Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de julho de 2010

Inaugurada Internação Domiciliar em Santo Antonio de Jesus

O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, o superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (Suregs), Andrés Alonso, e a diretora da Escola Estadual de Saúde Pública da Secretária da Saúde do Estado (Sesab), Verônica Vieira, participaram com os representantes da Organização Social (O.S.) que administra o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (HRSAJ), Instituto Fernando Filgueiras (IFF) e o magnífico reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, na manhã desta segunda-feira (26/7), no auditório do HRSAJ, de dois momentos de grande importância para a população desta região.

O primeiro momento foi a inauguração do programa de Internação Domiciliar (ID) no HRSAJ. Este serviço começou a funcionar no início do mês e já conta com a inscrição de sete pacientes e até o final de julho mais três pessoas devem ser incluídas. Atualmente, a ID conta com 14 serviços implantados, sendo seis em Salvador e Lauro de Freitas e mais oito no interior da Bahia. O serviço tem 26 equipes instaladas e no momento acompanha 170 pacientes. Em dois anos a ID já prestou atendimento a mais de 1500 pessoas.O serviço de internação domiciliar no HRSAJ será coordenado pela médica infectologista Lívia de Araújo.

A assinatura pelo magnífico reitor da UFRB, Paulo Gabriel, da portaria que institui um grupo de trabalho, composto por três docentes da universidade e dois representantes da Sesab, para a elaboração do projeto para a implantação do curso de medicina na UFRB, foi o segundo momento importante do encontro. O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, comemorou o ato e afirmou ser fundamental a abertura de novos cursos de medicina para atender a demanda, “precisamos formar mais profissionais para dar conta a expansão que estamos realizando na área da saúde no estado da Bahia. Somente em 2010 ultrapassamos a quantidade de médicos que eram formados há 40 anos. Isto é muito pouco para a nossa necessidade”.

O reitor Paulo Gabriel lembrou que este ato somente está sendo possível devido a entrada em funcionamento do HRSAJ. Ele estima que, se tudo correr dentro da normalidade, o curso de medicina receba a sua primeira turma no início de 2012. “Agora temos que mobilizar a população para que ela nos ajude a lutar por mais este ideal, pois nada está garantido”, convocou o reitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário