Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Xixi gera energia elétrica: 1 litro = 6 horas de luz, com novo gerador

Quatro adolescentes foram o destaque da Maker Faire Africa 2012.

Elas desenvolveram um sistema bastante alternativo para geração de eletricidade: movido a urina. Sim, o bom e velho xixi tem mais serventia do que se pensa. Cada litro de urina colocado na máquina proporciona seis horas de uso de energia elétrica. O gerador foi desenvolvido pelas adolescentes Duro-Aina Adebola (14), Akindele Abiola (14), Faleke Oluwatoyin (14) e Bello Eniola (15) e apresentado durante o evento que ocorreu no início do mês em Lagos, na Nigéria. Com baixos custos de produção e operação, o aparelho produz energia através da eletrólise da ureia, realizada no processo de filtragem da urina: depois de passar por uma célula eletrolítica, o líquido excretado é divido em moléculas de nitrogênio, hidrogênio e água. Quando esta etapa acaba, os elementos são filtrados novamente e absorvidos por um cilindro instalado no dispositivo, que empurra o hidrogênio para o interior de outro cilindro com líquido. Assim, a umidade é retirada e o composto gera eletricidade. O aparelho foi confeccionado pelas estudantes para um trabalho escolar e apresenta custos mínimos, utilizando apenas um filtro de água, um botijão de gás e o dispositivo gerador, feito a partir de células eletrolíticas.

Para Gerardine Botte, engenheira química da Universidade de Ohio, o sucesso da nova tecnologia ainda não é garantido. “É um projeto escolar, portanto, não levem muito a sério”, disse a especialista ao portal CNET.
Entretanto, o maior obstáculo para a implantação desta alternativa é o potencial explosivo do hidrogênio, que pode ser utilizado na fabricação de explosivos de alta destruição – caso elaborada, uma bomba a partir do material pode superar 50 vezes a força de uma bomba atômica – como as utilizadas em Hiroshima e Nagasaki.
Apesar de o projeto oferecer seus riscos e dúvidas, é inegável que as estudantes nigerianas desenvolveram uma maneira sustentável e inusitada de se produzir energia limpa. Com informações do CNET, CicloVivo e Mercado Ético.

Caminho para cura da depressão pode estar em analgésico: efeito em 40 minutos


"Indiscutivelmente a descoberta mais decisiva para o tratamento da depressão em meio século". Esta é a definição de um artigo recente da Revista Sciense sobre a utilização da cetamina contra a doença. A cetamina é um anestésico usado durante a guerra do vietnã e depois como alucinógeno na década de 90.  A droga também é usada como anestésico em pequenas cirurgias de seres humanos e também de animais.  Desde 2004, o psiquiatra americano Carlos Zarate, chefe do programa de terapias experimentais para transtornos de humor e ansiedade do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, já tratou pelo menos 120 pacientes com a cetamina. Os resultados vem sendo animadores e surpreendentes.  A cetamina, que é vendida na forma líquida e como antidepressivo, começa a fazer efeito cerca de quarenta minutos depois de sua aplicação. As primeiras reações aos remédios tradicionais demoram de três a quatro semanas.  Ao contrario dos outros remédios, que atuam como reguladores do comportamento, da emoção e do humor (serotonina, dopamina e noradrenalina), a cetamina regula as taxas cerebrais de glutamato, neurotransmissor que, em excesso, é tóxico, dificultando e interrompendo as conexões entre um neurônio e outro, as chamadas sinapses, essenciais para o bom funcionamento cerebral. No casos mais graves a droga pode impedir o suicídio.
Por Andréa Fassina

Vale lembrar que existe também nas sagradas escrituras bíblicas a fé em JESUS CRISTO "o enviado por DEUS"
Mas todo o modo de bem estar humano que seja dentro das leis, são bem vindas!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SINDICATO FAZ REUNIÃO COM OS ACS EM SERINHA-BA.


FOTOS: ERISAN OLIVEIRA

FOI REALIZADO HOJE NA SEDE DO SINDIMINA UMA REUNIÃO ORDINÁRIA COM OS AGENTES COMUNITÁRIO PARA TRATAR DE ASSUNTOS DE INTERESSES DA CATEGORIA. 

NO MOMENTO ESTAVA PRESENTES A PRESIDENTE DO SINDICATO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS, ALGUNS MEMBROS DA DIRETÓRIA E VÁRIOS AGENTES. 

JUNTOS COM CRIATIVIDADE, MOTIVAÇÃO E AÇÃO SEREMOS MAIS FORTES ! 










FONTE:  TEXTO: ERISAN OLIVEIRA

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Agentes de combate a endemias de Canindé de São Francisco conquistam insalubidade de 40%

Os agentes de combate as endemias de Canindé de São Francisco/Sergipe conquistaram através da Associação Canindeense dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias(ACACSACE), nesse mês o direito de receber 40% de insalubridade e os retroativos desde 2007.
O processo estava na justiça à três anos.

Parabéns ao  Adailton: Presidente da Associação Canindeense dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias(ACACSACE) e a todosos agentes por mais essa vitória!!!

Revoltado, médico posta foto de paciente deitada no chão em Natal (RN)

Macas com pacientes espalhados pelos corredores, mulheres em trabalho de parto fora dos leitos e, no último sábado (24), havia até uma mulher --que deveria estar recebendo os cuidados de um pós-parto-- deitada no chão. Esta é a realidade do Hospital Santa Catarina, localizado no bairro Potengi, zona norte de Natal. Assim como a Maternidade Escola Januário Cicco, o Hospital Santa Catarina tem absorvido a demanda de pacientes que procuram as maternidades e outras unidades de saúde do município, que estão sem atendimento em virtude da paralisação dos médicos cooperados da prefeitura. Cansado de ver nos últimos dias a situação dos pacientes, o médico anestesiologista Cripriano Júnior postou no Twitter, neste domingo (25), a foto de uma paciente deitada no chão do hospital. Segundo ele, tratava-se de uma mulher em pós-parto. “Eu não imaginei que a foto ganhasse tanta repercussão, mas ela mostra um pouco do que está ocorrendo aqui. Apesar da superlotação, não podemos deixar de atender estes pacientes que aqui chegam”, explicou.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/11/26/revoltado-medico-posta-foto-de-paciente-deitada-no-chao-de-hospital-em-natal.jhtm

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Vem aí o lançamento do Projeto Boca da Noite


Grande encontro reúne três artistas da música em Itabuna. Paulo Mourão,  Caê e Sérgio di Ramos. Dois baianos e um mineiro fazem a estreia do Projeto BOCA DA NOITE, coordenado pelo produtor Ari  Rodrigues, na sexta feira, 07 de dezembro, as 18.30 horas na Sala ZÉLIA LESSA, em Itabuna, Bahia. 
O projeto busca evidenciar trabalhos de qualidade que tragam novas reflexões e percepções sobre a vida. 
Esse é o nome espetáculo que os três artistas, distintos em sua forma de criação e percepção do mundo, trazem para o povo de Itabuna. CAÊ, já reverenciado pelo público baiano tem história. Sérgio di Ramos, da mesma forma, artista plástico reconhecido em nível internacional, mostra agora, pérolas de sua veia musical. Paulo Mourão, violeiro, que já andou meio mundo e cantou “pro mundo inteiro” se une aos dois para uma noite iluminada. 
Paulo Mourão, integrou o casting da KUARUP DISCOS, tem 04 cds lançados e passeia tanto pelas raízes quando pelo que define como “pseudo-clássico”. Ele explica: “O coração é terra sem limites. A música, que nos toca, nos leva muito longe”. 
CAÊ, tem a garra do criador. Vencedor de inúmeros festivais, sabe como chegar e tocar o coração do público. É um artista comprometido com o povo grapiúna. Seu trabalho chega a ser considerado épico. Mostra com beleza e poesia a cultura do cacau e sua gente. 
Sérgio di Ramos, que ganhou o mundo com seu estilo ímpar de artista plástico, mostra agora que letras e melodias também fazem parte de sua rica expressão. Com 03 cds lançados, é parceiro de Paulo Mourão em novo cd em fase de estúdio: SETE SEGREDOS. 
Pouco conhecida no sul da Bahia, veio para o Brasil com os portugueses, os padres jesuítas. Era utilizada para evangelizar “brutos e gentios”. Depois, ganhou vida própria. Tomou conta do Brasil e tem sua própria linguagem. Viola não é violão. Tem mistério e tem magia.

FORMATURA DOS AGENTES DE SAÚDE EM EMBU DAS ARTES-SP.




FOTO: DIVULGAÇÃO

A cerimônia de formatura de 40 agentes comunitários de saúde ocorreu no Centro Cultural Profª. Valdelice Medeiros Prass, na terça-feira (13/11), com homenagens e a entrega de certificados.

A formação desses profissionais, que aconteceu entre abril e outubro deste ano, foi realizada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Embu das Artes em parceria com o Ministério da Saúde e com o Centro de Formação Técnica (CEFOR) de Osasco.

Os temas abordados foram “processos saúde/doença, avaliação das necessidades de saúde, trabalho em equipe, cuidados ao realizar a visita domiciliar, habilidades de comunicação” etc. - total de 400 horas/aula.

A secretária adjunta de Saúde municipal, Maria das Graças de Souza, salientou sobre a relevância da função de levar orientação e convencimento à comunidade. “Precisamos usar o conhecimento para atos positivos e promoção da saúde”, discursou.

Já a coordenadora de planejamento, Flavia Carotta, lembrou que todos têm em mãos a oportunidade de transformar, fazer história e construir a felicidade do próximo.

O formandos foram cumprimentados e diplomados pela secretária adjunta de Saúde Maria das Graças de Souza, pela coordenadora de planejamento, dra. Flavia Carotta, pelo coordenador de atenção básica, Roberto Antonio Castro, pela representante do CEFOR - Osasco, Jaqueline Pascalli, e pelas professoras Heloise Lima Fernandes Agreli e Renata Cristina Ventura Mascarelli.

Fonte: http://www.embu.sp.gov.br/e-gov/noticia/index.php?ver=4957

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

TCM rejeita as contas do prefeito de Itabuna


O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (22/11), rejeitou as contas do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), relativas ao exercício de 2011, pela prática de diversas irregularidades ao longo da sua gestão, especialmente, a reincidência na extrapolação dos gastos com pessoal e não recolhimento de multas impostas contra ele e demais agentes municipais.

Ressalte-se que por nove anos consecutivos o Executivo teve as contas rejeitadas, sendo em 2003 e 2004 da responsabilidade de Geraldo Simões de Oliveira, de 2005 a 2008 na gestão de Fernando Gomes de Oliveira e de 2009 a 2011 sob administração de Capitão Azevedo.

O conselheiro José Alfredo Dias, relator do parecer, determinou a formulação de representação ao Ministério Público e imputou multas de R$ 10 mil, pelas falhas apontadas no relatório, e outra de R$ 66.874,04, correspondente a 30% dos subsídios anuais do gestor, em função de ter sido promovido a redução do percentual excedente com pessoal.

A receita arrecadada alcançou o valor total de R$ 251.433.272,59 e a despesa executada atingiu o montante de R$ 267.874.223,51, resultando em déficit orçamentário de R$ 16.440.950,92.

Pelo terceiro exercício consecutivo, o prefeito ultrapassou o limite máximo de 54% estabelecido para despesa total com pessoal, sendo que desta vez foram gastos 78,91% da receita corrente líquida de R$ 241.052.614,72.

O relatório técnico registrou ainda as seguintes impropriedades: contratação de servidores sem a realização de prévio concurso público, não apresentação de diversas notas fiscais eletrônicas, inobservância a regras da Lei de Licitações e diversos casos de divergência entre o valor informado no sistema SIGA e o apresentado em documento encaminhado pela Entidade.

NOVOS SECRETARIOS DE ITABUNA

PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO
Harrison Ferreira Leite é advogado, especialista em Processo Civil pela Universidade Estadual de Santa Cruz, especialista em Direito Tributário, Mestre em Direito pela JUSPODIUM, Mestre em Direito em Direito Público pela Unifran, Doutor em Direito Tributário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
_______________________
ASSUNTOS GOVERNAMENTAIS E COMUNICAÇÃO SOCIAL

Cleide Sousa de Oliveira é advogada, pós-graduada em Direito Público, especialista em licitação, contratos e convênios, pregoeira certificada, casada, três filhos.
_____________
__________PLANEJAMENTO E TECNOLOGIA


Wenceslau Júnior é advogado, professor da Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), vereador por dois mandatos, ex-coordenador da Defensoria Pública Municipal, primeiro suplente de deputado estadual pelo PCdoB, vice-prefeito eleito, casado, um filho.
_______________________


FAZENDA

Marcos Cerqueira é bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), mestrando em Governança e Cidadania, ex-funcionário do Banco do Brasil, empresário na área de Tecnologia da Informação, empresário da hotelaria em Ilhéus, 49 anos, casado, três filhos.


ADMINISTRAÇÃO

Mariana Alcântara é graduada em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), ex-administradora do Centro de Formação de Condutores Regional, sócia-administradora da Climetran, especialista em PMK Palográfico (testes de seleção e psicológico), casada.

DESENVOLVIMENTO URBANO

Marcos Monteiro é engenheiro civil e empresário do ramo de materiais de construção.

_______________________

EDUCAÇÃO

Dinalva Melo é professora, mestre em Educação, especialista em Gestão Universitária, graduada em Filosofia, ex-secretária de Educação de Ilhéus (1997-20040, professora da rede estadual de ensino e professora aposentada da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), pró-reitora da Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), assessora de Planejamento da Uesc, membro da comissão de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba).

SAÚDE

Ubiratan Pedrosa é médico sanitarista, ex-secretário de Saúde de Itabuna (1983-1988), sanitarista, secretário municipal de Saúde de Juazeiro (BA).


TRANSPORTE E TRÂNSITO

Clodovil Soares é delegado de Polícia Civil da Bahia, pós-graduado em Ciências Criminais, professor do curso de Direito da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), campus Itabuna, casado, uma filha.



ASSISTÊNCIA SOCIAL

José Carlos Trindade é advogado, professor, superintendente de Direito da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, um dos formuladores do Plano Viver sem Drogas, Diretor dos conjuntos Penais de Lauro de Freitas e Jequié.



ESPORTE E RECREAÇÃO

Evans Maxwel Silva é marinheiro de 1ª Classe da Marinha de Guerra do Brasil, telegrafista, arquivista, auxiliar administrativo, técnico em Informática e Enfermagem, desportista, fundador da Associação de Voleibol de Gongogi, filiado e presidente do diretório municipal do Partido Verde (PV).


AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Lanns Alves de Almeida Filho é formado Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), pós-graduando em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas, assessor executivo da diretoria da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), gestor de negócios do Programa Vida Melhor, 32 anos, casado, um filho.


INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO

José Humberto Martins é advogado e bacharel em Administração de Empresas, membro da Comissão Municipal do Partido Progressista, ex-funcionário e agente substituto do INSS e da Ceplac, onde chefiou o Setor de Treinamento e a Divisão de Recursos Humanos, ex-coordenador do programa Prefeitura Cidadão de Ilhéus, 63, casado, quatro filhos e seis netos.


FUNDAÇÃO ITABUNENSE DE CULTURA E CIDADANIA (FICC)

Roberto José da Silva é licenciado em Geografia, especialista em planejamento de cidades pela Uesc, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe.


 FUNDAÇÃO MARIMBETA

José Teles da Silva Júnior é bacharel em Economia, pós-graduado em Pedagogia Empresarial, diretor de Departamento de Diversificação Econômica e Renda da Prefeitura.

 EMASA

Ricardo Campos é engenheiro eletricista, engenheiro sênior da Coelba há 28 anos, ex-presidente da empresa no período 2003-2004.
_______________________