Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de abril de 2014

PREFEITURA DE ITABUNA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA
Prefeitura Municipal Av. Princesa Isabel, 678 – Centro Administrativo Municipal Firmino Alves – São Caetano
 P O R T A R I A Nº 7.938, de 17 de abril de 2014
 EMENTA: Constitui Comissão Especial Executora de Seleção Simplificada para seleção e contratação por tempo
determinado de AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS neste Município e, dá outras providências.
O PREFEITO MUNICIPAL DE ITABUNA, no uso de suas atribuições legais, notadamente as previstas no art. 66, incisos VII e XII, da Lei Orgânica do Município de Itabuna – LOMI e;
CONSIDERANDO o alarmante percentual de infestação do Aedes Aegypti, inseto transmissor da DENGUE, apontado no último Levantamento de Índice Rápido Amostral – LIRA, realizado no âmbito do Município de Itabuna, que indica grave epidemia endêmica;
CONSIDERANDO a ingente necessidade de ampliação de equipe técnica especializada, objetivando com isso combater em nosso Município as endemias, em especial, a “DENGUE” de maneira eficaz;
CONSIDERANDO que a Lei Municipal nº 2.105, de 20 de novembro de 2008, bem como o Decreto Municipal nº 8.567, de 09 de abril de 2009, impõem a constituição de Comissão Especial, composta por diversos setores da Administração Pública Municipal, para a regular execução de processo seletivo simplificado;
RESOLVE:
Art. 1º - Constituir COMISSÃO ESPECIAL EXECUTORA DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA, para seleção e contratação por tempo determinado de AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS, para atuarem no âmbito da Administração Pública Municipal, através da Secretaria de Saúde.
Parágrafo único - A Comissão constituída no caput deste artigo ficará responsável pela execução do Processo Seletivo de que trata esta Portaria, compreendendo-se nessa competência todos os atos concernentes à sua realização, desde a elaboração do EDITAL, até a divulgação dos resultados e convocação dos candidatos classificados.
Art. 2º - A comissão constituída nos termos de que trata o artigo anterior será composta por servidores municipais, representantes de órgãos e setores da Administração Municipal, que ficam de logo designados:
I. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
 Itana Miranda dos Santos
 Renato Freitas de Araújo
II. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
 Heliedson Dias Chagas
III. DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
 José Cássio Oliveira Varjão
 Clenildo Silva Ramos
Esta edição encontra-se no site: www.itabuna.ba.io.org.br em servidor certificado ICP-BRASIL
Itabuna

CERTIFICAÇÃO DIGITAL: 3OYKYF3SRTKNWJA/N5RJAA

SIMPI

PREFEITO ACATA CONTRAPROPOSTA DE PROFESSORES E FECHA ACORDO COM SINDICATO

Aconteceu na tarde de hoje, 28/04, no gabinete da Prefeitura Municipal de Itabuna mais uma rodada de negociação entre a Diretoria Executiva do SIMPI, sindicato do magistério, e o Governo Vane para discussão do reajuste salarial dos professores de níveis II e III. Na última assembleia realizada pela categoria, os professores deliberaram indicativo de greve perante a proposta de reajuste de 8,32% escalonado apresentada pelo Prefeito Claudevane Leite, pois conforme a classe, a segunda parcela de 2,41% deveria recair no mês de julho e não em setembro como havia proposto o Prefeito.

O SIMPI, junto com os Representantes da Base, em defesa dos interesses coletivos, conseguiu uma nova rodada de negociação com o Prefeito e com a Secretária da Educação, Dinalva Melo, para tentar negociar, a fim de atender os anseios dos professores e evitar prejuízos maiores aos alunos. “Nós começamos a nossa campanha pleiteando 12,5% de reajuste, entretanto, somos sensíveis às dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, por isso, entendemos que a linearidade não é o ideal, mas se apresenta como um reajuste viável”, afirma Norma Guimarães, Presidente do SIMPI que relembra outras conquistas da categoria para este ano, como: a extensão da Atividade Complementar a todos os profissionais em regência, solidificação do auxílio deslocamento e difícil acesso para 30% aos professores do campo, eleição direta para gestores escolares, reformulação do Plano de Cargos e Salários do Magistério Municipal e avaliação do Ciclo de Formação Humana da Escola Grapiúna, dentre outras.

Durante a audiência, merece destaque as colocações lúcidas da Secretária da Educação, Dinalva Melo, que durante a queda de braço entre Sindicato e Prefeito declarou que seria mais sensato do executivo acatar o pedido da categoria. “Estamos enfrentando dificuldades de diversas ordens, os recursos são menores que as despesas, mas já que estamos administrando o déficit, vale fazer um esforço para atender a requisição da classe”, afirma a Secretaria. Após as explanações da diretoria sindical e do apelo da secretária, o Prefeito cedeu e acatou a proposta, determinando que a Secretária da Administração, Mariana Alcântara, encaminhasse em caráter de urgência mensagem à câmara de vereadores para que os Professores já recebessem em abril 5,91% de reajuste e os 2,41% sejam implementados no mês de julho.

