Total de visualizações de página

sábado, 16 de novembro de 2013

DO JORNAL AREGIÃO


Gestão plena da Saúde volta após 5 anos 
e de 10 meses de muita perseverança e empenho da administração municipal. Itabuna volta a ter a gestão plena dos recursos da Saúde, que havia sido perdida há cinco anos quando o Conselho Municipal da Saúde apontou má gestão financeira e pediu a transferência para o Estado. 
plena

      A oficialização da retomada do comando único da Saúde foi feita pelo secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, e pelo prefeito Claudevane Leite na manhã de sexta-feira, no auditório do Sest/Senat, diante de profissionais da área e autoridades. 
      Na cerimônia, que deixou o auditório repleto de prestadores de serviço, gestores, servidores municipais e políticos de Itabuna e região, o prefeito Vane agradeceu ao Estado pelo “grande presente que Itabuna recebe” e convocou as equipes a fazer uma aliança. 
      “É um momento histórico para Itabuna. No entanto, é preciso lembrar que os recursos são os mesmos. A grande diferença é que Itabuna vai gerir de perto, fazendo fiscalização e auditorias, aqui mesmo”, explicou o prefeito. 
      Austeridade 
      Vane argumentou que, mesmo com a queda de receitas que atinge muitos municípios, Itabuna está caminhando com sucesso devido à austeridade e seriedade com que os poucos recursos foram geridos. 
      Durante o evento, o secretário Jorge Solla parabenizou o prefeito Vane pelos primeiros meses de gestão, com resultados positivos e pela persistência na busca pela gestão plena. “Estamos com toda confiança de que vamos conseguir trabalhar juntos”. 
      “A equipe da Sesab já está transferindo os contratos para o Município” disse o secretário, deixando claro que, apesar de o sistema de saúde ser amplo, os recursos financeiros são poucos. “Não há dinheiro para fazer tudo”. 
      A plena 
      A plena é a gestão dos serviços de Saúde de média e alta complexidade, que envolvem alta tecnologia e custo ou demandam profissionais especializados. Ela não interfere na Atenção Básica, isto é, nas atividades dos postos de saúde, somente em exames, internamentos, contratos e convênios. 
      Na cerimônia de oficialização do retorno da plena, o secretário da Saúde de Itabuna, Plínio Adry, reconheceu que hoje a cidade vence uma batalha, mas a guerra está somente começando. 
      “Estamos articulando a macrorregião, com cidades pactuadas com Itabuna, para que possamos atender com seriedade, co-participação e sendo referência no Estado,” afirmou Plínio. 
      O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josivaldo Gonçalves, analisou que o retorno da gestão plena é de grande importância e responsabilidade. “Quando retiramos a plena daqui realmente não havia condições de mantê-la. Mas nesse momento vimos à necessidade do seu retorno”. 
      O prefeito Claudevane Leite também entregou, na sexta, duas das quatro ambulâncias compradas com recursos próprios de R$ 220 mil. Elas serão usadas em Itamaracá, Ferradas Mutuns e Roça do Povo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário