Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SAÚDE DE ITABUNA

Estreitar a relação entre a Secretaria de Saúde e os diretores e administradores das unidades de saúde de Itabuna, visando a melhoria e a eficiência do sistema de saúde na rede pública, além de criar novas alternativas que possam aperfeiçoar o atendimento à população. Estes foram alguns dos pontos discutidos num encontro no último sábado, entre o prefeito Capitão Nilton Azevedo e os secretários municipais de Saúde Geraldo Magela e de Administração Mauricio Athayde.
Magela ressaltou a importância do encontro realizado que, segundo ele, serve também para ouvir as dificuldades e sugestões que venham contribuir para a ampliação e a melhoria dos serviços de saúde prestados à população, com ações que atendam às demandas de curto, médio e longo prazos em Itabuna.
Ele lembra que o número de pacientes de outros municípios da região que procuram atendimento na rede pública do município é grande, o que faz com que o serviço fique sobrecarregado.
As áreas de oftalmologia e otorrino, segundo o secretario, tem sido as mais atingidas, porque a demanda é grande e hoje as cotas não são suficientes para atender a todos. A partir da conclusão de um levantamento de todas as dificuldades encontradas na rede que está sendo feito pela secretaria, Geraldo disse que será possível pleitear, junto ao Governo do Estado, o aumento das cotas que foram reduzidas drasticamente depois que o município perdeu a gestão plena da saúde.
Cartão Cidadão
O secretário informou que é pretensão do prefeito Azevedo implantar em Itabuna o cartão cidadão, para que a população itabunense possa ser identificada, o que possibilitará agilizar a implementação das políticas públicas de saúde para a população do município.
Magela reforça que as vagas para consultas ou qualquer outro procedimento médico pelo SUS são de Itabuna e devem ser usadas prioritariamente pelo itabunense. “Não há cotas suficientes para atender aos milhares de pessoas que todos os dias buscam o atendimento gratuito em nosso município. O serviço está sobrecarregado e faltam vagas para nossa comunidade”.
No encontro que contou também com a participação dos diretores da Policlínica, da Atenção Básica e da Central de Regulação, foi discutida a possibilidade de ampliação da Policlínica, e anunciada a contração de novos médicos para a rede básica. “Precisamos também aperfeiçoar o sistema de avaliação e controle; a população pode ajudar a melhorar o sistema, informando falhas para que sejam corrigidas e sugerindo alternativas que visem melhorar o serviço e o atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário