Total de visualizações de página

domingo, 22 de março de 2015

Brasil Sorridente completa 11 anos de implementação

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
Há onze anos era criado o programa Brasil Sorridente. Implementado para garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, o programa reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente o SUS emprega cerca de 30% dos dentistas do país. São 64.826 profissionais atuando na rede pública. Em 2002, este número era de 43.205, o que significa um aumento de 50%. As Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica estão em 90% (5.013) dos municípios beneficiando mais 81 milhões de brasileiros.
O dentista Sérgio da Mata participa do programa desde sua criação no Distrito Federal. Atualmente inserido em uma equipe da Saúde da Família, ele comemora os avanços. “O programa gerou uma série de avanços para o Brasil, principalmente na questão do acesso dos adultos aos serviços. A experiência do DF mostra isso. Antes a saúde bucal era mais direcionada para crianças em idade escolar e alguns locais para gestantes. Hoje, aumentou o acesso para os adultos e idosos. É um impacto muito grande que a política de saúde bucal trouxe para população”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário