Ubiratan Pedrosa não mais vai assumir a Secretaria da Saúde de Itabuna. Questões familiares levaram o médico a deixar a equipe. O PCdoB já fez outra indicação ao prefeito eleito. Mas o nome ainda não foi revelado. A saúde é considerada das pastas mais complicadas para o próximo governo em virtude do caos tanto na atenção básica como no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
Total de visualizações de página
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
AGENTE DE SAÚDE QUE PARTICIPAVA DE CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL, MORRER ATROPELADO.
Um atropelamento, acontecido na manhã desta terça-feira (25), matou o agente de saúde Francinaldo Alves Ramalho, de 34 anos, na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba. Segundo informações de testemunhas, o homem que participava de uma confraternização de Natal, tentou atravessar uma pista e acabou sendo atropelado por uma moto Bros de cor laranja.
O acidente ocorreu na Rua José Fagundes de Lira, no bairro Gato Preto. O agente de saúde foi socorrido para o Hospital Regional de Sousa, mas não resistiu a gravidade do acidente e veio a óbito.
O dono da moto, Diego de Farias Dias, 23 anos, prestou depoimento na Delegacia de Polícia de Sousa e afirmou ter emprestado a moto a um homem conhecido como ‘Chico de Claudiana’, que até o fechamento dessa matéria, encontra-se foragido.
Outro homem, identificado por Wagner, estava na moto no momento do acidente e sofreu escoriações.
O acidente ocorreu na Rua José Fagundes de Lira, no bairro Gato Preto. O agente de saúde foi socorrido para o Hospital Regional de Sousa, mas não resistiu a gravidade do acidente e veio a óbito.
O dono da moto, Diego de Farias Dias, 23 anos, prestou depoimento na Delegacia de Polícia de Sousa e afirmou ter emprestado a moto a um homem conhecido como ‘Chico de Claudiana’, que até o fechamento dessa matéria, encontra-se foragido.
Outro homem, identificado por Wagner, estava na moto no momento do acidente e sofreu escoriações.
FONTE: Portal Correio
terça-feira, 25 de dezembro de 2012
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
OS PAPAS FALHAM
ANO 870 – SURGIMENTO DO 1º PAPA.
Pedro não foi o 1º papa. Em 870, o bispo de Roma, conseguiu apoio de outros bispos e impôs seu domínio no concílio de Constantinopla e, no cânon 21, ficou decidido que o bispo de Roma iria dominar toda a igreja, tornando-se papa.
ANO 872 a 896 – CORRUPÇÃO DOS PAPAS.
Todos os papas deste período se envolveram em corrupção: João VIII, Marino I, Adriano III, Estevão V, Formoso, Bonifácio VI.
ANO 904 a 932 – USO DO ASSASSINATO PELOS PAPAS.
Neste período os papas usam o assassínio para eliminar seus rivais ao papado.
ANO 963 – ABUSO DOS PAPAS.
O papa João XII é deposto, acusado de assassínios, sacrilégio, venda de cargos de bispo e de ter feito do palácio sagrado do papa um bordel para onde levava mulheres para se prostituir.
ANO 993 – O PAPA JOÃO XV CANONIZA O 1º SANTO.
Deus é quem sabe quem é santo. O papa não tem poder para santificar ninguém.
ANO 1074 – O PAPA GREGÓRIO VII PROÍBE OS PADRES DE SE CASAREM.
Os que são casados são obrigados a deixarem suas esposas, muitos violentamente. A igreja fez isto para diminuir suas despesas e herdar os bens de herança dos padres quando eles morrem. Pedro e os apóstolos, no entanto, eram casados: “Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra deste que estava de cama...” (Mateus -8:14).
ANO 1184 – O PAPA LÚCIO III MANDA MATAR “HEREGES”.
Instituição da“SANTA INQUISIÇÃO”. Milhares de judeus, de pessoas não cristãs e de outros cristãos foram queimados na fogueira por não serem católicos. Também muitos padres e bispos, da própria religião católica, foram mortos por não concordarem com muitos ensinamentos do papa. Isto durou por cerca de 700 anos. Imagine quantas pessoas os papas mandaram matar!
ANO 1190 – O PAPA CLEMENTE III VENDE O PERDÃO DE PECADOS. Começa a venda de INDULGÊNCIAS. Para enriquecer o Vaticano e construir a Basílica de São Pedro em Roma, os papas começaram a vender um lugar no céu e o perdão de pecados. Inventaram o purgatório, dizendo que “ao som de cada moeda que cai neste cofre uma alma desprega do purgatório e voa para o paraíso!”
ANO 1215 – O PAPA INOCÊNCIO III CRIA A CONFISSÃO DE PECADOS.
No entanto, hoje, a maioria dos católicos não concorda com isto e não confessa com os padres. A Bíblia diz: “Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?” (Marcos -2:7).
ANO 1215 – O PAPA INOCÊNCIO III CRIA A TRANSUBSTANCIAÇÃO.
Também neste ano, com oposição de vários bispos e teólogos, passou-se a dizer que o vinho e o pão se transformam em corpo e sangue de Cristo. Porém sabemos que é só uma representação simbólica.
ANO 1229 – O PAPA GREGÓRIO IX PROÍBE A LEITURA DA BÍBLIA.
Os papas não queriam que o povo soubesse que a igreja estava cheia de erros e não estava seguindo os ensinamentos de Cristo.
ANO 1248 – O PAPA INOCÊNCIO IV INSTITUI A REZA DA “AVE MARIA”.
Não existe oração senão a Deus. Só Deus está em todos os lugares para ouvir a oração de todos.
ANO 1305-1314 – O PAPA CLEMENTE V ENRIQUECE O VATICANO.
O Vaticano se torna o estado mais rico da Europa com a cobrança de impostos, dízimos e indulgências. A população ficava mais pobre e a igreja mais rica.
ANO 1484-1492 – PROSTITUIÇÃO DOS PAPAS.
A corte papal e os cardeais caem na prostituição. O papa Inocêncio VIII faz festas dentro do Vaticano. ANO 1492-1503. Ponto alto das intrigas, da sede de poder e da prostituição sob o papado de Alexandre VI.
ANO 1546 – O PAPA PAULO III MUDOU A BÍBLIA.
No Concílio de Trento foram acrescentados 7 livros à Bíblia Católica que são: Tobias, Judite, I e II Macabeus, Baruc, Sabedoria e Eclesiástico. Não são inspirados por Deus.
ANO 1600 – O PAPA CLEMENTE VIII MANDA MATAR CIENTISTA.
Por dizer que a Terra gira em torno do sol, Giordano Bruno é queimado na fogueira a mando do papa.
ANO 1864 – O PAPA PIO IX É CONTRA O PROGRESSO.
Condena o socialismo, o comunismo, o progresso, o liberalismo e a civilização moderna.
ANO 2007 – O PAPA BENTO XVI AFIRMA QUE “O CATOLICISMO É A ÚNICA IGREJA VERDADEIRA”.
O papa não sabe o que é igreja. A igreja de Cristo não é uma instituição, mas é o conjunto de pessoas que se converteram a Cristo. Igreja são pessoas, não importa em qual denominação cristã elas estão se reunindo. Religião não salva ninguém. O papa também não salva. Quem salva é Jesus Cristo. Não é a freqüência a uma igreja, qualquer que seja ela, que torna uma pessoa cristã. Muitos crêem em Cristo, mas poucos têm Cristo e o seguem. A pessoa necessita se arrepender e ter a vida mudada por Cristo.
Por bento.bevilacqua@bol.com.br < bento.bevilacqua@bol.com.br >
AZEVEDO NÃO SABE MANDAR
Fernando: "Azevedo é humilde e leal, mas não sabe mandar"
O ex-prefeito Fernando Gomes, entrevistado por Hélio Fonseca, o Bocão, da rádio Nacional, disse que o prefeito Azevedo é "humilde e leal, mas não sabe mandar". E esse foi o seu erro crucial o que lhe custou a derrota nas últimas eelições. "Eu o alertei", disse Gomes, completando: "quem manda em casa é minha mulher, mas quem manda em minha mulher sou eu". Foi nessa mesma entrevista, reprisada na manhã desta sexta feira (21), que FG deixou uma dúvida sobre a venda da Difusora. Segundo ele, o grupo que negociou a emissora não cumpriu o acordado: quitar as dívidas trabalhistas com os atuais e ex funcionários. "Não vendi, entreguei a rádio para que todas as dívidas fossem quitadas", concluiu.
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
STF determina perda de mandatos de deputados condenados por mensalão
![]() |
Com o voto do ministro Celso de Mello, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta segunda-feira (17) que os 25 condenados no julgamento do mensalão perderam os direitos políticos e, por consequência, perderão o mandato parlamentar os três deputados federais condenados no processo: João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar da Costa Neto (PR-SP). A decisão em relação à perda dos direitos políticos foi unânime. No caso da perda de mandato, o resultado foi 5 a 4 – quatro ministros entenderam que, apesar da perda dos direitos políticos, caberia à Câmara deliberar sobre a cassação do mandato.
Os demais – que venceram a votação – entenderam que a decisão do Supremo é definitiva e não precisará passar por deliberação da Câmara. “Ficam suspensos os direitos políticos de todos os réus condenados, e por votação majoritária ficam os réus condenados impedidos do exercício do mandato parlamentar”, declarou o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, ao proclamar o resultado.( G1).
GERALDO DEFENDE AGILIDADE NA IMPLANTAÇÃO DA UFESBA
O deputado federal Geraldo Simões (PT/BA) participou ontem (14), no Centro Cultural Adonias Filho, da apresentação do projeto institucional da Universidade Federal do Sul da Bahia, que terá a sede do campus em Itabuna e campi em Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Ele considera a implantação da Ufesba, “uma das mais importantes conquistas nos 100 anos de história de Itabuna”.
Para Simões, caso o atual prefeito não faça a doação do terreno e o prefeito eleito não tenha condições de fazê-lo, “vamos reivindicar ao governador Jaques Wagner a liberação do terreno para que a nossa universidade seja implantada, já que o projeto da Ufesba foi aprovado pela presidenta Dilma Rousseff”.
“Trata-se de uma instituição de fundamental importância para a retomada do desenvolvimento do Sul da Bahia, com a implantação de cursos que vão atender as demandas regionais”, disse o deputado.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
AGENTES DE SAÚDE TEM 13º SALÁRIO ANTECIPADO.

No final da tarde desta
quinta-feira (13) o Prefeito de Campina Grande-PB, Veneziano Vital do
Rêgo anunciou a antecipação do pagamento do décimo terceiro salário dos
aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores
Municipais – Ipsem. De acordo com o Calendário Anual de Pagamento dos
Servidores, divulgado no início do ano, o pagamento deste pessoal estava
programado para a quinta-feira da próxima semana, dia 20/12.
Com a antecipação, de
acordo com Veneziano, os aposentados e pensionistas que recebem até R$
1.400,00 vão ter seus salários creditados nas contas já nesta
sexta-feira, dia 14/12, uma antecipação de aproximadamente uma semana. A
notícia foi divulgada no final da tarde pelo Coordenador de Comunicação
da Prefeitura de Campina Grande, Carlos Magno, em seu twitter.
Antes de anunciar a antecipação do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas, Veneziano já havia anunciado a antecipação também para os Agentes Comunitários de Saúde – ACSs, para os Agentes de Vigilância Ambiental – AVAs
e para os servidores efetivos da Secretaria de Educação, em todas as
suas categorias, incluindo professores, auxiliares, técnicos, dentre
outros.
Ainda na tarde desta
quinta-feira, o Prefeito ressaltou que as demais categorias estão com
previsão de pagamento do décimo terceiro salário para o próximo dia
20/12, como prevê o Calendário Anual de Pagamento dos Servidores. Porém,
ele não descartou novas antecipações para outras categorias de
servidores, na semana que vem.
Notebooks - Veneziano
aproveitou e conformou para esta sexta-feira, dia 14, a entrega de mais
500 notebooks a professores e técnicos educacionais da Rede Municipal
de Ensino de Campina Grande. A solenidade de entrega está marcada para
as 9h30 no Teatro Rosil Cavalcanti.
A entrega dos notebooks
faz parte do Programa de Qualificação em Informática para o Magistério,
instituído na gestão Veneziano graças a emenda parlamentar do Senador
Vital do Rêgo (PMDB-PB).
Fonte: PBJÁ

No final da tarde desta
quinta-feira (13) o Prefeito de Campina Grande-PB, Veneziano Vital do
Rêgo anunciou a antecipação do pagamento do décimo terceiro salário dos
aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores
Municipais – Ipsem. De acordo com o Calendário Anual de Pagamento dos
Servidores, divulgado no início do ano, o pagamento deste pessoal estava
programado para a quinta-feira da próxima semana, dia 20/12.
Com a antecipação, de
acordo com Veneziano, os aposentados e pensionistas que recebem até R$
1.400,00 vão ter seus salários creditados nas contas já nesta
sexta-feira, dia 14/12, uma antecipação de aproximadamente uma semana. A
notícia foi divulgada no final da tarde pelo Coordenador de Comunicação
da Prefeitura de Campina Grande, Carlos Magno, em seu twitter.
Antes de anunciar a antecipação do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas, Veneziano já havia anunciado a antecipação também para os Agentes Comunitários de Saúde – ACSs, para os Agentes de Vigilância Ambiental – AVAs
e para os servidores efetivos da Secretaria de Educação, em todas as
suas categorias, incluindo professores, auxiliares, técnicos, dentre
outros.
Ainda na tarde desta
quinta-feira, o Prefeito ressaltou que as demais categorias estão com
previsão de pagamento do décimo terceiro salário para o próximo dia
20/12, como prevê o Calendário Anual de Pagamento dos Servidores. Porém,
ele não descartou novas antecipações para outras categorias de
servidores, na semana que vem.
Notebooks - Veneziano
aproveitou e conformou para esta sexta-feira, dia 14, a entrega de mais
500 notebooks a professores e técnicos educacionais da Rede Municipal
de Ensino de Campina Grande. A solenidade de entrega está marcada para
as 9h30 no Teatro Rosil Cavalcanti.
A entrega dos notebooks
faz parte do Programa de Qualificação em Informática para o Magistério,
instituído na gestão Veneziano graças a emenda parlamentar do Senador
Vital do Rêgo (PMDB-PB).
Fonte: PBJÁ
VANE ANUNCIA CORTES DE ATÉ 52% NOS GASTOS PÚBLICOS DE ITABUNA
O prefeito Claudevane Moreira Leite, Vane, anunciou cortes de 52% nos gastos públicos para pagamento de cargos comissionados da Prefeitura de Itabuna, Hospital de Base, Fundação Marimbeta e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e de 62% na Emasa durante entrevista coletiva no auditório do Tarik Fontes Plaza Hotel, nesta sexta-feira, 14. Para ele, a situação do município “é a pior possível, pior do que imaginávamos”.
Vane disse que o atual prefeito tem colaborado com a equipe de transição por ser homem democrático e pessoa que tem responsabilidade. Mas, criticou o fato de em março, a atual gestão ter assinado contrato no valor de R$ 10,5 milhões com Banco Santander, com vigência até 2016. “Porque não o fizeram antes?”, questionou. O prefeito eleito falou à imprensa apenas de três graves problemas, tendo condenado o contrato de confissão de suposta dívida com a Torre, no valor de R$ 7 milhões, que o município começaria a pagar em janeiro, e ainda a assinatura de contrato com a empresa para a Zona Azul por dez anos..
“Todos sabem que Itabuna tem mais cargos de confiança que Feira de Santana, com população três vezes maior que a nossa. Parece-me que juntando Ilhéus e Vitória da Conquista, Itabuna ainda consegue superar em cargos comissionados. A Emasa paga mais cargos comissionados que a Coelba paga na Bahia toda. A situação da Prefeitura é realmente difícil. Sabemos que o governo federal fez boa política para o País de redução do IPI, mas as prefeituras estão sofrendo e vão sofrer mais. A situação é desafiadora, temos que tomar algumas medidas”, comentou Vane.
DENGUE
O prefeito eleito reafirmou que os cortes na Prefeitura, Hospital de Base, Fundação Marimbeta e Ficc representarão economia entre R$ 28 milhões e R$ 30 milhões ao longo de sua gestão. Vane também deixou claro que Itabuna não terá carnaval em 2013, já que a preocupação da gestão será com a questão da dengue, já que o município lidera os casos de infestação predial no País pelo trabalho mal feito, segundo disse. “Pouca coisa vamos poder fazer. O que faremos é preparar os hospitais para enfrentar a epidemia de dengue”, afirmou…
O prefeito eleito reafirmou que os cortes na Prefeitura, Hospital de Base, Fundação Marimbeta e Ficc representarão economia entre R$ 28 milhões e R$ 30 milhões ao longo de sua gestão. Vane também deixou claro que Itabuna não terá carnaval em 2013, já que a preocupação da gestão será com a questão da dengue, já que o município lidera os casos de infestação predial no País pelo trabalho mal feito, segundo disse. “Pouca coisa vamos poder fazer. O que faremos é preparar os hospitais para enfrentar a epidemia de dengue”, afirmou…
O prefeito Vane disse também que uma das primeiras ações será limpar a cidade e mantê-la limpa, iluminar e mantê-la iluminada. “Vamos fazer um mutirão no mês de janeiro, com a prefeitura liderando as ações, com o apoio da sociedade organizada e igrejas. Vamos estar em cada um dos bairros a cada semana. Com o apoio da comunidade pretendemos diminuir o risco da dengue, já que a cidade tem sido notícia no Brasil por ser o município com maior infestação predial”, disse.
Vane disse esperar que as medidas de contenção nas despesas surtam efeito, mas se precisar cortar mais, fará mais cortes.” Não vou ser prefeito para agradar ninguém, mas temos compromissos com a cidade e sua gente. Não quero gastar mais do que 50% com pessoal. Se tiver que cortar mais, vamos cortar. Que ninguém estranhe, porque foi a tônica da campanha quando falamos muito de austeridade na prefeitura. Todos os secretários sabem disso, quero agradecer o empenho de cada um e parabenizar o trabalho que estão fazendo na transmissão no levantamento de informações”, assinalou.
TRANSPARÊNCIA
“O governo será transparente este é nosso compromisso. Não estamos perseguindo ninguém, mas a partir do dia 2 vamos fazer auditoria em todos os órgãos da prefeitura, Fundação Marimbeta, Ficc e Emasa”, afirmou Vane. Para o prefeito, não há dúvida que de forma equilibrada, com seriedade e transparência, as pessoas sabendo das informações e atos e compreenderão as coisas e vão cooperar com a administração municipal.
“O governo será transparente este é nosso compromisso. Não estamos perseguindo ninguém, mas a partir do dia 2 vamos fazer auditoria em todos os órgãos da prefeitura, Fundação Marimbeta, Ficc e Emasa”, afirmou Vane. Para o prefeito, não há dúvida que de forma equilibrada, com seriedade e transparência, as pessoas sabendo das informações e atos e compreenderão as coisas e vão cooperar com a administração municipal.
Antes de responder as perguntas dos jornalistas, radialistas e blogueiros, Vane reafirmou que deseja uma Câmara de Vereadores independente. “Fui vereador independente, sempre com ética e respeito ao meu partido, que jamais me acusou de falta de ética ou de votar errado. Não vou me envolver na eleição da Presidência da Câmara. Espero que os nossos sete vereadores se unam a outros para fazer a Mesa.Mas, particularmente, não tenho candidato a presidente. Sou criticado com relação a isso, mas não quero a Câmara atrelada ao governo municipal. Quero poderes independentes, trabalhando em harmonia para o bem da cidade, com cordialidade, respeito, ética e transparência”, concluiu.
A entrevista coletiva foi aberta com saudação à mídia pela secretária de Governo, Cleide Sousa de Oliveira, que destacou o desejo do prefeito Vane de uma gestão pública aberta, transparente e democrática. “Estamos abertos a prestar quaisquer esclarecimentos à população através do trabalho dos senhores e senhoras. Sempre estaremos disponíveis para responder qualquer pergunta”, discursou. Também prestigiaram o evento os secretários indicados José Humberto Ramos Martins e Clodovil Soares e o presidente indicado a Ficc, Roberto José da Silva.
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITABUNA
Convocação/CMS
015/2012
DA: PRESIDÊNCIA
DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
PARA: CONSELHEIROS
E/OU SUPLENTES
A Presidência do Conselho
Municipal de Saúde – CMS, no uso de suas atribuições, e em conformidade com a
Lei 1.749/97, Art. 42 §1°, vem por meio deste, convocar os Conselheiros Titulares
e/ou Suplentes para participar da Reunião Extraordinária a ser realizada no dia
12/12/2012 (quarta-feira) às 17h30min,
na sala de reuniões da Unidade de Saúde José Magalhães Netto, para
discussão e deliberação da seguinte PAUTA:
- Apreciação
de Atas anteriores;
- Informes
da SMS;
- Informes
do CMS;
- Proposta
de alteração da Lei 1.749/97;
- Situação
do CERDOFI;
- Problemas
no acompanhamento nutricional do Bolsa Família;
- O que ocorrer;
Atenciosamente,
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITABUNA
Maria das Graças dos Santos Souza
Presidente
Vírus da Aids é usado para 'curar' leucemia de menina
Emma Whitehead, de 7 anos, com sua mãe Kari, em Philipsburg, Pensilvânia. Desesperada para salvar a menina, seus pais procuraram um tratamento experimental no Hospital Infantil da Filadélfia, que nunca tinha tinha sido feito em uma criança ou em qualquer pessoa com o tipo de leucemia Emma antes. O experimento, feito em abril, usou uma forma deficiente do vírus que causa a Aids para reprogramar geneticamente o sistema imunológico de Emma para matar as células cancerosas. Jeff Swensen/The New York Times
sábado, 8 de dezembro de 2012
SEMINÁRIO PLANEJA AÇÕES DE SAÚDE PARA O PRÓXIMO ANO

Sec. Saúde, Ubiratan Moreira, Maria das Graças Souza, vice-prefeito Wenceslau Junior, e sanitarista Humberto Barreto (Foto: Thiago Pereira)
O secretário indicado de Saúde, Ubiratan Moreira Pedrosa, disse hoje, 7, na abertura do Seminário PlanejaSUS Itabuna 2013 que os problemas do município no setor são grandes, graves e sérios e demandam enfoques variados para que se encontrem soluções para atender à sociedade. O evento realizado no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) reúne cerca de 100 participantes, a maioria profissionais voluntários do setor público.
O vice-prefeito eleito Wenceslau Augusto Junior, que representou o prefeito eleito Claudevane Moreira Leite, Vane, disse que, embora o caos na Saúde dê mídia, pela situação do Hospital de Base, é preciso reconhecer que a atenção básica não funciona. “Isto é muito pior, acaba gerando mais problemas para a média e alta complexidade. Daí o desejo da administração Vane de discutir soluções com a sociedade”, declarou, acrescentando que “acomodações políticas não pautarão o desejo de um quadro técnico de qualidade e ético, que tenha dedicação e não tenha o cargo público como bico”.
Segundo o secretário Ubiratan Moreira, sua expectativa está centrada na atenção à saúde da população com o comprometimento dos profissionais, instituições e empresas do setor. “Pelo tamanho do problema que temos, acredito que não teremos soluções sem a participação da sociedade. Não há fórmula melhor de encará-lo”, disse, destacando que a participação popular será um dos princípios da administração do prefeito Vane…
Com 34 anos de atuação em saúde pública, o médico disse que já passou por várias experiências. “Não há salvador da pátria e nem projetos mágicos para encontrar soluções para a saúde de Itabuna. Tudo há de ser construído em regime de emergência. Contando com a colaboração de todos e participação social ficará bem mais fácil vencer os graves desafios”, afirmou Ubiratan Moreira, assinalando que profissionais, usuários e prestadores de serviço são convidados a participar desse esforço.
O coordenador do evento, o sanitarista Humberto Barreto, afirmou que o Seminário Planeja SUS Itabuna 2013 representa um momento transformador na forma de se iniciar uma nova gestão pública no município. “No campo mais amplo da política, a eleição de Vane e Wenceslau traz a possibilidade de uma gestão democrática e participativa. O SUS nos ensina, na experiência de tantos lugares, que é preciso reconhecer que não se governa sozinho e que a solução não será apontada por apenas um ator, mas governar significa mobilizar, envolver e implicar pessoas na construção da mudança”, discursou.
Além de palestras, o evento contou com oficinas temáticas para diagnóstico das questões envolvendo atenção básica, média e alta complexidade, prestadores de serviço e participação dos profissionais de Saúde. “No fundo, cada um de nós tem um desejo imenso de resgate. Nestes dias em que convivemos, compartilhamos um sentimento que estava escondido. Desejamos ardentemente ver resgatado o orgulho de ser cidadão itabunense. Nossa cidade nunca esteve tão feia. Nossa saúde nunca esteve tão feia. Nossa vergonha é grande, mas será superada pela esperança que estamos construindo”, disse Humberto Barreto.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria das Graças, Santos Souza, parodiando o ex-presidente Lula, destacou que “nunca na história dessa cidade vivenciamos um momento como este, que é, no limiar de uma gestão, envolver servidores públicos e técnicos da Saúde para um diagnóstico do setor e construção de um projeto novo”. Para a dirigente, o envolvimento da sociedade é proposta válida e é isto que o Conselho sempre buscou, a partir de sua criação, construção do Sistema Único de Saúde e do movimento pela reforma sanitária.
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
AGENTE DE SAÚDE É CONDENADO POR LESÃO CORPORAL APÓS MATAR ENGENHEIRO.
O Tribunal do Júri condenou nesta quarta-feira (31) o agente comunitário em saúde, Antonio Maicon do Nascimento Galvão, a dois anos e onze meses de reclusão. A pena será cumprida em regime em aberto, pois o crime foi desqualificado de homicídio para lesão corporal grave. A Justiça já havia revogado a prisão do agente, que é estudante universitário. Ele matou a facadas o engenheiro da Eletrobrás, João Souza Filho, mas, de acordo com a sentença, houve negligencia médica no atendimento a vítima o que ocasionou a sua morte.

O crime aconteceu no dia 21 de janeiro do ano passado. Maria Karina Fernandes de Souza, 24 anos, namorada do servidor público, trabalhava com o engenheiro com quem mantinha um relacionamento amoroso, de acordo com o que consta no processo. Durante uma madrugada, a moça estava no apartamento de João Souza Filho quando o estudante, que já fazia campana nas proximidades, entrou no residencial.
Transtornado com a traição, o rapaz desferiu um golpe de faca nas nádegas da namorada e três perfurações contra o engenheiro. Depois de esperar 45 minutos pelo Samu e mais 30 para ser atendido no Pronto Socorro, João Souza morreu. Ele era de Itaiutaba-MG e trabalhava em Cruzeiro do Sul.

Antônio Maicon teve a pena atenuada porque estava sob violenta emoção. No pedido de defesa, impetrado pelo advogado Jairo Teles de Castro, concluiu-se que o réu era primário, com bons antecedentes, residência fixa, estudava e trabalhava e não ameaçava a ordem pública, requisitos que não justificavam tanto a manutenção da prisão preventiva como uma pena maior.

Karina admitiu que tinha um caso com o engenheiro e se sentia culpada pelo crime. Após a leitura do veredicto (4x3), o juiz da Primeira da Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul, José Wagner Freitas Pedrosa Alcântara, encerrou o julgamento.
FONTE: VOZ DO NORTE
Assinar:
Postagens (Atom)