De acordo com os Professores Representantes da Base, que foram eleitos em assembleia para acompanhar as negociações, tudo aconteceu com a maior transparência e se sentiram satisfeitos com a postura do sindicato que agiu com ética e respeito para com a categoria em todos os momentos da negociação. 

Fonte: Simpi

sábado, 26 de abril de 2014

PREFEITURA DE ITABUNA

INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE AGENTES DE ENDEMIAS COMEÇAM DIA 29 EM ITABUNA


Agente de endemias em atuação no Bairro Maria Pinheiro Foto Gabriel de Oliveira 2Agente de endemias em atuação no Bairro Maria Pinheiro
A partir do dia 29, a Prefeitura de Itabuna começa a receber inscrições para a seleção temporária de 100 agentes de endemias que vão reforçar as ações de controle de focos e combate à dengue e complementar o quadro atual composto por 117 agentes no município. As inscrições devem ser realizadas no site oficial da Prefeitura onde um link específico será disponibilizado até o dia 5 de maio.
Entre as exigências para os candidatos está idade igual ou superior a 18 anos, na data de admissão, e ter concluído o Ensino Fundamental até o último dia da inscrição. Para efetivar a inscrição é preciso preencher a Ficha no site, imprimir o boleto bancário com taxa no valor de R$ 25 e fazer o pagamento em qualquer agência bancária até a data do vencimento.

A seleção será realizada em três etapas, sendo a primeira por meio de prova objetiva; a segunda, um Teste de Aptidão Física – TAF; e a terceira a participação com conclusão e aproveitamento do Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada de 40 horas. Todas as etapas são de caráter eliminatório. Cinco por cento das vagas são destinadas a portadores de necessidades especiais.

Após a publicação do resultado o candidato assinará contrato de seis meses em Regime Especial de Direito Administrativo– REDA, que pode ser prorrogado por igual período.

A remuneração fixa do cargo é R$ 1.050,00, com acréscimo de adicional de insalubridade de 20%. A jornada de trabalho será de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira, podendo ser convocado aos finais de semana, respeitando sempre o limite de 40 horas semanais. O edital completo, sob nº 001/2014, com informações sobre o conteúdo programático e detalhes do processo seletivo está publicado no Diário Oficial do Município. O agente de endemias tem como atribuição a prevenção de doenças e a promoção da saúde com a realização de ações domiciliares e comunitárias, individuais e coletivas.

Mais agentes

De acordo com o coordenador de Combate a Endemias da Secretaria da Saúde, Renato Freitas, a quantidade de servidores que agora será contratada pela Prefeitura deve regularizar as visitas de campo, que passarão a acontecer a cada dois meses. Renato orienta a comunidade a ler atentamente o edital para eliminar toda e qualquer dúvida sobre o processo seletivo.

O coordenador explicou ainda que por recomendação do Ministério Público oito dos 14 agentes de endemias que estavam afastados já retornaram às atividades. Dos seis restantes, um está de férias e outros cinco estão resolvendo questões administrativas ou com o INSS e na sequência retornarão ao trabalho.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Vacinação contra gripe começa hoje e inclui maior número de crianças

Começa hoje (22) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Este ano, a imunização deve atingir mais crianças do que em anos anteriores, já que a faixa etária definida pelo Ministério da Saúde foi ampliada. Com a nova regra, crianças de seis meses a menos de cinco anos poderão ser vacinadas. No ano passado, apenas crianças com até dois anos podiam receber a vacina.
Representantes do governo acreditam que a ampliação dessa faixa etária vai beneficiar tanto as crianças quanto outros grupos vulneráveis, como menores de seis meses de idade que ainda são amamentados, idosos e pessoas com doenças crônicas.
A campanha continua até 9 de maio e a meta do governo é vacinar pelo menos 80% do público, que representa 49,6 milhões de crianças. A vacina também será disponibilizada para grupos considerados mais vulneráveis à gripe, como as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mães até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
O Ministério da Saúde ainda incluiu pessoas que têm doenças crônicas não transmissíveis ou que estão em condições clínicas especiais, mas não definiu uma meta a ser atingida nesses casos. Essas pessoas terão que apresentar prescrição médica no ato da vacinação.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o governo brasileiro se baseia em estudos que apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
De acordo com o ministério, serão distribuídos 53,5 milhões de doses da vacina, capazes de proteger pessoa de três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O material será distribuído para 65 mil postos de vacinação e 240 mil pessoas estarão envolvidas na imunização.
Para os locais de mais difícil acesso, o governo anunciou que vai disponibilizar 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. O tema deste ano será Vacinação contra a Gripe: Você Não Pode Faltar, e a campanha será veiculada na TV, no rádio, na mídia impressa e internet, com custo total de R$ 14 milhões.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

CONACS

CONVOCAÇÃO GERAL DOS ACS E ACE

 CONVOCAÇÃO GERAL DOS ACS E ACE

         CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, por intermédio de sua Diretora Presidente, vem por meio desta CONVOCAR, todos os ACS e ACE do País para participarem da “MOBILIZAÇÃO NACIONAL PELA APROVAÇÃO DO PISO SALARIAL DOS ACS E ACE”, que se realizará nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2014, na Esplanada dos Ministérios, Câmara de  Deputados, Brasília -DF a partir das 09:00 horas da manhã do dia 13/05, com concentração no Congresso Nacional. Na programação ainda deverá constar a apreciação da votação do PL 7495/06,  e Audiência Publica sobre a Regulamentação da EC 63, e Audiências  no Senado Federal a fim de discutir a aprovação do PL 7495/06 e outros temas de financiamento da saúde pública do País.
 Esclarecemos que esta mobilização é em caráter de urgência e está sendo promovida com o objetivo de obtermos uma posição dos Deputados e Senadores diante da regulamentação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE, já que depende exclusivamente dos parlamentares a regulamentação da EC 63/10.
 A presença e participação de todas as Federações filiadas à CONACS, Sindicatos da categoria, ACS e ACE e simpatizantes da causa que confiam e acreditam nesta entidade, será fundamental para a conquista dos nossos objetivos de aprovação do Piso Salarial Nacional.
 OBS: Em tempo, informamos que esta mobilização será organizada pela CONACS, e como medida de segurança dos participantes recomenda-se que todos que atenderem a esta CONVOCAÇÃO, compareçam uniformizados com as camisetas confeccionadas pela CONACS ou mesmo camisetas de uniforme de seus próprios municípios, evitando assim, mal entendidos com outros grupos que possam estar  fazendo mobilizações nos mesmos dias!
 Maiores informações serão disponibilizadas a qualquer momento via site www.conacs.com.br , podendo entrar em contato via telefone 062 9949-8365 / 8196-3838, 062 3505-1315 (13:00h às 17:00h), ou ainda por e-mail conacs2011@hotmail.com.  
 Sem mais para o momento e certa de contar com a presença e participação de todos, envio votos de amizade e apreço.

A União faz a força!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

SAÚDE MUNDO

NOVO VÍRUS DESCOBERTO NA CHINA, PODE LEVAR HUMANOS A MORTE

Pesquisadores chineses buscam vírus em caverna em Mojiang, na ChinaUma equipe de cientistas chineses pode ter descoberto um novo vírus capaz de infectar e levar humanos à morte. Três trabalhadores de uma mina de cobre no sudoeste chinês, mortos em 2012 por pneumonia, podem ter sido vítimas do vírus.
A hipótese foi levantada em um estudo quer será publicado pelo periódico Emerging Infectious Diseases e foi destaque do site da revista Science. Para chegar a ela, os pesquisadores analisaram amostras fecais de morcegos e ratos da mina.
O vírus descoberto foi batizado de Mojiang paramyxovirus (MojV), em referência à região em que foi encontrado.  Sua genética se parece com a de outros dois vírus, também mortais, já conhecidos.
Um deles é o Hendra vírus, responsável pela morte de cavalos, que foi identificado na Austrália há cerca de 20 anos. Desde então, quatro pessoas que tiveram contato com cavalos infectados morreram. O outro é o Nipah vírus, responsável pela morte de diversos indivíduos na Ásia.
No caso dessas duas espécies, o hospedeiro natural, que hospeda o vírus na natureza, parece ser o mesmo. É um morcego, que se alimenta principalmente de frutas, e é conhecido como raposa voadora.

Mas os testes feitos em morcegos para o novo vírus deram negativo. Para o MojV, ratos podem ser hospedeiros naturais. Três dos nove ratos estudados estavam infectados.
As vítimas da mina de cobre morreram antes dos cientistas iniciarem os estudos. Por isso, os pesquisadores não conseguiram estabelecer uma relação direta entre o vírus e a morte dos trabalhadores. 
Outros dois estudos foram feitos na própria China para identificar morcegos com o vírus. Nenhum obteve resultado positivo, o que pode indicar que o vírus até agora não se alastrou. Os pesquisadores acreditam que a relação entre o vírus e roedores deve ser estudada. 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Do Azulzinho Noticias

POSTOS DE SAÚDE SEM MEDICAMENTOS

Em uma passada pelo posto de saúde da Califórnia foi constado que está faltando 98% de medicamentos. E o Prefeito em suas falácias em meios de comunicação diz que está tudo bem na sua gestão. Gostaria que a equipe de comunicação da Prefeitura ao invés de mandar releases mentirosos falassem a verdade, mostrassem a população o que realmente está acontecendo. Os blogs mentirosos que já se venderam a essa desastrosa gestão deveriam publicar a verdade. Uns são retratistas e enche o blog de fotos, outros publicam releases mentirosos a preço de um cala a boca. O povo quer saber a verdade, mostrem a verdade, falem em seus meios de comunicação que eles não estão nem aí para nossa população.

Deputado! Deixa eu falar uma coisa baixinho em seu ouvido: o senhor que me passou uma tal de pesquisa, na qual o seu nome aparece entre os primeiros tome uma atitude, e faça alguma coisa pela sua cidade, já que o senhor tem pretensões de ser Prefeito daqui, lembre-se, que suas raízes são dessa cidade. FALTAM MEDICAMENTOS EM TODOS OS POSTOS DE SAÚDE DE ITABUNA. Me deixem viuuuuuuuuuuu!!!

domingo, 13 de abril de 2014

VIDA

A morte esqueceu de mim, diz indiano de 179 anos

Um sapateiro aposentado da Índia alega ter nascido em Janeiro de 1835, o que faz de Mahashta Mûrasi não só o ser humano mais velho do mundo, mas também o homem que mais anos viveu na História, de acordo com o Guinness World Records.As autoridades indianas divulgaram que o homem nasceu numa casa em Bangalore no dia 6 de Janeiro de 1835 e a partir de 1903 passou a viver em Varanasi onde trabalhou como sapateiro até 1957, quando se aposentou aos 122 anos. “Estou vivo há tanto tempo que os meus bisnetos já morreram há anos.De algum modo, a morte esqueceu-se de mim. E agora já não tenho esperança. Ao olhar para as estatísticas, ninguém morre com mais de 150 anos, muito menos com mais de 170. Neste ponto acho que sou imortal ou algo assim”, explicou Mûrasi. Segundo um jornal local, todos os documentos de identificação do homem confirmam a sua versão, mas até ao momento, nenhum exame médico confirmou a veracidade da sua alegação. O último profissional de saúde que Mûrasi visitou morreu em 1971, de modo que são escassas as informações sobre o seu histórico médico. (Conexão Verdade) 

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ministério da Saúde garante que vacina contra gripe é segura


Avaliação do Usuário
 Foto: Wavebreak Media Ltd/Veer/CorbisFoto: Wavebreak Media Ltd/Veer/CorbisA empresária Cidália Perfeito, de 65 anos, sabe que aCampanha Nacional de Vacinação Contra a Gripecomeça no próximo dia 22. Mas ela conta que ainda não decidiu se vai comparecer ao posto para receber a dose. "A gente tem uma família grande, as minhas irmãs já são todas mais de 60 anos e todas tomam a vacina, menos eu, mas eu por princípio e talvez receio mesmo", comenta a empresária. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, não há motivos para qualquer tipo de preocupação. Jarbas Barbosa garante que a vacina é segura e não provoca a gripe.

"A vacina de influenza não provoca a gripe. Isso também é uma lenda urbana que às vezes tem associada com a vacina. É impossível que ela produza gripe. Nós temos vários outros vírus que causam sintomas respiratórios. Então, às vezes a pessoa toma a vacina contra influenza está protegida contra gripe, mas dez dias depois entra em contato com vírus sincicial respiratório, ou mesmo a outra cepa da influenza e pode ter, mas nada relacionado com a vacina", afirma Jarbas.
O secretário de Vigilância em Saúde explicou também que apenas pessoas com alergia a ovo devem conversar com um médico para saber se podem tomar a vacina contra a gripe. "A grande maioria das reações adversas é leve, só pessoas que têm alergia severa a ovo, que é uma alergia relativamente rara, é muito pouco provável que a pessoa não saiba, já que ovo é muito disseminado. Pessoas que têm alergia a ovo devem conversar com o médico para ver se compensa usar a vacina ou não. Se ela tem dúvida, na unidade de saúde que ela vai, ela pode conversar com o profissional, relatar e ser bem orientada", destaca.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa em 22 de abril e vai até o dia 9 de maio. As doses vão estar disponíveis nos 65 mil postos de imunização do país. A meta do Ministério da Saúde é vacinar mais de 49 milhões de pessoas.