Total de visualizações de página

sábado, 19 de dezembro de 2009

ESTÁGIO DE VIVÊNCIA NO SUS

A Superintendência de Recursos Humanos (SUPERH) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) realizará em janeiro de 2010, oficinas de avaliações do Estágio de Vivência no SUS, com o propósito de estimular a articulação de gestores, trabalhadores e instituições formadoras (coordenadores, professores e estudantes), na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção, visando o desenvolvendo de estratégias para fortalecimento da Reorientação da Formação em Saúde.
Uma das estratégias na construção de maiores compromissos das universidades com o SUS, no contexto nacional tem sido a realização de Estágios de Vivências, em sistemas locais de saúde. Os estágios de vivências constituem importantes dispositivos que permitem ao estudante experimentar um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, entendido enquanto um principio educativo, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ética e politicamente com as necessidades de saúde da população.
O Estágio de Vivência no SUS deste último semestre tem a participação de 358 estudantes, de todos os cursos de graduação em saúde do estado, e conta com a parceria das Diretorias Regionais de Saúde (Dires), e o envolvimento de 24 municípios. As atividades de campo foram realizadas entre os últimos dias 6 e 17 e 12 a 20.
Estas oficinas terão como público alvos os estudantes, mediadores de aprendizagem, Dires, municípios e coordenadores do projeto, que analisarão o potencial de aprendizagem das atividades e darão continuidade às discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário