Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

SUL DA BAHIA

O que é Gás Natural?

O Gás Natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.
Inodoro, incolor e de queima mais limpa que os demais combustíveis, o Gás Natural é resultado da combinação de hidrocarbonetos gasosos, nas condições normais atmosféricas de pressão e temperatura, contendo, principalmente, metano e etano.

Gás Natural Associado

O Gás Natural associado é aquele que, em reservatórios, se encontra dissolvido em óleo ou se apresenta como uma “capa” de gás. Este tipo de gás, antes de ser distribuído, precisa ser separado do óleo.

Gás Natural Não-Associado

O Gás Natural não-associado é aquele que, em reservatórios, se encontra livre de óleo ou apresenta pequena quantidade deste componente. Este tipo de gás é de mais fácil comercialização, já que não é necessário um processo para separação de componentes.

Distribuição

Antes de ser distribuído por gasodutos, o Gás Natural passa por uma unidade de processamento, na qual são retiradas impurezas como água, outros gases e areia, além de componentes condensáveis e mais pesados, como gasolina natural e o gás liqüefeito do petróleo (GLP ou “gás de cozinha”).
As reservas de Gás Natural no Brasil são amplas e novas reservas estão sendo descobertas, o que garante o abastecimento em todo o território brasileiro por muito tempo.
COMPOSIÇÃO TÍPICA DO GÁS
Componente
(%) Volume
METANO
88,82
ETANO
8,41
PROPANO+
0,55
NITROGÊNIO
1,62
DIÓXIDO DE CARBONO
0,60
 
 
 
ALGUMAS PROPRIEDADES
DENSIDADE RELATIVA DO AR
0,62
PODER CALORÍFICO SUPERIOR (Kcal/m³)
9.400
PODER CALORÍFICO INFERIOR (Kcal/m³)
8.500

   
Obs.: essa composição pode variar a partir do reservatório onde o gás é encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário