Total de visualizações de página

domingo, 19 de junho de 2016

ANTIPAPA

Felix V, antipapa (1440-1449).

Anti-papa da Igreja Católica nascido em 04 de dezembro de 1383, em Chambery e faleceu no dia 07 de janeiro de 1451 em Ripaille. Antipapa entre 1440 e 1449, durante os pontificados de Eugene IV e Nicolau V . Seu nome verdadeiro era Amadeo de Saboya, foi o primeiro duque de Sabóia e recebeu o apelido do Pacífico.
Amadeo foi o filho do Conde Amadeus VII de Sabóia , a quem sucedeu em 1391 à frente de estados família. Como chefe de uma das mais poderosas casas nobres da Europa, e por causa do interesse que a Casa de Sabóia tinha na França, Amadeo estava envolvido nas lutas que enfrentou os burgúndios e Armagnacs . Em 1416, ele convenceu o Imperador Sigismund , como pagamento por seus serviços, convirtiese o então County Ducado de Sabóia, tornando-se o primeiro Duque da Casa. Em 1422 o imperador concedeu-lhe o condado de Geneva.
Em 1434, após a morte de sua esposa Maria de Borgonha, Amadeo decidiu dar assuntos políticos e dedicar-se à vida contemplativa. Para fazer isso, ele deixou seu filho Louis na frente de seus estados e retirou-se para o mosteiro de Ripaille, que ele havia fundado. Lá, junto com cinco de seu senhor fundou a Ordem de St. Maurice e deu uma vida monástica sob uma regra elaborada por ele mesmo.
Em 23 de Julho, 1431, em a mando do Papa Martinho V , embora a sessão de abertura foi feito pelo papa Eugênio IV, uma vez que Martin V tinha morrido em 20 de Fevereiro; Ele havia sido convocado o conselho ecumênico nono da Igreja do Ocidente, na cidade suíça de Basileia. O Basileo conselho foi marcado por fortes tensões que ocorreram entre aqueles que frequentam o mesmo, apoiado pelo imperador Sigismund I e o Duque de Milão e papa Eugênio IV, que não era a favor da doutrina conciliar. A crescente tensão entre as duas facções, especialmente quando uma revolta em Roma tinha causado o Papa teve de fugir para Nápoles, entrou em erupção no verão de 1436 quando o papa ordenou a transferência do Conselho de Ferrara. A maioria dos membros do conselho, em seguida, se recusou obediência ao Papa e continuou sua reunião em Basileia, onde as posições foram radicalizados, para que em 25 de junho de 1439 declarou deposto Eugênio IV, este por sua vez reagiu excomungando e declarando como hereges todos reunidos em Basileia. O conflito atingiu o seu pico quando o conselho 30 de novembro nomeado Amedeo de Sabóia como o novo papa. Amadeo, que era secular, com relutância, depois de longas negociações, escritório, em 5 de fevereiro de 1440. Ele tomou o nome de Felix V, e foi solenemente consagrado e coroado pelo cardeal d'Allamand a 24 de julho de 1440. imediatamente, em 23 de março, Eugenius IV excomungou em um conselho realizado em Florença.
O Cisma ainda estava ferida muito fresco tão diferentes estados cristãos recusaram o seu apoio a Amadeo de Sabóia, que só poderia ter o apoio geral dos suíços e seus súditos Sabóia. Ele também tinha o apoio dos Duques da Áustria e Tirol, a palatal Conde, da Ordem Teutônica e algumas universidades ligados ao Conselho de Basileia.
Escolhendo um leigo como Amadeo, homem virtuoso do outro lado e profundas convicções religiosas, ele respondeu à necessidade para o conselho para obter algum apoio em sua oposição ao papado. Amadeo foi um dos principais nobres do seu tempo, senhor dos territórios rico e extenso abrangendo França e Itália, e da qual poderia ameaçar a posição do papado.
Apesar da difícil posição de Felix V, ele estava constantemente preocupado em proteger os interesses da Igreja, sempre tentando encontrar maneiras de acabar com o cisma. Felix V mostrou continuamente seu compromisso com os princípios do Concílio de Constança, que tinha terminado o Grande Cisma do Ocidente.
Desde 1442, Enea Silvio Piccolomini, depois Pio II , serviu como secretário anti - papa Felix V. Naquela época os primeiros confrontos entre Felix V eo Basileo conselho, devido a diferenças ocorreram sobre o poder e distribuição papal rendas. Em 1443, veio a ruptura definitiva entre o anti-papa e do Conselho, de modo que a partir dessa data, Felix V contado apenas com a renda da diocese de Genebra para a sua subsistência, desde que aceitou sua nomeação papal tinha definitivamente renunciou ao ducado de Sabóia. Felix V conseguiu manter a sua posição precária por seis anos, até que finalmente, em 1449, ele renunciou e se inclinou para legitimar o Papa Nicolau V.

Após sua renúncia, Amadeo foi nomeado cardeal e vigário-geral dos Estados da Casa de Sabóia, cargos que ocupou até sua morte em 07 de janeiro de 1451 no mosteiro de Ripaille. Felix V foi o último anti-papa na história da Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário