Total de visualizações de página

domingo, 7 de abril de 2013

PREFEITURA DE ITABUNA

Fotos: Gabriel de Oliveira, Pedro Augusto e Wilson Oliveira. MONT/R2CPRESS.
Fotos: Gabriel de Oliveira, Pedro Augusto e Wilson Oliveira. MONT/R2CPRESS.
MUDANÇAS NA MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES
Programa Formando Constelações é incorporado ao Cidade de Paz
Vigilância Sanitária apreende 1.800 kg de produtos estragados
Volta da gestão plena da agora só depende do Ministério da Saúde
Prefeitura aguarda liberação de verba para cursos do Pronatec
Prefeitura e Pronatec abrem vagas para novo curso gratuito
Pessoas com deficiência podem se inscrever segunda-feira na seleção da Educação
SEC realizou II Encontro de Coordenadores Pedagógicos de Itabuna
Obras do Restaurante Popular seguem em ritmo acelerado
***
MUDANÇAS NA MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES
Visando minimizar a demanda na Central de Marcação, o que tem gerado desconforto e transtorno para a população, fica determinado;
- Que a partir do dia 08/04/2013 (segunda-feira), as solicitações de exames e procedimentos, exceto os de alta complexidade (Ressonância, tomografia, cintilografia, litotripsia e densitometria) e consultas com oftalmologistas, serão recolhidos nas unidades de saúde, para posterior autorização na Central, pelo digitador da unidade.
- Serão agendados na Central de Marcação apenas moradores do Centro e do Bairro Pontalzinho.
- As consultas para especialidades continuam sendo agendadas na Policlínica.
Informamos que trata-se de uma medida provisória, emergencial e que tão logo seja restabelecida a informatização e o acesso à internet nas unidades a autorização será descentralizada para toda a rede municipal, quando os usuários sairão já com os procedimentos autorizados.
Atenciosamente,
Rosângela Vieira Lessa Bezerra
Departamento de Regulação
Luciana da Silva Rodrigues Pinheiro
Diretoria de Atenção Básica
Programa Formando Constelações é incorporado ao Cidade de Paz
Um dos principais projetos educacionais de Itabuna, o Formando Constelações, agora também faz parte do Programa Cidade de Paz, da Prefeitura de Itabuna.. A missão do projeto Formando Constelações é educar motivando a paz, com práticas de valores humanos, educação integrada, didática e religiosa. O Formando Constelações, que operava em 62 escolas, agora, com a inclusão ao Programa Cidade de Paz passa a funcionar em 110 escolas da Rede Pública Municipal.
A ampliação foi formalizada hoje pela manhã em um encontro entre o prefeito Claudevane Leite, os dirigentes do projeto e os diretores e coordenadores das instituições participantes, no auditório da Faculdade Unime. A coordenadora geral do projeto, Erenita Cristina Araújo, disse que essa ampliação é a realização de um sonho que há tempos era alimentado por ela e agora veio a confirmação de que não sonhou sozinha.
“O prefeito sonhou junto com a gente. Foi um grande parceiro, sempre participou de reuniões e seminários do projeto” disse Erenita, reforçando que fazer parte do Cidade de Paz traz imensa gratidão e alegria. Segundo Erenita, o projeto traz a proposta do acolhimento e do amor em sala de aula, atentando para o que a coordenadora chama de “os apelos silenciosos” dos estudantes.
O prefeito Claudevane Leite disse que o objetivo do governo é formar uma geração de paz, investindo nas crianças e nos jovens e oferecendo educação de boa qualidade, cultura, lazer e esporte para dirimir a violência na cidade. “Peço engajamento dos professores para que o trabalho seja perseverante. O trabalho de vocês é de extrema importância para a formação de crianças e jovens” ressaltou Vane.
A secretária de Educação, Dinalva Melo, convocou as famílias a participar dessa concepção. “Desejamos a participação da família, que hoje se encontra desestruturada” disse, destacando a necessidade de apoio e solidariedade em função da crença nos educadores. Já o presidente da Fundação Itabunense de Cultura – FICC, Roberto José da Silva, coordenador técnico Grupo de Trabalho responsável pelo Cidade de Paz, alertou para a importância programa no combate a violência. “O Cidade de Paz vai concorrer com o tráfico e ganhar. Vamos seduzir nossos jovens e orientá-los para o bem” prometeu.
Vigilância Sanitária apreende 1.800 kg de produtos estragados
Fiscais da Vigilância Sanitária de Itabuna apreenderam na quinta-feira, 4, em três supermercados no centro da cidade, 1.800 quilos de carne bovina, frango, queijo, calabresa e peixe impróprios para o consumo humano. Em dois dos estabelecimentos foram encontrados 1.150 quilos de peixe miraguaia estragados.
No terceiro supermercado foram apreendidos 650 quilos de carne bovina, frango congelado, calabresa e queijo com prazo de validade vencido. Neste ano já foram retirados de circulação 2.700 quilos de produtos impróprios para o consumo, sendo que do final de janeiro a 18 de março foram apreendidos e incinerados 900 quilos de carne bovina.
As apreensões ocorreram durante a fiscalização de rotina realizada nas feiras livres dos bairros São Caetano e Califórnia, condomínio Centro Comercial e açougues. O diretor da Vigilância Sanitária do município Antônio Carlos Carvalho observou que, com a retirada dos produtos estragados de circulação, evitou-se que centenas de pessoas contraíssem doenças e até mesmo fossem hospitalizadas.
Carvalho disse que a fiscalização para combater a venda de produtos impróprios para o consumo vai prosseguir neste final de semana e alerta aos comerciantes para obedecerem à lei. “Não vamos permitir que seja colocada em risco a saúde das pessoas”, afirmou, acrescentando que a população pode colaborar com o trabalho da Vigilância Sanitária, denunciando as irregularidades encontradas nos estabelecimentos comerciais de Itabuna.
Volta da gestão plena da agora só depende do Ministério da Saúde
A volta do comando único, que garante a gestão plena da saúde pelo município foi o assunto tratado pelo secretário municipal de Saúde de Itabuna, Renan Araújo, esta semana em Brasília, em reunião conjunta com o diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC) do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, o secretário de Saúde da Bahia (Sesab), Jorge Solla, e o Superintendente de Regulação do Estado, Andres Alonso.
O secretário Renan Araújo fez um balanço das medidas que estão sendo adotadas para atender as exigências feitas pelo Ministério da Saúde para que Itabuna tenha de volta a gestão plena. Renan Araujo mostrou que a Secretaria de Saúde já cumpriu a maior parte do protocolo e segue preparando toda a rede com vistas à retomada do comando único.
Segundo o secretário, o Ministério da Saúde tomou conhecimento do incremento no financiamento do Estado nas ações de saúde, de 2008 até hoje, e comprometeu-se em realizar estudos e responsabilizar-se pela recomposição do teto financeiro do município, com a retomada do comando único por Itabuna.
Avanços
Durante o encontro, em Brasília, o secretário Jorge Solla lembrou que a perda da gestão plena deu-se, entre outros motivos, porque administrações anteriores deixaram de cumprir contratos com os prestadores de serviços, praticaram má gestão no Hospital de Base, ofereceram baixa cobertura de serviços e perderam a eficiência na rede de atenção básica.
Solla registrou ainda que a atual administração tem se empenhado em dar novos rumos à saúde de Itabuna e destacou a reestruturação da equipe da secretaria, a reforma e reabertura de unidades básicas e do Centro de Referência em Doenças de Anemia Falciforme de Itabuna (CEDORFI), a reforma do pronto socorro do Hospital de Base, a retomada da negociação com os prestadores de serviços e a parceria com a Sesab para a abertura da Central Regional de Regulação de Leitos.
Diálogo com vereadores
Os encaminhamentos feitos para garantir a volta da gestão plena na saúde e as ações que vêm sendo desenvolvidas em sua pasta foram temas debatidos com os vereadores pelo secretário Renan Araújo, nesta sexta-feira, durante sessão extraordinária da Câmara de Vereadores. Na oportunidade o secretário informou que dentro de poucos dias serão entregues à população seis unidades de saúde reformadas e com sua estrutura melhorada.
As unidades básicas que serão reabertas são: Dilson Cordier, no São Roque; Calixto Midlej Filho, no Nova Itabuna; Alberto Teixeira Barreto, no Califórnia; Lavínia Magalhães, no Conceição; Amália Lessa, no Novo São Caetano, e José Édites dos Santos, no São Caetano que foram reformadas.
Também será reinaugurado, reformado e ampliado, o Centro de Referência em Doenças de Anemia Falciforme de Itabuna (CEDORFI), que funcionará na rua Miguel Calmon, no centro. As unidades básicas de saúde foram reformadas com recursos do Ministério da Saúde e estão sendo reequipadas pela prefeitura.
Prefeitura aguarda liberação de verba para cursos do Pronatec
A Prefeitura de Itabuna preencheu todas as 1.450 vagas para os 19 cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Bahia (IFBA), núcleo de Ilhéus. A demora para inicio das aulas decorre do atraso na votação pelo Congresso Nacional do Orçamento Geral da União, já que a bolsa-auxílio no valor de R$ 100 para custeio de cada um dos participantes será repassada pelo Governo Federal.
A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social de Itabuna (SAS), Luciana Seara, afirmou que tão logo haja liberação dos recursos serão iniciadas as aulas que serão ministradas no Grupo Escolar Lúcia Oliveira, no turno noturno. Os cursos são destinados a pessoas a partir de 15 anos de idade, com escolaridade mínima exigida do ensino fundamental ou médio incompleto, e terá carga horária entre 180 e 240 horas.
Ao todo são 19 cursos com vários eixos tecnológicos, a exemplo de Gestão e Negócios, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Infraestrutura, Ambiente e Saúde, Informação e Comunicação, Desenvolvimento Educacional e Social e Produção Industrial. Dentre os cursos estão assistente de planejamento e controle de produção, agente de alimentação escolar, aplicador de revestimento cerâmico, auxiliar administrativo, condutor ambiental, desenhista de topografia, costureiro industrial do vestuário, fotografo, montador e reparador de computadores, etc. Ainda, cursos de inglês e espanhol básico.
Prefeitura e Pronatec abrem vagas para novo curso gratuito
Foram encerradas hoje na prefeitura as inscrições para o curso gratuito de encanador instalador predial, a ser desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Itabuna e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As matrículas continuam abertas no site do Pronatec até que as vagas sejam preenchidas, mas o interessado deve confirmar na sede do SENAI na avenida Ilhéus próximo ao Colégio Gama.
O curso vai oferecer 34 vagas, com carga horária de 240 horas e será iniciado no próximo dia 15, na sede do próprio SENAI. O encerramento está previsto para o dia 29 de julho. Os interessados devem ter o ensino médio completo, conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal e apresentar comprovantes de residência e de escolaridade, além de documentos de Identidade (RG) e CPF.
Pessoas com deficiência podem se inscrever segunda-feira na seleção da Educação
Começam na segunda-feira, 8, as inscrições para seleção pública simplificada temporária para a Secretaria da Educação de Itabuna destinada a pessoas com deficiência. As inscrições serão feitas no prédio da própria prefeitura das 8 às 14 horas. Hoje terminou o prazo de dois dias para candidatos portadores de deficiência para a seleção e contratação temporária para as secretarias da Assistência Social e Saúde. Até as 14 horas foram inscritos oito candidatos.
Adevaldo Sarmento dos Santos é dos concorrentes e se inscreveu para uma das vagas no Programa Acolher que assiste gestantes carentes de Itabuna. Deficiente visual, o candidato é especialista em massoterapia, com mais de 11 anos de experiência na área e também é graduando de um curso de Fisioterapia de uma das faculdades locais.
Além de se mostrar satisfeito com a abertura de vagas para selecionar e contratar pessoas com deficiência, Adevaldo dos Santos destacou a importância da massoterapia para uma melhor qualidade de vida, especialmente para as futuras mamães. “Tratamentos como drenagem linfática, por exemplo, podem ser bastante eficazes para o controle da pressão arterial e também para evitar a eclampsia, um mal que pode levar a gestante à morte, se não forem observados cuidados durante o pré-natal”, explicou o candidato.
SEC realizou II Encontro de Coordenadores Pedagógicos de Itabuna
Com o objetivo de promover o diálogo constante bem como ações que possam contribuir para a organização e desenvolvimento do trabalho do coordenador pedagógico e estimular o resgate de sua identidade profissional e funcional, a secretaria municipal da Educação promoveu o II Encontro de Coordenadores Pedagógicos da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna. O evento aconteceu no auditório do Campus II da Unime, na tarde de quinta-feira, 4.
Durante o evento foi apresentado o organograma do Departamento de Educação Básica (DEB) focando as Assessorias Técnicas e o contexto de trabalho de cada segmento. Os participantes receberam o Esquema I da SEC – Dados x Política e Propostas de Trabalho da SEC. Também foi discutido o trabalho do coordenador pedagógico, a partir do parecer da turma elaborado pelos professores no I Encontro, conforme orientação do DEB. Os coordenadores também foram orientados sobre a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Plano de Ação de Trabalho e Metas da escola para o ano letivo de 2013.
Ao cumprimentar os participantes, a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, enfatizou a perspectiva da SEC de promover à valorização do trabalho do coordenador pedagógico, cujo resultado esperado é a melhoria dos resultados alcançados pela escola nas questões de ensino-aprendizagem.
Já a diretora do Departamento de Educação Básica, Rosenaide Pereira Reis Ramos, ao tratar do Plano de Trabalho Equipe Gestora destacou os saberes, práticas e desafios do coordenador pedagógico. A SEDC também anunciou para o próximo dia 17 de abril o III Encontro com os Coordenadores Pedagógicos.
Obras do Restaurante Popular seguem em ritmo acelerado

Com a chegada nova máquina de polimento de piso de granito e outros materiais cerâmicos, as obras de reforma do Restaurante Popular de Itabuna, ganharam um ritmo mais acelerado. Com isto está mantida a previsão de reinauguração no próximo mês de maio.
Pelo menos 75% dos serviços da parte de instalação elétrica estão prontos, restando apenas a chegada de alguns materiais para sua finalização. O responsável pela obra Miguel dos Santos informou também que, além da troca de todas as telhas que se encontravam esburacadas, toda a estrutura da laje foi impermeabilizada para acabar com infiltrações e vazamentos que afetavam o funcionamento do estabelecimento.
Estão sendo instalados rodapés baleados para facilitar a limpeza geral do restaurante, além da substituição das luminárias. Os ventiladores da área de alimentação já foram todos instalados. Os operários estão lixando todo o piso e fazendo o revestimento integral das paredes com pedras cerâmicas.
Nos próximos dias serão colocados fios elétricos para saída de água quente das torneiras, objetivando uma higienização mais eficiente e evitando a formação de placas de gordura, o que ocasionava entupimentos, um dos principais problemas responsáveis pela interdição do restaurante que fornecia diariamente mais de mil refeições.
O Restaurante Popular foi fechado em dezembro de 2011 pela gestão anterior e a sua reabertura é considerada prioridade pelo prefeito Claudevane Leite, que inclusive autorizou estudos para a instalação de mais duas unidades para garantir a segurança alimentar da população. O secretário de Desenvolvimento Urbano – Sedur, Marcos Monteiro, reiterou os esforços que estão sendo feitos para a reabertura do estabelecimento no prazo estipulado.
_______________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Departamento de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário