZ CEZAR MELO COSTA
MÉDICO SOCORRISTA
LUCIANO JOSÉ ALCÂNTARA SAMPAIO
MONTIVAL DE SOUZA LUCAS NETO
TATIANA AMBRÓSIO OLIVEIRA
EDINILSON PITA RAMOS JÚNIOR
MARIA CLÁUDIA VELOSO MIRANDA
WALBERT ALCOFORADO DA SILVEIRA
FREDERICO BUCAR MORAES JARDIM
MARCUS VINÍCIUS GONÇALVES PINTO
PEDRO BUCAR E MORAES JARDIM
SÔNIA MARIA LEAL
MÉDICO VETERINÁRIO
MANOEL MATTOS
NUTRICIONISTA
ÉRICA LIMA DOS SANTOS
FRANCIARA DOS REIS MADUREIRA
FRANCIMAR FERREIRA COSTA BEZERRA
DEYSE SOUZA DA SILVA
ECIONE ALVES MOREIRA
MONICA PEREIRA SANTOS
FÁBIO ANDRADE DOS SANTOS
DÉBORA SILVA OLIVEIRA
FRANCIELLE DE OLIVEIRA MARTINS PINHEIRO FARIAS
LILIAN ESTEVAM SANTOS
OFICINEIRO
AILTON DE OLIVEIRA SILVA
OPERADOR DE RÁDIO
RODRIGO SANTOS MIRANDA
ROSÂNGELA LINHARES FRANÇA
CAIO CÉSAR ALMEIDA CRUZ
TIAGO DOS SANTOS SANTANA
JACIARA SANTOS DO NASCIMENTO
PEDAGOGO
LUZIA MARIA SOUSA
JOELMA SANTOS MENEZES
PSICÓLOGO
TERESINHA ZÉLIA PINTO DE QUEIRÓZ
CAROLINA COSTA CARVALHO BIONDI
LEILANNE SANTANA SILVEIRA
DENIZE PIRES RIBAS
PSICOPEDAGOGIA
KALIANA DE ALMEIDA FONTES
DORCAS JAQUELINE MALTA GRECCO
TÉCNICO DE ENFERMAGEM
ANÍSIO DE SOUZA BITENCOURT FILHO
ISMAR PEREIRA MIDLEJ
GERTRUDES RABELO DE OLIVEIRA
ADALBERTO CARDOSO LIMA
ALINE SANTANA
ANDRÉIA ESTÉFFANY OLIVEIRA DE JESUS
CRISTIANE CONCEIÇÃO SILVA
DANIELA ROCHA SANTOS OLIVEIRA
ELIANE DE OLIVEIRA LUZ AQUINO
GILDÁSIO APOLINÁRIO DOS SANTOS
GRACE KELLY DOS REIS
JORGE SELMA DOS SANTOS
MARIA DE FÁTIMA COSTA VITORINO
SIMONE DOS SANTOS VIANA DE ABREU
SUZANA APARECIDA MAGALHÃES DA SILVA
THAISA SOUZA OLIVEIRA
VAGNER FERNANDES MACIEL
WALDINEY DE SOUZA BEZERRA ARAÚJO
ISABEL CRISTINA D’EL REI MIRANDA
JOHN CLÁUDIO CRISPIM DA SILVA
ANA CLÁUDIA DOS SANTOS FERREIRA
BÁRBARA POLLYANA TAVARES COSTA
FRANCIRLENE VIEIRA SANTOS
HILDELCI OLIVEIRA DOS SANTOS
HITIALLA FAUSTINO SANTOS
IVAN RODRIGUES DO NASCIMENTO
JULINARA ALVES DE DEUS LAVIGNE
KELE REJANE ALMEIDA NASCIMENTO
MARCELLE LUZ NUNES SOUZA
MÁRCIA CRISTINA OLIVEIRA DE ALMEIDA
RENATA MATOS PÓVORA
SANDRA SUMAIA MAGALHÃES DE ALMEIDA
SELMA MATOS DOS SANTOS
SILMARA MARIA DE JESUS BOMFIM
SOLANGE NUNES DE OLIVEIRA SANTOS
VERLÂNDIA LIMA SILVA
ANA PAULA BRANDÃO BARROS
APARECIDA NUNES GOMES
RAILDA RIBEIRO DA SILVA
ADRIANA FRANCISCA SANTOS DE MATOS
AERCIO FELIX OLIVEIRA DOS SANTOS
ANA GEÓRGIA DE OLIVEIRA SANTOS
ELAINE SILVA ALVES ANDRADE
FRANCINE DA SILVA ROSEIRA
IARA DA SILVA BARBOSA
LUCINEI OLIVEIRA DOS SANTOS
MARY VIANA PEREIRA DA SILVA
MÔNICA DE SOUZA LELIS MORAES
RONALDO VITAL PEREIRA
SHIRLEY SILVA DE MELO
THIARA DE JESUS MATOS
VANDA JAMBEIRO LEITE
VÂNIA DE CÁSSIA CRISPIM DA SILVA
ANA ELIZABETH TEIXEIRA ARAÚJO
ADSON LESSA SOARES
CAROLINE CARVALHO BARRETO FERREIRA
CRISPINA OTÁVIO DE FREITAS
FLAVIO MONTEIRO DOS SANTOS
JOMARA DE ANDRADE BARROS
LUCIANA FRANCISCA DE AZEVEDO
MARIA LÚCIA BATISTA DOS SANTOS
ELEUZA OLIVEIRA MENDES
ADRIANA BRITO DE JESUS
ADRIELE ALVES DOS SANTOS
ARLENE RODRIGUES DE JESUS
CAMILA NOGUEIRA SILVA
DAYSE KELLY ALVES MELO
DIANE GOMES DE ALMEIDA
EDILENE SOUZA BORGES
ERIC SANTOS BORGES
IZIELTE LIMA DE SOUZA
JÉSSICA PEREIRA SOUZA
JOÃO BATISTA AVELINO
LUDIMILA SANTOS ANDRADE
MANOELA DÓRIA PEREIRA DE OLIVEIRA
MARIA AUXILIADORA DOS SANTOS SILVA
MARIA DAS NEVES BATISTA DOS SANTOS
MARÍLIA ANDRADE DOS SANTOS
MURILO THIAGO PEREIRA DOS SANTOS
PAULO ROBERTO FERREIRA DE BRITO
SANDRA CORRÊA DA SILVA
TÂNIA CONCEIÇÃO SANTOS
VIRGINIA DE JESUS SANT’ANNA
ANA LAURA ALBINO DOS SANTOS
CRISTIANE SANTOS RIBEIRO ALVES
MARIA ERICA SANTANA NASCIMENTO
ROSEMARY MELQUIADES COSTA DA SILVA
VERIDIANA SANTOS DE CARVALHO
ALINE SILVA DOS SANTOS
CLAUDIANA SOUZA ROCHA FREIRE
LUCIMARA SILVA DE OLIVEIRA SOCORRO
ZÉLIA ALVES DE ALMEIDA
TÉCNICO DE INFORMÁTICA
JEFFERSON DOS SANTOS ARAÚJO
TÉCNICO EM LABORATÓRIO
LILIA ARAÚJO DOS SANTOS
GILDO MARQUES DA SILVA
GLEUDES MONTEIRO RODRIGUES
TERAPÊUTA OCUPACIONAL
ANA CLÁUDIA SANTANA ANIAS
SÔNIA VALQUÍRIA CÉU DE CARVALHO
TARM SAMU
AYLANA MARQUES DA SILVA SOUZA
JOSIANE VIEIRA DOS SANTOS
TATIANA PENAFORTE MAGALHÃES
JOCEANE SANTOS BORGES
RAFAELA GAMA MACHADO
CLÁUDIA VIRGÍNIA SILVA SANTOS CRUZ
segunda-feira, 13 de maio de 2013
"Ilhéus é a maior caloteira da região", afirma sindicalista

Em entrada ao vivo no programa Alerta Geral, comandado por Gil Gomes na Santa Cruz AM de Ilhéus, nesta segunda (13), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza da Região, Zé Carlos, afirmou que Ilhéus nunca respeitou as empresas de coleta de lixo, muito menos seus trabalhadores. Segundo Carlos, a Solar Ambiental, empresa responsável pela limpeza nas zonas norte e oeste da cidade, ainda tem a receber R$ 4 milhões da gestão passada e está há dois meses sem receber os pagamentos do atual governo. A paralisação do serviço de coleta desde a última quinta-feira (09) é baseada no contrato assinado entre o prefeito Jabes Ribeiro e a empresa, que prevê a suspensão dos trabalhos após 60 dias de atraso nos pagamentos. De acordo com o sindicalista, a empresa EWA, trazida de Salvador pelo prefeito, tem mantido a coleta na zona sul porque contraiu empréstimos para bancar a folha salarial e a compra de gasolina. No programa, Zé Carlos questionou a falta de informações do secretário de desenvolvimento urbano, Isaac Albagli, que recentemente criticou a paralisação. Segundo o sindicalista, Isaac não tem conhecimento sequer do que o prefeito assina. http://www.ilheus24h.com.br
sábado, 11 de maio de 2013
Visita do papa ao Brasil custará R$ 118 milhões para os cofres públicos, diz jornal

O papa Francisco virá ao Rio e Aparecida (SP) no próximo mês de junho, e isso custará R$ 118 milhões em gastos públicos, incluindo verba federal, estadual e municipal. A contabilidade foi feita pelo jornal "O Globo" e publicada em sua edição deste sábado (11).
Só o governo federal desembolsará R$ 62 milhões, sendo que R$ 30 milhões serão só para as ações de segurança ao redor do sumo pontífice. O efetivo será de 10.700 homens, com a maioria dele sendo das Forças Armadas. A Igreja vai colaborar com a contratação de 2.000 seguranças particulares.
A Prefeitura do Rio e o governo estadual gastarão R$ 28 milhões cada um de seus orçamentos para a vinda papal.
As autoridades justificam o gasto por conta da mobilização popular para o evento --a visita do papa faz parte da 26ª Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 23 a 28 de julho no Rio. A expectativa é que dois milhões de peregrinos se desloquem para a cidade.
Entre os gastos estão também as 4 milhões de hóstias que serão distribuídas durante os seis dias da Jornada. Elas serão fabricadas por seis fornecedores em todo o país.
Pastor Silas Malafaia organiza marcha contra o casamento gay em Brasília

O pastor Silas Malafaia organiza, com outros líderes evangélicos, uma grande manifestação em defesa “da família tradicional, da vida, da liberdade de expressão e religiosa”. O evento está programado para o dia 5 de junho, em Brasília, com parada estratégica em frente ao Congresso Nacional. Malafaia assegura que levará mais de 30.000 fieis ao protesto, para marcar posição contra o casamento gay, o aborto e o Projeto de Lei 122, que criminaliza a homofobia. Deputado pelo PSC e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marco Feliciano ocupará posição de destaque no evento. “Já que estão forçando a barra sobre o casamento gay, vamos a Brasília para dizer que estamos do outro lado. Não é um ato exclusivo para apoiar Marco Feliciano, mas para marcarmos nossa posição. Vamos dar a nossa resposta. Todas as lideranças evangélicas estarão presentes, assim como a bancada evangélica. Vai ter gente de todos os lados do Brasil”, avisa Malafaia, acrescentando que fiéis estão sendo convocados pelas redes sociais.
Antes da Jornada Mundial da Juventude, que levará o papa Francisco ao Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho, os evangélicos terão ainda outro grande evento público. Marcada para 25 de maio, a Marcha para Jesus espera reunir de 100.000 pessoas na Avenida Rio Branco, no centro do Rio. A caminhada, segundo Malafaia, também não tem o objetivo de ser um ato pró-Feliciano, mas as manifestações de apoio, incluindo cartazes e faixas, “estão liberadas”.
Assinar:
Postagens (Atom)