Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de abril de 2014

SIMPI

PREFEITO ACATA CONTRAPROPOSTA DE PROFESSORES E FECHA ACORDO COM SINDICATO

Aconteceu na tarde de hoje, 28/04, no gabinete da Prefeitura Municipal de Itabuna mais uma rodada de negociação entre a Diretoria Executiva do SIMPI, sindicato do magistério, e o Governo Vane para discussão do reajuste salarial dos professores de níveis II e III. Na última assembleia realizada pela categoria, os professores deliberaram indicativo de greve perante a proposta de reajuste de 8,32% escalonado apresentada pelo Prefeito Claudevane Leite, pois conforme a classe, a segunda parcela de 2,41% deveria recair no mês de julho e não em setembro como havia proposto o Prefeito.

O SIMPI, junto com os Representantes da Base, em defesa dos interesses coletivos, conseguiu uma nova rodada de negociação com o Prefeito e com a Secretária da Educação, Dinalva Melo, para tentar negociar, a fim de atender os anseios dos professores e evitar prejuízos maiores aos alunos. “Nós começamos a nossa campanha pleiteando 12,5% de reajuste, entretanto, somos sensíveis às dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, por isso, entendemos que a linearidade não é o ideal, mas se apresenta como um reajuste viável”, afirma Norma Guimarães, Presidente do SIMPI que relembra outras conquistas da categoria para este ano, como: a extensão da Atividade Complementar a todos os profissionais em regência, solidificação do auxílio deslocamento e difícil acesso para 30% aos professores do campo, eleição direta para gestores escolares, reformulação do Plano de Cargos e Salários do Magistério Municipal e avaliação do Ciclo de Formação Humana da Escola Grapiúna, dentre outras.

Durante a audiência, merece destaque as colocações lúcidas da Secretária da Educação, Dinalva Melo, que durante a queda de braço entre Sindicato e Prefeito declarou que seria mais sensato do executivo acatar o pedido da categoria. “Estamos enfrentando dificuldades de diversas ordens, os recursos são menores que as despesas, mas já que estamos administrando o déficit, vale fazer um esforço para atender a requisição da classe”, afirma a Secretaria. Após as explanações da diretoria sindical e do apelo da secretária, o Prefeito cedeu e acatou a proposta, determinando que a Secretária da Administração, Mariana Alcântara, encaminhasse em caráter de urgência mensagem à câmara de vereadores para que os Professores já recebessem em abril 5,91% de reajuste e os 2,41% sejam implementados no mês de julho.

De acordo com os Professores Representantes da Base, que foram eleitos em assembleia para acompanhar as negociações, tudo aconteceu com a maior transparência e se sentiram satisfeitos com a postura do sindicato que agiu com ética e respeito para com a categoria em todos os momentos da negociação. 

Fonte: Simpi

Nenhum comentário:

Postar um comentário