Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Diário Bahia

Seleção para agentes de endemias é suspensa em Itabuna




    
Roberto Lima, presidente do Sindiacs, critica os critérios da seleção (Foto: Diário Bahia)Roberto Lima, presidente do Sindiacs, critica os critérios da seleção (Foto: Diário Bahia)
Por determinação da juíza Telma Souto, da 4ª Vara do Trabalho, está suspensa a seleção para contratação de 139 agentes de combate a endemias em Itabuna, cuja prova estava marcada para domingo (08).

A decisão judicial atende a ação impetrada pelo Sindiacs (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias). Para justificar o pedido, a entidade mencionou um termo de ajustamento de conduta (TAC), em que o município se comprometia a realizar concurso público para contratação de novos agentes.
Outro motivo de questionamento é a falta de uma prova de títulos entre os critérios da seleção. “Queríamos que, com a seleção, os atuais agentes não perdessem seus empregos. Nós defendemos a desprecarização do serviço, mas estamos vendo uma seleção com muitas exigências, cobrando assuntos que as pessoas não vão usar no trabalho”, reclamou Roberto Lima, presidente do Sindiacs.
Como punição em caso de descumprimento da referida determinação, tomada na quinta-feira (05), a magistrada estipulou multa de R$ 100 mil ao município e de R$ 50 mil ao Grupo Excellence, encarregado de aplicar as provas da seleção.
Vale lembrar que o baixo número de agentes de endemias é uma das principais queixas dos profissionais que atuam na área. Eles se dizem sobrecarregados e denunciam, ainda, o fato de algumas áreas ficarem até meses sem receber a visita dos agentes. Afinal, os que trabalham não são suficientes cobrir todo o território do município.
Como existem poucos trabalhadores, pode ocorrer sobrecarga do trabalho. Porque ele termina sua área e tem que cumprir outra, pra não haver complicações no avanço da dengue em Itabuna. O índice diminuiu bastante, mas ainda é muito alto”, disse Lima, dias atrás, em entrevista ao Diário Bahia.
A seleção pública que ocorreria domingo contava com cerca de seis mil candidatos inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário